O que é MetaMask e como usar a crypto wallet

Entenda o que é a MetaMask, como usar e quais criptomoedas são aceitas. Ainda, veja se é seguro deixar dinheiro na carteira digital.

Nord Research 01/05/2023 16:42 8 min Atualizado em: 30/08/2023 16:51
O que é MetaMask e como usar a crypto wallet

Cada vez mais pessoas se envolvem na compra e venda de criptomoedas, motivadas pelos altos preços e volatilidade do seu valor. No entanto, é fundamental encontrar métodos seguros para armazená-las.

A MetaMask é uma das plataformas mais populares em todo o mundo e oferece uma excelente solução para esse problema. Entenda como funciona a carteira MetaMask, qual o seu custo, como utilizá-la e se é uma plataforma segura para armazenar criptomoedas.

Sumário

O que é a MetaMask?

A MetaMask é uma carteira digital que permite aos usuários armazenar e negociar criptomoedas de forma mais simples e segura. Com essa ferramenta, é possível interagir com quase todas as tecnologias blockchains, principalmente Ethereum.

Além disso, é possível usá-la para hospedar uma gama crescente de aplicativos descentralizados (dApps), além de armazenar NFTs.

A MetaMask é construída no blockchain Ethereum e permite que os usuários acessem o ecossistema DeFi (Finanças Descentralizadas), comprem NFTs e invistam em criptomoedas usando uma ampla variedade de tokens.

A plataforma está disponível em sua versão web, como uma extensão para navegadores, ou por meio do aplicativo MetaMask, que pode ser instalado em sistemas móveis iOS e Android.

Lembrando que a MetaMask não é uma plataforma de negociação, mas sim uma carteira criptográfica criada para democratizar o acesso às criptomoedas.

Como baixar e instalar Metamask?

Para baixar e instalar a Metamask em seu navegador, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site da MetaMask e clique no botão “Download”;
  2. Entre as opções, escolha “Chrome” e clique em “Install MetaMask for Chrome”;
  3. A página de extensões do seu navegador vai abrir, clique em “Usar no Chrome”;
  4. Selecione “Adicionar extensão”;
  5. Após a instalação, clique no ícone do MetaMask que aparece no canto superior direito do navegador e concorde com os Termos de Uso;
  6. Siga as instruções para configurar sua carteira, incluindo a criação de uma senha forte e a realização do backup de sua frase secreta de recuperação.
  7. Pronto, basta acessar sua conta e começar a usar.

Já se você deseja instalar a Metamask em seu smartphone, os passos são os seguintes:

  1. Acesse o site da MetaMask e clique no botão “Download”;
  2. Entre as opções, escolha "Android" ou “iOS”. Clique em “Install MetaMask for Android” ou “Install MetaMask for iOS”, o que for o caso;
  3. Você também pode baixar o programa diretamente em sua loja de aplicativos, Google Play Store ou Apple Store;
  4. Após a instalação, abra o aplicativo e siga as instruções para configurar sua carteira, incluindo a criação de uma senha forte e a realização do backup de sua frase secreta de recuperação;
  5. Basta acessar sua conta e começar a usar.

Como usar a crypto wallet?

Para usar a MetaMask, basta fazer o download do aplicativo e criar uma conta. Então, o usuário precisa apenas transferir as criptomoedas usando a extensão MetaMask ou aplicativo.

Algumas das principais funcionalidades da Metamask são:

  • Armazenamento de várias criptomoedas;
  • Interação com aplicativos descentralizados baseados em Ethereum;
  • Compra e venda de criptomoedas;
  • Conexão com redes Ethereum;
  • Suporte a tokens ERC-20 e ERC-721, comuns no ecossistema Ethereum;
  • Recuperação de carteira usando a frase de backup fornecida durante a configuração inicial;
  • Código aberto, ou seja, está online e pode ser acessado gratuitamente.
  • Compra de token integrada: conectado diretamente a duas exchanges descentralizadas.

Como criar sua carteira na MetaMask

É possível criar uma carteira na MetaMask em poucos minutos de forma bastante simples.

Após baixar o aplicativo ou extensão para navegador, basta começar a configuração seguindo o passo a passo indicado na própria tela.

A abertura de conta na MetaMask é simples e rápida. 

Você deve criar uma senha de no mínimo 8 caracteres para proteger sua conta. O indicado é misturar letras, números e caracteres especiais para criar uma senha forte e difícil de ser descoberta.

Você também deve salvar uma frase de recuperação de 12 palavras (em inglês) que irá aparecer na tela. Essa frase permitirá que você recupere seus fundos em caso de quebra, perda ou roubo de seu dispositivo, além da recuperação da conta caso decida reinstalar a carteira. Sem ela, será impossível recuperar o acesso à sua conta.

Depois, é preciso confirmar a frase de recuperação para verificar se você a salvou. Após a confirmação, sua conta poderá ser usada.

Como enviar e receber criptomoedas na Metamask?

Para enviar criptomoedas na MetaMask, basta clicar em “Enviar” na página inicial e indicar o endereço do destinatário. Em seguida, informe o valor em ETH e confira as taxas de transação. Confirme a transação e acompanhe o status do procedimento no menu principal.

Já para receber criptomoedas, basta clicar em “Receber” na tela inicial. Escolha a criptomoeda que deseja receber no menu suspenso “Ativo” e copie o endereço da conta na parte superior da tela e entregá-lo a quem for enviar as criptomoedas. Por fim, aguarde a confirmação da transação na sua carteira MetaMask.

Por que usar a MetaMask?

A MetaMask é uma carteira gratuita que cobra taxas apenas em algumas transações. Além disso, os usuários podem armazenar e negociar criptomoedas de forma mais simples e segura.

Outro detalhe é que, com a ferramenta, é possível interagir com quase todas as tecnologias blockchains, principalmente Ethereum, além da possibilidade de usá-lo para hospedar uma gama crescente de aplicativos descentralizados (dApps) e armazenar seus NFTs.

Vantagens da Metamask

As principais vantagens da MetaMask são:

  • Aplicativo gratuito fácil de baixar e instalar em todos os dispositivos;
  • Capacidade de criar várias carteiras a partir de um único aplicativo;
  • Suporta todos os tokens do tipo ERC-20, NFTs e diversos blockchains;
  • Acesso fácil aos aplicativos descentralizados (dApps) baseados em Ethereum;
  • Compatibilidade multiplataforma: o MetaMask está disponível como uma extensão do navegador e como um aplicativo móvel para iOS e Android;
  • Os usuários têm total controle sobre suas chaves privadas;
  • É considerada uma carteira segura e confiável para armazenamento de criptomoedas;
  • É possível integrar a MetaMask a outras carteiras de criptomoedas e plataformas de negociação;
  • Tem uma grande comunidade de usuários e desenvolvedores ativos.

Desvantagens da Metamask

Por outro lado, as principais desvantagens são:

  • É uma carteira quente, ou seja, sua chave é armazenada online e está mais suscetível a ataques;
  • A segurança depende do usuário manter sua senha e frase secreta de recuperação em um local seguro;
  • O site está totalmente em inglês;
  • A interface do usuário não é muito fácil de entender para iniciantes;
  • Suporte técnico limitado;
  • Requer uma conexão à internet para funcionar corretamente;
  • Cobra taxas de transação para processar transações
  • Não é possível redefinir a senha.

Quais criptomoedas posso guardar na MetaMask?

A Metamask suporta naturalmente todas as redes compatíveis com a rede Ethereum, e qualquer token baseado em ETH, ERC-20, ERC-721, entre outros, como Bitcoin (BTC), Chainlink (LINK), USD Coin (USDC), Tether (USDT) e DAI.

A MetaTask é compatível com vários tipos de criptomoedas. 

Também é possível adicionar de forma manual outras redes blockchain, como:

  • Polygon;
  • Fantom;
  • Binance Smart Chain (BEP20);
  • Avalanche;
  • Arbitrum;
  • Harmony ONE;
  • Velas, HECO;
  • xDAI.

É seguro deixar dinheiro na MetaMask?

É seguro deixar o dinheiro na MetaMask. No entanto, assim como qualquer outra carteira de criptomoedas, é preciso atenção a alguns detalhes para aumentar a segurança.

Primeiramente, o sistema de segurança de software MetaMask visa especificamente proteger a identidade de seus usuários em comparação com as medidas de segurança tradicionais. Isso porque a MetaMask não retém nenhum dado de seus usuários.

Como a plataforma não salva nenhum dado de seus usuários, ela não pode ajudá-los a recuperar suas senhas. Assim, a segurança da chave depende exclusivamente do usuário.

Por isso, há um modelo de restauração acionado usando a única frase de backup de 12 palavras que deve ser salva pelo usuário assim que ele cria a conta. Se perder essa frase, não é possível recuperar a conta.

Outro detalhe de segurança é que os tokens de criptomoeda são protegidos por segurança 2FA. Ademais, as transações feitas usando MetaMask são registradas na blockchain Ethereum.

Algumas dicas para aumentar a segurança da carteira de criptomoedas são:

  • Crie uma senha forte e segura para proteger sua conta;
  • Salve a frase de 12 palavras em um local seguro, preferencialmente em uma folha de papel;
  • Nunca compartilhe essa frase com ninguém;
  • Use o MetaMask apenas em seu dispositivo pessoal e jamais adicione a extensão em um dispositivo ou rede compartilhada;
  • Cuide muito bem da segurança do dispositivo onde o MetaMask estiver instalado;
  • Mantenha seu software atualizado.

Conclusão

Neste artigo, entendemos o que é a MetaMask, uma carteira digital de criptomoedas sem custódia que permite operar em muitos blockchains, principalmente para o mundo Ethereum e, portanto, operar com tokens do tipo ERC-20.

Também, entendemos que para usar a carteira basta fazer o download do software em um navegador ou do aplicativo para Android e iOS, criar a conta e começar a usar.

Por fim, vimos que apesar de segura, é importante seguir algumas dicas para aumentar a proteção da conta, como guardar a frase de backup em um local offline, não usar a carteira em redes compartilhadas e manter o software atualizado.

Acompanhe o blog da Nord Research para ficar por dentro de outras novidades no mercado de investimentos e criptomoedas.

Compartilhar