Quem são os maiores investidores do Brasil? Descubra!

Entre os maiores investidores do Brasil estão nomes de peso no mercado financeiro que servem como referência para traçar boas estratégias.

Nord Research 19/06/2023 15:22 7 min Atualizado em: 17/08/2023 12:26
Quem são os maiores investidores do Brasil? Descubra!

Você sabe quem são os maiores investidores do Brasil? Veja por aqui como funciona a mente por trás das estratégias de sucesso desses brasileiros.

O mercado de investimentos é amplo e repleto de oportunidades para estrategistas que estão sempre de olho nos melhores ativos baseados em objetivos distintos. No caso dos maiores investidores do Brasil, olhar para seus métodos pode ser uma alternativa fundamental para entender diferentes táticas para gerir um portfólio.

Executá-las, no entanto, envolve conhecimento e uma boa dose de sangue-frio na busca pela construção de um patrimônio sólido. No caso dos grandes nomes nacionais na área, saber lidar com as oscilações e não ter medo de correr riscos é o que faz com que sejam destaque.

Mas, afinal de contas, quem são essas pessoas? Continue lendo e conheça detalhes do cenário nacional dos investimentos!

Quantos investidores tem no Brasil hoje?

De acordo com informações da bolsa de valores brasileira, a B3, o ano de 2023 iniciou batendo recorde no número de investidores. São cerca de 5 milhões de CPFs cadastrados além de mais de 6 milhões de contas abertas nas diversas corretoras espalhadas pelo país.

Os números mostram que os brasileiros estão mais abertos a investimentos com potencial de rentabilidade melhor do que aplicações tradicionais, como a poupança. Nesse sentido, há um interesse maior em saber como funcionam os investimentos de renda fixa e também variável.

Quem são os principais investidores?

O traço característico dos maiores investidores do Brasil é o perfil arrojado de pessoas que confiam em suas análises no momento de se expor aos riscos. Confira quem são abaixo!

Luiz Alves Paes de Barros

Formado em Economia e nascido em uma família da indústria açucareira, desde cedo Luiz Alves Paes de Barros precisou aprender a lidar com o dinheiro. Investidor aos 16 anos, sua primeira aplicação se deu na compra de ações do Banco Comind.

Em 2003, o empresário criou o fundo de investimentos Alaska Poland em parceria com Henrique Bredda e Ney Miyamoto. Logo o fundo seria um sucesso, rendendo milhões de reais ao investidor, com um crescimento de cerca de 500% em 2017, com ativos rentáveis encabeçados pelas ações da Magazine Luiza.

A conduta de Barros que o colocou entre os maiores investidores do Brasil ficou marcada pelo lema “se cair eu compro, se subir, eu vendo. Mercado tem todo dia.”

Lírio Parisotto

Fundador da empresa VideoLar em 1988, Lírio Parisotto faz parte do ranking de bilionários da revista Forbes em escala mundial. Além disso, figura na 22ª posição na lista dos mais ricos do Brasil, resultado de uma combinação de negócios e investimentos bem-sucedidos.

Embora sem formação na área de finanças ou economia, o empresário decidiu entrar no mercado de ações em 1971. As primeiras estratégias não deram certo e ele perdeu todas as suas economias.

No entanto, seguindo os passos do megainvestidor Warren Buffett, ele conseguiu não só recuperar o prejuízo, como quadruplicar o patrimônio e se colocar como um dos maiores investidores do Brasil. Desde então, o empreendedor segue a ideia de “investir em empresas que dão lucro.”

Victor Adler

Com formação em Direito, Victor Adler é um dos principais acionista da Eternit, empresa de telhas e sistemas construtivos. Sua estratégia consiste em apostar na compra de ações com valor em baixa, focadas no longo prazo e no recebimento de dividendos, como no caso da própria Eternit.

Um das características do investidor é não aplicar em renda fixa e nem em imóveis, o que considera complexo e com baixa liquidez. Ele acredita que ativos imobiliários são burocráticos, dependentes de negociação particular e que não pode ser desmembrado na hora de movimentar a carteira.

Guilherme Affonso Ferreira

Formado em engenharia de produção, Guilherme Affonso Ferreira é sócio fundador da Teorema Capital e foi membro do conselho de administração do Unibanco. Ele é também um dos principais acionistas da instituição financeira, um dos seus maiores acertos na compra de ativos.

Assim como muitos dos maiores investidores do Brasil, Ferreira é avesso às aplicações de renda fixa. Prefere as ações por acreditar que os ganhos serão maiores e tem como estratégia analisar profundamente a empresa na qual vai investir para entender os pontos fortes, fracos e sua estratégia de crescimento.

Joseph Safra

Falecido aos 82 anos, em 2020, o Joseph Safra não pode ficar fora da lista, já que figurou como o mais rico do Brasil até o ano de sua morte. A posição herdada pela família Safra tem origem na fortuna constituída por meio do Banco de mesmo nome e investimentos bem-sucedidos.

Nascido em Beirute, no Líbano, o investidor chegou ao Brasil em 1962 aos 24 anos e desde essa época já erra descendente de uma família de bancários. O banco fundado pelo pai tornaria Joseph Safra o banqueiro mais rico do país e um principais dos bilionários do mundo.

Jorge Paulo Lemann

Ocupando o segundo lugar na lista de mais ricos do Brasil, Jorge Paulo Lemann é um dos fundadores da corretora de valores 3GP Capital. Nela estão incluídas empresas como as redes Burguer King, Kraft-Heinz, Tom Hortons e Popeyes, além da AB InBev, a maior cervejaria do mundo.

Filho de pais suíços, ele é graduado em economia em Harvard e se tornou um dos maiores investidores do Brasil muito em função da experiência adquirida enquanto trabalhou em bancos e corretoras.

Lemann é amigo próximo de Warren Buffett, o maior nome da história do mundo dos investimentos, e costuma ter como lema a ideia de que “sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno.

Quem é o maior investidor brasileiro?

Considerado por muitos o primeiro entre os maiores investidores do Brasil, Luiz Barsi Filho se notabilizou por utilizar a técnica de Value Investing, a mesma responsável pela propulsão de Warren Buffett. Essa estratégia consiste em comprar ações em baixa de companhias com potencial de crescimento.

Além disso, o estilo de vida simples, sem grandes exageros ou gastos desnecessários são condutas que aproximam o perfil desses dois investidores. Como maior investidor pessoa física da B3, o advogado e economista concentra seu capital e investir em ativos que garantem bons dividendos no longo prazo.

Entre as ações que compõem sua carteira de investimentos estão as de empresas como Eletrobrás, Eternit, Itaúsa, Klabin, Taurus, Transmissão Paulista, Grupo Ultra, Unipar Carbocloro, entre outros.

São mais de 50 anos como investidor, em uma trajetória respeitada dentro e fora da bolsa de valores. A maioria sabe o quão difícil pode ser esperar o momento certo de agir quando as ações compradas por valor muito baixo começam a apresentar melhora.

De acordo com Barsi, a intenção não é de revenda no futuro, mas de recebimento de parte dos lucros. O investidor acredita que a pressa pode render bom dinheiro, porém, uma boa estratégia pode triplicar a quantia.

Os maiores investidores do Brasil carregam consigo métodos, ensinamentos e resultados que inspiram cada vez mais pessoas a ingressarem no ramo. Trata-se de um fenômeno importante para a população de um país que tem a poupança como referência cultural de aplicação.

Se você gostou deste post e gostaria de saber mais acerca do mercado de investimentos, aproveite para seguir a Nord nas redes sociais. Estamos no Spotify, LinkedIn, Youtube e Facebook, sempre com informações atualizadas!

Resumindo

Quem é o principal investidor do Brasil?

O advogado e economista Luiz Barsi Filho é o maior investidor do Brasil. Ele possui mais de 50 anos de atuação nesse mercado e é adepto de uma estratégia de lucro no longo prazo com a aquisição de ações em baixa com alto potencial para render dividendos no futuro. Ele possui fortuna estimada em R$ 2 bilhões somente em ações.

Quem são os maiores investidores do Brasil?

Os maiores investidores do Brasil são Luiz Barsi Filho, Lírio Parisotto, Luiz Alves Paes de Barros, Victor Adler, Guilherme Affonso Ferreira, Joseph Safra e Jorge Paulo Lemann.

Compartilhar