Melhores pagadoras de dividendos 2024

BB Seguridade (BBSE3) está entre as melhores ações para investir com foco em dividendos no início de 2024

Guilherme Tiglia Alves 17/12/2023 08:00 6 min Atualizado em: 04/01/2024 11:41
Melhores pagadoras de dividendos 2024

2024 promete trazer muitas oportunidades em ações que pagam dividendos. Selecionamos três empresas da carteira Nord Dividendos para turbinar seu portfólio e trazer retornos consistentes.

O cenário econômico

Nos últimos tempos, passamos por uma época de juros elevados que tentaram controlar uma inflação que surpreendia para cima. 

Ao longo do ano de 2023, a situação mudou, não só para o Brasil, como também para todo o mundo: a inflação começou a dar sinais de arrefecimento!

Com isso considerado, diversos países ao redor do globo passaram a cogitar um ciclo de queda nas suas taxas de juros, e o Brasil foi um dos primeiros países a realizar esse movimento.

Contudo, apesar do cenário mais benigno contribuindo para a continuidade da estratégia de alívio na política monetária, por aqui ainda seguimos atentos ao risco fiscal (que dominou o noticiário nos últimos meses).

Uma possível alteração da meta fiscal e toda a intenção do governo em aumentar os gastos e recolher mais impostos fizeram o mercado manter os prêmios de risco mais altos

No entanto, esse fator deve arrefecer, uma vez que não houve alteração da meta por não haver um consenso no Congresso a respeito da necessidade de alterá-la ou da própria credibilidade de fazê-lo. 

Se a perspectiva mais favorável se mantiver ao longo de 2024, devemos ver uma queda nos prêmios de risco fiscal e isso deve ajudar o juro longo a cair, o que é positivo para a bolsa (gosto muito de pensar que a taxa de juros futura é a “mãe” da bolsa de valores, quando ela sobe, a bolsa cai, e vice-versa).

Um outro fator que manteve as taxas de juros longas no Brasil altas foram as elevadas taxas americanas. O juro americano foi revisado para cima ao longo de 2023 por conta de uma inflação mais resistente, mas os dados mais recentes de inflação têm mostrado um arrefecimento importante, deixando o mercado muito mais otimista a respeito de uma possível queda das taxas de juros americanas em 2024. 

Aliás, tivemos a reunião do Federal Reserve (Fed) recentemente, que também trouxe um tom bem mais ameno para as perspectivas futuras.

Se isso também seguir se concretizando, é uma nova força ainda maior para a queda dos juros longos no Brasil ao longo do ano que vem. Em parte, já estamos vendo um pouco disso acontecer.

E se você pensa em ganhar dinheiro em 2024, vejo que uma das grandes oportunidades está na bolsa, que apesar das altas recentes, ainda mantemos visão positiva.

Uma das estratégias vencedoras na bolsa para o investidor de longo prazo é o investimento em empresas mais sólidas, com lucratividade consistente, forte geração de caixa, baixo endividamento e que distribuem bons dividendos. É o tipo de empresa que sempre traz mais segurança e previsibilidade para você navegar os diferentes cenários de mercado. 

Continue lendo e descubra as melhores ações que pagam dividendos para 2024, considerando uma combinação de valuation, retorno com dividendos (Dividend Yield) e bons resultados.

Melhores pagadoras de dividendos 2024

1. BB Seguridade (BBSE3)

A BB Seguridade é o braço de seguros do Banco do Brasil. O setor de seguros funciona parecido com o setor de crédito, com a diferença de que a seguradora “ desembolsa” dinheiro no momento de uma colisão (ou sinistro), caso contrário, a seguradora fica recebendo os “juros” dos contratantes todo mês. 

Controlada pelo Banco do Brasil, ela possui o próprio banco como plataforma de distribuição, então cada agência, internet ou plataforma que o Banco do Brasil está presente é passível de vender os seguros, o que é uma ótima vantagem competitiva para a companhia. 

Além de ótimas perspectivas operacionais contribuindo para o aumento do resultado, com crescimento dos prêmios e redução de sinistralidade, ela é uma empresa que continuará se beneficiando com o nível da Selic em 2024.

Contendo uma das franquias de seguros mais importantes do Brasil, principalmente no segmento agro e um fortalecido braço de previdência, a BBSE é uma empresa que apresenta resiliência e exposição a setores relevantes para o crescimento do nosso país.

Com perfil defensivo, forte consistência nos resultados, negociando a 8,5x Lucros e apresentando um Dividend Yield de 11% para 2024, a recomendação é COMPRAR BB Seguridade (BBSE3).

2. Telefônica Brasil (VIVT3)

A Telefônica Brasil é a maior empresa de telecomunicações do país, sendo líder de mercado no segmento móvel e apresentando um portfólio de produtos bem amplo (voz fixa e móvel, banda larga fixa e móvel, ultra banda larga, dados e serviços digitais, TV por assinatura e TI). Em linhas gerais, a Telefônica Brasil apresenta uma estratégia orientada à qualidade, portfólio premium e bom mix de clientes.

Com diversos ganhos de sinergia a serem capturados com a incorporação da Oi Móvel, além do desenvolvimento do FTTH e do 5G trazendo resultados crescentes, a empresa está em uma fase de desaceleração da necessidade de Capex na comparação com os últimos anos, aumentando a perspectiva de dividendos pela frente (que, inclusive, foi impulsionada pela redução de capital anunciada recentemente). 

Com um modelo de negócios resiliente, focado no desligamento de serviços legados, com cada vez mais exposição a frentes de maior retorno, baixa alavancagem financeira, valuation atrativo (4,8x Ebitda) e um Dividend Yield de 8% para 2024, a recomendação é COMPRAR Telefônica Brasil (VIVT3).

3. ISA Cteep (TRPL4)

A ISA CTEEP, Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, é uma das principais empresas de transmissão de energia elétrica do Brasil. A companhia está presente em 17 estados brasileiros.

Transmissoras de energia elétrica são, de uma forma geral, boas pagadoras de dividendos graças à natureza do setor. Ela é remunerada pela disponibilidade das suas linhas, e não pela demanda de energia elétrica na ponta consumidora, sendo bastante resiliente em um momento de menor consumo. 

Com bom histórico de execução, boa disciplina de capital e novos projetos em andamento, a ISA CTEEP se mostra perfeitamente posicionada para continuar sendo extremamente lucrativa e gerando dividendos para seus acionistas.       

Negociando a 7,0x Lucros e com um Dividend Yield de 7,5% para 2024, a recomendação é COMPRAR ISA Cteep (TRPL4).

As melhores ações de dividendos

Que tal uma carteira recomendada com as melhores ações para investir com foco em dividendos? Conheça o Nord Dividendos.

Com o acesso à série, você receberá acompanhamento constante sobre cada uma das empresas recomendadas. Além disso, poderá tirar dúvidas, participar de monitorias ao vivo, acompanhar os relatórios e o canal do Telegram e receber as indicações de compra organizadas por um ranking. Inclusive, você contará com uma tabela indicativa sobre quais ações comprar, já com a expectativa de Yield futuro.

É bem acessível para quem está começando. É bom para quem gosta de renda. Veja as condições para se tornar membro — a partir de R$ 18,00.

Tópicos Relacionados

Compartilhar