Bitcoin é o melhor investimento das duas últimas décadas

A tendência para o Bitcoin arrebentar em um futuro próximo está cada vez melhor. Descubra neste artigo o que esperar e se vale a pena ter BTC

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 10/12/2023 08:00 5 min Atualizado em: 04/01/2024 11:17
Bitcoin é o melhor investimento das duas últimas décadas

O que mais assusta você como investidor: um ativo que está caindo há muito tempo ou um ativo que já subiu muito?

Não tem resposta certa aqui. É mais uma questão pessoal mesmo. No entanto, este ativo que vou mencionar se encaixa nas duas categorias.

Não vou te enrolar para falar qual é o ativo, acho injusto com seu tempo. Mas vamos firmar um compromisso: você vai ler este texto com a mente aberta à mudança de pensamento. Combinado?

Vou acreditar que você disse que “sim” e vou cumprir com a minha parte.

O melhor investimento de duas décadas

O melhor investimento da última década e, até o momento, da presente década que vivemos, foi no mercado de criptoativos. E, com seu representante principal, hoje quero trazer para você uma visão mais aprofundada sobre o momento do bitcoin.

Retomando o tema do começo do texto, temos, no Bitcoin (BTC), um ativo que, sim, já subiu muito desde seu início. 

É difícil quantificar se comparado ao seu começo, mas vamos tomar como base a popularização das corretoras de cripto, lá em 2012. Nessa época, já era possível comprar Bitcoin de forma fácil.

De lá para cá, o bitcoin subiu 1.263.686%. Sim, isso mesmo que você leu, mais de um milhão por cento.

Cotação do Bitcoin de 2010 a 2020.
 Fonte: TradingView

Não à toa, foi o melhor investimento da última década, de 2010 a 2020.

No entanto, em meio a essa escalada de preço, tivemos diversos momentos de recessão, com quedas de mais de 80% no preço do Bitcoin.

Sim, eu entendo que o Bitcoin é um ativo que gera estranheza, medo, é de difícil entendimento e com uma volatilidade diferente da média dos ativos tradicionais. Eu sou analista de criptoativos há seis anos, acredite, eu convivo com pessoas que acreditam que o bitcoin é uma bolha há bastante tempo.

Porém, o medo de tal ativo, seja por ele já ter subido demais, seja por ter caído, deixa de existir com dois fatores: contexto e conhecimento.

Se alguém me falasse que iria comprar uma ação que subiu +1.000% eu ficaria receoso pela pessoa. Imagina um ativo que subiu mais de 1 milhão por cento?

No entanto, o contexto aqui, quando se fala de Bitcoin, é muito importante.

Contexto e conhecimento

O Bitcoin era um ativo desconhecido em 2012. Extremamente nichado e pouco popular. Ouvi falar de bitcoin pela primeira vez só em 2016… quem me dera tê-lo conhecido antes.

E, mesmo sabendo de tudo isso, mesmo tendo visto as altas ao longo do tempo, assim como a alta recente, eu ainda estou comprando Bitcoin. Junto a outros criptoativos, mas principalmente Bitcoin.

Hoje, o BTC tem uma proporção global a nível de investidores de varejo e desperta o interesse institucional.

Temos países que têm Bitcoin como uma de suas moedas de curso legal, como El Salvador e a República Centro Africana.

Apenas 5% da população economicamente ativa mundial tem conhecimento sobre bitcoin, e menos de 2% chegou a investir em bitcoin em algum momento, segundo estudo da Cambridge University.

O potencial ainda é muito grande para esse ativo que tem pouco mais de 14 anos de existência.

Claro, existem diversos desafios para o crescimento dessa utilização. São desafios do ponto de vista tecnológico, em relação aos custos envolvidos em utilizar o Bitcoin como meio de transação ou como reserva de valor, ou mesmo na forma como se compra, ou que se faz a custódia de bitcoin.

Tudo ainda parece mais complicado do que deveria ser, mas é assim que se desenvolve e se estabelece uma tecnologia. Quem não lembra do quanto era complicado e custoso utilizar a internet nos anos 90, ou no começo dos anos 2000?

Quem se estabeleceu naquela época nesse meio fez muito dinheiro, por ter tido visão de longo prazo e ter se disposto a aprender algo que poucos à época conheciam ou mesmo acreditavam que teria um futuro promissor.

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.

Meu convite para você

Se você quer ter um conhecimento acima da média e se posicionar enquanto ainda é cedo nesse mercado de criptoativos, não só através do Bitcoin, mas também com diversos ativos que são vencedores nesse mercado, eu quero te mostrar o caminho.

Faço isso pelos meus mais de 2.000 assinantes, que hoje estão ganhando dinheiro com o mercado de criptoativos por ter tido coragem e disposição para ir na contramão do senso comum.

É necessário conhecimento e estratégia para navegar com segurança esse mercado e é isso que eu quero providenciar para você.

O melhor de tudo: com 30 dias para você testar sem compromisso.

O Nord Crypto Master é a assinatura de criptoativos da Nord comandada por mim, Luiz Pedro, que tem como objetivo trazer para você as melhores criptos para se investir, da forma mais fácil e simples possível, com a missão de ter um excelente retorno no mercado de criptoativos!

Nos últimos 60 dias, tivemos ativos que tiveram altas de +68%, +115% e +89%. Esse é apenas o começo desse movimento.

Se você quiser esses 30 dias sem compromisso, não perca tempo.

Compartilhar