Reserva de valor: é melhor investir em ouro ou Bitcoin?

Você sabe se é melhor ter reserva de valor em ouro ou Bitcoin? Entenda quais são as vantagens e desvantagens de cada um.

Nord Research 26/04/2024 16:50 7 min Atualizado em: 27/04/2024 11:49
Reserva de valor: é melhor investir em ouro ou Bitcoin?

Nos últimos meses, observamos um crescente interesse e valorização tanto do ouro quanto do Bitcoin, levantando a questão sobre qual é melhor ativo para ter como reserva de valor. Enquanto o ouro tem sido historicamente reconhecido como um ativo confiável, o Bitcoin é uma alternativa recente e mais arriscada.

No entanto, qual seria a melhor opção para aproveitar essa queda nos juros e considerando também questões geopolíticas em 2024? Entenda no artigo abaixo qual a melhor opção para seu perfil de investidor. 

Assista o vídeo: Bitcoin vs Ouro: Onde deixar sua reserva de valor? 

Neste vídeo, Marilia Fontes faz uma análise comparando o ouro e bitcoin, indicando qual desses ativos é mais adequado para reserva de emergência. Confira!

O que é função de reserva de valor?

A reserva de valor é uma estratégia para preservar o poder de compra do seu dinheiro ao longo do tempo. Ela consiste em investir em ativos que mantenham seu valor mesmo diante das flutuações do mercado. 

Esses ativos, como ouro, bitcoin e imóveis, são escolhidos por sua estabilidade, aceitação geral, durabilidade e demanda. Ter uma reserva de valor proporciona segurança financeira ao investidor, protegendo seu patrimônio durante crises econômicas e inflacionárias, e mantendo seu poder de compra intacto.

Quais são as reservas de valor?

As reservas de valor são ativos que mantêm seu valor ao longo do tempo, sendo consideradas seguras contra a inflação. Alguns exemplos são:

  • Ouro: é valorizado por sua escassez, facilidade de negociação e ampla aceitação;
  • Bitcoin: possui características semelhantes ao ouro, como escassez e liquidez. Por isso, tem ganhado interesse como uma alternativa às reservas tradicionais;
  • Dólar: como a moeda de reserva global, o
  • Imóveis: são considerados reservas de valor devido à sua estabilidade e potencial de valorização ao longo do tempo;
  • Outros metais: a prata e outros metais também são considerados como reserva de valor devido à sua utilidade industrial. 

Por que o ouro é uma reserva de valor?

O ouro é uma das melhores reservas de valor porque é considerado valioso há séculos e mantém seu valor ao longo do tempo. Isso, principalmente, devido à sua escassez, durabilidade e aceitação no mundo todo.

O ouro é uma reserva de valor por ser um ativo raro e que se mantém valioso ao longo do tempo. 

Sua raridade e aceitação garantem sua demanda constante, mesmo em períodos de instabilidade econômica. Além disso, o ouro é durável e não se degrada, o que o torna uma opção confiável para proteger o patrimônio contra a inflação e outras flutuações do mercado.

Como o bitcoin é usado para a reserva de valor?

O Bitcoin é uma forma de reserva de valor digital e descentralizada, mais moderna. Assim como o ouro, ele é escasso, com um limite fixo de 21 milhões de unidades, ajudando a preservar seu valor ao longo do tempo.

Além disso, ele é descentralizado e não está sujeito à influência de políticas monetárias de governos ou bancos centrais, atraindo investidores em busca de proteção contra a inflação e desvalorização das moedas fiduciárias. 

Sua tecnologia blockchain garante transparência, segurança e imutabilidade. Apesar da volatilidade, muitos investidores consideram o Bitcoin como uma alternativa às reservas tradicionais devido à sua liquidez e potencial de valorização de longo prazo.

Bitcoin vs Ouro: Onde deixar sua reserva de valor?

Se você tem investimentos em ouro ou criptomoedas, provavelmente está satisfeito com os recentes ganhos. O preço do Bitcoin, por exemplo, subiu de 0.000 para mais de 70.000, enquanto o ouro também aumentou de valor. 

Ambos apresentaram um crescimento considerável nos últimos meses, aliás é possível até mesmo notar uma correlação entre eles. 

Isso porque, os juros mundiais influenciam muito o nível do ouro e das criptomoedas, uma vez que ambos não pagam juros.

Dessa forma, quando a taxa de juros está alta, há um incentivo para investir em ativos que pagam juros, como dívidas. Por outro lado, quando as taxas de juros estão baixas, ou quando há alta inflação, o incentivo é o contrário: investir em ativos reais ou escassos, como o ouro e o Bitcoin. É por isso que eles são chamados de reservas de valor.

Apesar de a taxa do Fed funds não ter diminuído nos últimos meses, as taxas de mercado caíram devido à expectativa de um ciclo de queda nos juros nos Estados Unidos este ano. Isso já beneficiou diversos ativos, incluindo o ouro e o Bitcoin. Isso ocorre porque o mercado está antecipando esse ciclo, o que pode levar a uma valorização adicional desses ativos. 

Semelhanças e diferenças entre Bitcoin e ouro 

Entenda as principais semelhanças e diferenças entre Bitcoin e ouro:

  • Escassez: tanto o ouro quanto o Bitcoin são escassos, contribuindo para seu valor como reserva de valor;
  • Volatilidade: o Bitcoin é mais volátil do que o ouro, tornando-o menos atraente para investimentos institucionais;
  • Utilidade: o ouro tem utilidade física em joias e em várias indústrias, enquanto o Bitcoin é principalmente uma reserva de valor digital;
  • Armazenamento e liquidez: o Bitcoin é mais fácil de armazenar e trocar devido à sua natureza digital, enquanto o ouro requer armazenamento físico e tem liquidez relativamente menor em comparação com criptomoedas;
  • Correlação com taxas de juros: ambos os ativos têm uma relação inversa com as taxas de juros, com desempenho melhor em épocas de taxas de juros baixas.

Tradicionalmente, o ouro se sai bem em tempos de risco geopolítico, como em períodos de guerra. No entanto, o Bitcoin também está sendo considerado uma possível reserva de valor nesses cenários. 

Por exemplo, recentemente, a invasão da Ucrânia pela Rússia levou ao congelamento das reservas de dinheiro russas na Europa, gerando instabilidade. Desde então, os países perceberam que ter reservas de valor em outra moeda (como o dólar) é um risco geopolítico. 

Por isso, países como China e Japão estão reduzindo suas reservas em dólar, buscando diminuir sua dependência financeira de outras jurisdições. Isso pode ter contribuído para a recente valorização tanto do ouro quanto do Bitcoin.

Como investir em Bitcoin e ouro 

A forma mais rápida e fácil de investir em ouro e Bitcoin, é através dos ETFs (Exchange Traded Funds):

  • Ouro: ETF Gold 11;
  • Bitcoin: ETF Hash 11. 

Ambos estão disponíveis em corretoras brasileiras e acompanham as valorizações do ouro e do Bitcoin. 

Afinal, qual é melhor para reserva de valor: Bitcoin ou ouro? 

Não há uma resposta definitiva sobre qual é melhor para reserva de valor entre Bitcoin e ouro. Ambos têm características, vantagens e desvantagens específicas que os tornam atrativos para diferentes tipos de investidores e situações de mercado.

Enquanto o ouro é menos volátil e tem utilidades práticas, o Bitcoin oferece facilidade de armazenamento e transferência, além de pertencer a uma classe de ativos digital e inovadora. 

Dessa forma, a melhor abordagem pode ser uma carteira diversificada que inclua tanto ouro quanto Bitcoin, aproveitando as vantagens de ambos os ativos e reduzindo os riscos associados a cada um. A diversificação permite que os investidores se beneficiem das características únicas de cada ativo e se adaptem a diferentes cenários de mercado. Aliás, é possível investir até mesmo em mais criptomoedas, além do Bitcoin. 

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da Nord Research para ficar por dentro das movimentações de mercado e saber onde fazer seus investimentos e reserva de valor. 

Perguntas frequentes

Qual é a função de reserva de valor?

A reserva de valor é uma estratégia para preservar o poder de compra do dinheiro ao longo do tempo, investindo em ativos que mantêm seu valor diante das flutuações do mercado.

Qual é melhor para reserva de valor: Bitcoin ou ouro?

Ambos têm vantagens e desvantagens específicas. A maneira mais indicada é ter uma carteira diversificada que inclua tanto ouro quanto Bitcoin, aproveitando as características de cada ativo e reduzindo os riscos de cada um.

Como investir em Bitcoin e ouro?

Uma maneira rápida e fácil de investir em ouro e Bitcoin é por meio de ETFs (Exchange Traded Funds), como o ETF Gold 11 para ouro e o ETF Hash 11 para Bitcoin, disponíveis em corretoras brasileiras.

Compartilhar