8 melhores ações para investir hoje, segundo o Itaú BBA

Itaú BBA vê “ponto de inflexão” na bolsa e recomenda 8 ações para investir ainda neste mês, no entanto, concordamos apenas com uma

Danielle Lopes 06/12/2023 09:44 4 min Atualizado em: 04/01/2024 11:36
8 melhores ações para investir hoje, segundo o Itaú BBA

A temporada de resultados do terceiro trimestre de 2023 (3T23) chegou ao fim e, de uma forma geral, mostrou um cenário ainda difícil para as empresas: retração de -21% no lucro líquido e -11% no EBITDA na comparação anual.

Apesar dos números fracos no geral, e dentro do esperado em muitos casos, se excluirmos Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), os resultados mudam: crescimento de +1% no lucro e queda de -1% no EBITDA.

Essa melhora sugere que o mercado chegou a um ponto de inflexão, segundo o Itaú BBA.

O mercado está em um ponto de inflexão?

No curto prazo, o mercado tem sido capaz de trazer enormes alegrias aos investidores, com as pontuais inclinações de queda na curva de juros futuros, que rapidamente animam empresas mais sensíveis aos juros: empresas da economia local, domésticas, locadoras e bancos, sendo os últimos mais impactados com o aquecimento da economia com a possibilidade de taxas menores dos juros dos empréstimos.

Desempenho do Ibovespa comparado aos juros futuros 2031.
Fonte: Bloomberg

As commodities, em especial o petróleo, são fortemente impactadas pelo controle de produção de petróleo regido pela Rússia e Arábia Saudita, o que mantém os níveis do Brent, petróleo referência para os resultados das nossas petroleiras juniores, ainda em patamares altos, nos atuais US$ 78,00.

Rali de Natal pode ser antecipado?

Caminhamos para um mês bastante positivo em dezembro, assim como vimos em novembro. 

Se não houver nenhuma notícia muito estressante do ponto de vista fiscal no país, podemos vislumbrar a continuidade de fortes altas no fechamento de 2023.

Fazer aportes só imaginando que de forma estatística é um bom momento para isso é um risco muito alto para o seu patrimônio.

Achamos que é um ótimo momento para ter ações, mas sempre voltados para os resultados. A pernada de alta do final de ano é excelente para a rentabilidade do portfólio, mas no longo prazo, o que realmente sustentará uma boa rentabilidade são os resultados das empresas crescendo.

Reforçamos que é necessário sempre tomar muito cuidado com notícias de “ponto de inflexão”, tendo em vista que nem tudo é o que parece…

Melhores ações para investir no fim de 2023, segundo Itaú, são:

  1. Nubank (ROXO34)
  2. Vale (VALE3)
  3. Suzano (SUZB3)
  4. Equatorial (EQTL3)
  5. Eletrobras (ELET6 )
  6. Prio (PRIO3)
  7. Mercado Livre (MELI34)
  8. Hapvida (HAPV3)

Os analistas do Itaú BBA apontam que “nos últimos três meses, o consenso de lucro por ação já subiu 4% para este ano e 13% para 2024”.

Com base nessa tendência de ganhos no curto prazo, o time do BBA recomenda oito ações para os próximos meses.

Trecho de reportagem do Brazil Journal sobre relatório do Itaú BBA. 

Dentre as ações destaca das pelo banco, gostamos de Prio (PRIO3) e não gostamos de Nubank (ROXO34).

Por que concordamos com Prio?

Mesmo com uma posição consolidada no mercado, vemos a Prio em constante evolução.

Atualmente, a companhia possui uma eficiência operacional de 81% no campo de Albacora Leste e pretende chegar mais perto dos demais campos da companhia, que possuem uma eficiência média de 97%, conforme continuam fazendo a troca de equipamentos e manutenção.

No 3T23, o campo (AL) encerrou com uma produção média de 28 mil barris, mas começou o 4T23 mais próximo dos 30 mil barris de óleo por dia.

O campo de Wahoo, em fase de licenciamento ambiental para começar a sua perfuração e produção, também contribuirá para o crescimento da produção da Prio. A companhia espera produzir cerca de 30 mil barris de óleo por dia.

Com os campos de Frade e Albacora Leste acelerando os resultados, seguimos confiantes nessa tese de investimentos. Negociando a 8x EBITDA, compre PRIO3.

Por que discordamos a respeito do Nubank?

Apesar da melhora no terceiro trimestre, discordamos da recomendação do Nubank com base em seus resultados.

É fato que a companhia tem conseguido surpreender o mercado e os investidores, além de ter entregado altíssima rentabilidade (ROE de 21%), acima de níveis de grandes bancos como Itaú.

Ainda é cedo para comemorar, mas estamos de olho nas novas ofertas de produtos no Brasil que o roxinho vem lançando. 

No primeiro trimestre do ano, o banco lançou consignado para funcionários públicos e, no terceiro trimestre de 2023, disponibilizou o empréstimo com garantia de FGTS, além do consignado para pensionistas do INSS.

Negociando a 22x lucros de 2024, acreditamos que o Nubank pode ser interessante na precificação correta.

Por enquanto, achamos os múltiplos altos demais para “apostar” nos resultados que virão.

Recomendamos ficar de fora das ações do Nubank.

Tópicos Relacionados

Compartilhar