Opinião de Nassim Taleb sobre juros e criptos em 2023

Conheça quem é Nassim Taleb e veja as opiniões controversas do especialista sobre assuntos como juros negativos e criptomoedas.

Nord Research 01/05/2023 21:49 7 min Atualizado em: 03/05/2023 13:17
Opinião de Nassim Taleb sobre juros e criptos em 2023

Nassim Taleb é um economista, pensador, filósofo e matemático muito influente da atualidade no campo da filosofia prática, finanças e análise de riscos. Autor de livros como “A Lógica do Cisne Negro”, é conhecido por suas ideias inovadoras e, muitas vezes controversas, a respeito da economia e da teoria financeira.

Entenda no artigo abaixo mais detalhes sobre a vida de Nassim Taleb, suas contribuições para o mercado financeiro, além de suas opiniões sobre assuntos como juros negativos e investimentos em criptomoedas. Vamos lá?

Sumário

Quem é Nassim Taleb?

Nassim Taleb é um autor, matemático e ex-operador financeiro libanês-americano. Nascido em Amioun, no Líbano, se graduou em Economia pela Universidade de Paris, onde mais tarde também obteve o título de PhD.

Ele é conhecido por seus livros que abordam a mistura e a aleatoriedade no mundo dos negócios e da vida, como:

  • A Lógica do Cisne Negro;
  • Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos;
  • Arriscando a própria pele: assimetrias ocultas no cotidiano

Ele é conhecido por sua crítica às finanças modernas e sua teoria do “antifrágil”, na qual defende que alguns sistemas e organizações prosperaram com o caos, em vez de serem destruídos por eles. Além disso, também usa uma abordagem “multidisciplinar, mas objetiva” para erros de modelagem e o papel de alto impacto de eventos raros.

Também é considerado um pensador influente no campo da epistemologia, teoria do risco e gestão de riscos, e suas ideias têm sido aplicadas em muitas áreas, incluindo finanças, política, medicina e tecnologia.

Nassim Taleb também contribui para o desenvolvimento de políticas baseadas em risco, aconselhando instituições como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o primeiro-ministro do Reino Unido sobre a importância de se considerar os riscos extremos e eventos imprevisíveis na tomada de decisões.

Seus livros já venderam mais de 3,5 milhões de cópias e estão traduzidos para 32 idiomas. Em 2011, ele foi nomeado uma das cinquenta pessoas mais influentes do mundo pela Bloomberg.

Principais contribuições do economista?

Nassim Taleb é um dos nomes mais influentes do mercado financeiro. Algumas de suas principais contribuições incluem:

  • Teoria do cisne negro: “cisne negro” são eventos raros e imprevisíveis, mas possíveis, que impactam desproporcionalmente o mercado financeiro e a vida das pessoas. No entanto, esses eventos, muitas vezes não são considerados nos modelos tradicionais de gestão de risco.
  • Antifragilidade: ele propõe que as empresas sejam capazes de se beneficiar do estresse para que elas se fortaleçam e sejam mais resilientes.
  • Mercado aleatório: ele argumenta que o mercado é aleatório e imprevisível, por isso a gestão de risco deve considerar eventos extremos e imprevisíveis.
  • Ética: as pessoas devem assumir a responsabilidade e consequências por suas ações. Dessa forma, cada um precisa evitar fazer escolhas que possam ter efeitos negativos de longo prazo, mesmo que toleradas a curto prazo.

Aliás, ele foi um dos poucos que previu a crise financeira de 2008. Conhecido por sua teoria do risco, ele alertou que o sistema financeiro estava em uma posição precária, devido à falta de compreensão de risco pelos bancos e reguladores.

Ainda, anteviu a quebra do Lehman Brothers. O economista fala que o sistema financeiro não foi completamente corrigido e que uma próxima crise pode ser ainda pior que em 2008.

Por outro lado, é importante destacar que suas obras e opiniões são frequentemente discutidas e provocativas. Com opiniões, por vezes, controversas, ele acaba sendo inserido em diversas polêmicas e debates.

Opinião de Nassim Taleb: juros negativos

Nassim Taleb é um forte crítico da política monetária de juros negativos. Para o economista, essa é uma maneira artificial e prejudicial de manipular o mercado, uma vez que ela acaba criando uma distração no mercado, na qual as pessoas são incentivadas a gastar dinheiro em vez de economizar.

Nassim Taleb tem um posicionamento crítico sobre o impacto dos juros negativos no mercado.

Dessa forma, a maior alocação de recursos aumenta a instabilidade do sistema financeiro e pode causar uma crise econômica.

Outra opinião de Nassim Taleb sobre os juros negativos é que eles punem os poupadores. Para ele, a política deveria ser de juros mais altos, para que eles estimulem a economia e aumentem a estabilidade financeira a longo prazo.

Como isso pode impactar a economia global em 2023

Os juros negativos ocorrem quando as taxas de juros de um país ficam abaixo de zero. Dessa forma, os gastos e investimentos são incentivados para estimular a economia e combater a deflação.

Em 2023, diversos países vêm passando por uma forte recessão. Assim, o crescimento global está desacelerando devido a inflação elevada, taxas de juros mais altas e redução dos investimentos. Dessa forma, a previsão de crescimento global do PIB de 1,7% em 2023, segundo o Banco Mundial.

Sendo assim, a implantação dos juros negativos pode incentivar a economia global em 2023. Isso porque o aumento da taxa de juros, neste momento, pode ser um impulsionador ainda maior para a recessão da economia global.

Vale lembrar que os juros negativos também podem ter efeitos negativos, uma vez que as empresas e pessoas são levadas a assumir mais riscos em seus investimentos, o que pode levar a bolhas em determinados setores da economia.

Opinião de Nassim Taleb: futuro das criptomoedas

Nassim Taleb também é um crítico duro das criptomoedas, em particular em relação ao Bitcoin. Ele já afirmou que: “O Bitcoin é um 'tumor maligno’, é o fim das finanças reais”, ainda que: “bitcoin será um fracasso mesmo que atinja US$ 100.000” e que é uma “doença contagiosa”.

O economista afirma que as criptomoedas não têm valor intrínseco e que é altamente especulativo. Além disso, para ele é um investimento muito arriscado, porque não há nenhuma proteção contra a impressão.

Outro ponto criticado por Taleb é que, para ele, o investimento em criptomoedas é, na verdade, um jogo e um fracasso.

No entanto, é importante destacar que as opiniões de Taleb sobre as criptomoedas são bastante controversas e há muitos especialistas que discordam dele.

Como elas podem mudar o mercado financeiro nos próximos anos?

Apesar das duras críticas de Nassim Taleb sobre as criptomoedas, os ativos vêm se mostrando como boas opções de investimentos que sofrem menos com as flutuações do mercado.

Os criptoativos estão mudando áreas como meios de pagamento e transações, e a tendência é que essa mudança se intensifique nos próximos anos.

O mercado de criptomoedas é composto por diversos segmentos e, à medida que mais pessoas e empresas adotam essa moeda, pode levar a uma maior aceitação e uso em todo o mundo.

Hoje, por exemplo, já se encontram estabelecimentos comerciais que aceitam pagamento em criptomoedas.

As opiniões de Nassim Taleb sobre juros e criptomoedas podem influenciar as decisões de investimento em 2023?

As opiniões de Nassim Taleb sobre juros e criptomoedas não devem ser as únicas que você deve considerar antes de tomar decisões sobre investimentos em 2023.

Taleb é conhecido por suas ideias contrárias à ortodoxia financeira e por suas críticas aos modelos de risco utilizados pelos investidores. Sua visão pode levar os investidores a tomarem uma posição mais cautelosa, mas também há outros especialistas que têm visões, e fortes argumentos, contrários aos de Nassim Taleb.

Nassim Taleb é um economista com visão crítica sobre criptomoedas e juros negativos.

Ele tem uma visão bastante cética em relação às criptomoedas e não é aberto a novas possibilidades. Aliás, ele mesmo faz investimentos contra as criptomoedas, além de críticas pesadas.

Por isso, é sempre importante lembrar que a opinião de um único especialista não deve ser a única consideração ao tomar decisões de investimento. Sempre faça sua própria pesquisa para avaliar as informações disponíveis antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Para te ajudar em suas decisões, você pode acompanhar o blog e canal no YouTube da Nord Research. Em ambos, nossos especialistas fazem uma análise completa de ativos e te ajudam em suas decisões de investimentos.

Conclusão

Neste artigo, conhecemos um pouco mais de Nassim Taleb e seus ideais. O economista, matemático e filósofo é conhecido por ter previsto a Crise financeira de 2008 e por sua teoria dos “Cisne Negro”, que argumenta que eventos altamente improváveis, mas com grande impacto, são muito mais comuns do que pensamos e devemos nos preparar para eles.

Também vimos que ele é um crítico ferrenho da política monetária dos juros negativos que, segundo ele, prejudica a economia. Ele também é contrário às criptomoedas e argumenta que elas são um fracasso.

É importante conhecer a opinião de economistas como Nassim Taleb para entender seus argumentos. No entanto, antes de tomar suas decisões de investimentos, confira a opinião de outros especialistas e faça uma análise conforme seu perfil pessoal.

Acompanhe o blog da Nord Research para conhecer a opinião de outros especialistas, além de mais assuntos importantes sobre investimentos.


Compartilhar