Melhores ações do varejo para o 2˚ semestre de 2023

Acreditamos que Renner (LREN3), Vivara (VIVA3) e Petz (PETZ3) são as melhores ações a serem compradas dentro do setor de varejo

Rafael Ragazi 10/07/2023 15:17 3 min Atualizado em: 11/07/2023 16:55
Melhores ações do varejo para o 2˚ semestre de 2023

Ainda não há certezas sobre o início do corte de juros no Brasil em agosto, porém acreditamos que as ações do setor de varejo podem voltar a subir, já precificando o ciclo de queda da Selic que está por vir.

Em relação às empresas no setor, descartamos Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), pois são varejistas generalistas e, portanto, dependem muito de variáveis macro, como emprego, renda e oferta de crédito.

Apesar de que a tendência é que essas variáveis sejam mais favoráveis daqui em diante, preferimos focar em empresas que atuam em segmentos mais resilientes ou que tenham mais poder de marca.

Escolhas da Nord

Acreditamos que a Renner, Vivara e Petz são as melhores ações a serem compradas dentro do setor de varejo. Estamos falando de empresas com alto potencial de crescimento e ganho de participação de mercado.

1. Lojas Renner (LREN3)

A Renner é a melhor varejista de moda do país. Recentemente, em seu Investor Day, a companhia apresentou diversas metas para 2024-2025, dentre elas, alcançar 27,5 milhões de clientes ativos (18,7 milhões atualmente).

Adicionalmente, a Renner também se mostrou otimista quanto à redução de seu lead-time e do tempo de entrega com o novo CD, aceleração do digital, expansão das lojas, da produtividade e dos novos negócios, como a Camicado e a Youcom.

Negociando a múltiplos muito reduzidos em relação à sua média histórica, LREN3 é uma excelente oportunidade de investimento.

2. Vivara (VIVA3)

A Vivara é uma empresa totalmente verticalizada do segmento de joias e acessórios, que possui uma rentabilidade alta e resiliente (margem bruta média histórica de 68%). Além disso, a companhia possui um robusto plano de expansão orgânico e já provou que consegue continuar crescendo e ganhando market share mesmo em um cenário adverso.

A Vivara já abriu quase 150 lojas desde o IPO e ainda pretende abrir mais ~80 lojas Vivara e ~200 lojas Life nos próximos anos.

VIVA3 tem muito crescimento e também negocia com múltiplos abaixo de sua média histórica.

3. Petz (PETZ3)

Depois de um 2022 difícil, com sua rentabilidade pressionada pela alta inflação no segmento pet, a aceleração da abertura de lojas, o crescimento do digital e as integrações das aquisições realizadas, a companhia está em um novo momento, com o objetivo de encerrar a queda de rentabilidade, continuar crescendo em um ritmo acelerado, sendo a principal consolidadora de seu mercado e inovando.

No 1T23, a Petz surpreendeu o mercado e entregou um ganho de margem. Já no 2T23, a história pode se repetir.

PETZ3 é mais uma ação que negocia com grande desconto em relação à sua média histórica e está em um bom momento de compra.

Compartilhar