NTCO3 vale a pena após anúncio de possível venda da The Body Shop? Veremos!

Natura admitiu que seu Conselho de Administração está avaliando uma possível venda da rede de lojas The Body Shop. Entenda a reestruturação do grupo

Danielle Lopes 30/08/2023 12:37 2 min
NTCO3 vale a pena após anúncio de possível venda da The Body Shop? Veremos!

Quatro meses depois de ter anunciado a venda da Aesop, a Natura (NTCO3) anunciou que seu Conselho de Administração está avaliando uma possível venda da rede de lojas The Body Shop.

Reestruturação do grupo e de suas unidades

A Natura tem buscado “alternativas estratégicas” para melhorar seus resultados por meio da redução de complexidades operacionais e foco nos negócios principais.

No curto prazo, eles fizeram a venda da Aesop — o melhor ativo do grupo — que, na época, representava cerca de 7% da receita líquida e 16% do Ebitda, para iniciar o processo de desalavancagem.

Para nós, estava bem claro que a transação não seria suficiente para desalavancar completamente o balanço patrimonial, uma vez que a Natura &Co tem dívida líquida de US$ 2,5 bilhões, segundo dados da Bloomberg.

Considerando o cenário ainda desafiador e margens apertadas, vemos que isso justifica a continuidade do processo de desinvestimento, com uma possível venda da marca The Body Shop.

A importância da The Body Shop

Com os resultados do 2T23, é possível ver que a operação da The Body Shop representa cerca de 10% da receita líquida da Natura, mas apenas 6% do Ebitda ajustado, o que comprova margens menores comparado a Aesop.

NTCO3 vale a pena?

A Natura segue com seu processo de ajuste patrimonial, com foco na geração de caixa para que quando o mercado sazonal ocorra, não existam tantos contratempos como vemos atualmente.

Além disso, a companhia iniciou sua expansão no Peru e na Colômbia (a chamada Onda 2), com foco no crescimento de suas marcas por meio de consultoras de beleza.

Atualmente, as ações da Natura negociam a 25x lucros e 15x Ebitda, o que vemos como caro considerando o grande desafio de ajuste de balanço, adaptação do cenário atual frente à maior competição e cenário do Brasil em vias de estabilidade/crise.

Dessa forma, optamos por ficar de fora das ações de Natura no momento.

Entendemos que os desafios da companhia são bastante claros, mas há uma dificuldade muito grande em alcançá-los tão rapidamente.

Adicionalmente, não achamos barato NTCO3 nos múltiplos atuais por se tratar de uma reestruturação ainda no início.


Compartilhar