Luiza Trajano: trajetória da fundadora do Magazine Luiza

Saiba mais sobre quem é Luiza Trajano, sua trajetória acadêmica, profissional e pessoal, além de detalhes sobre o futuro da sua empresa.

Nord Research 18/07/2023 11:00 5 min Atualizado em: 21/08/2023 12:57
Luiza Trajano: trajetória da fundadora do Magazine Luiza

Uma das maiores referências brasileiras em termos de empreendedorismo, Luiza Trajano esteve envolvida no ambiente comercial desde criança e alavancou em proporções gigantescas o que era um negócio de família.

Magazine Luiza é, atualmente, uma das maiores redes de varejo do país. À sua frente está a empresária Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, com a responsabilidade de gerir mais de 1000 lojas pelo Brasil.

As unidades estão espalhadas por 16 estados, além de contar com um e-commerce. São mais de 40 mil funcionários, administrados pelo filho da empresária, Frederico Trajano.

Para que você conheça mais sobre a história dessa empreendedora de sucesso, continue a leitura!

Trajetória de Luiza Trajano

Família

Nascida em 9 de outubro de 1951, na cidade de Franca (SP), Luiza Trajano é filha única de Clarismundo lnácio e Jacira Trajano Inácio. Suas grandes influências foram sua mãe e sua tia, esta última também chamada Luiza.

A empresária teve liberdade para desenvolver o empreendedorismo em sua vida, uma vez que sua mãe deixava que pensasse em soluções para seus próprios problemas desde muito nova.

Sua tia trabalhou por quase toda a vida com vendas, mas após se casar resolveu deixar o trabalho. Foi então que o casal adquiriu a loja Cristaleira, que depois viria a se tornar a grande rede varejista, Magazine Luiza.

Luiza Trajano teve a oportunidade de auxiliar no estabelecimento ainda quando criança e, aos 18 anos, passou a trabalhar efetivamente.

Na mesma época, ela conheceu seu marido, Erasmo, na Universidade Federal de Franca. Eles namoraram por seis anos e se casaram em seguida. Após pouco mais de três anos, tiveram o primeiro filho, Frederico Trajano. Em seguida vieram as outras duas filhas, Ana Luiza e a caçula Luciana. Erasmo faleceu em 2009, aos 62 anos, por conta de um infarto.

Formação

Aos 18 anos, Luiza Trajano precisava decidir qual curso superior fazer. Sua ideia era se formar em Psicologia, mas a cidade de Franca ainda não contava com esta graduação em suas universidades.

Dessa forma, a jovem resolveu estudar Direito e Administração, tendo concluído apenas o primeiro curso, em 1972. Luiza nunca praticou a advocacia, pois já estava trabalhando com a expansão da rede Magazine Luiza quando se formou.

Empreendedorismo e Magazine Luiza

A primeira experiência de Luiza Trajano com comércio aconteceu ainda na infância, com 12 anos. Durante suas férias escolares, ela renunciou a diversão e foi ajudar os tios em sua loja como balconista. O estabelecimento, intitulado Cristaleira, vendia lembrancinhas.

A loja havia sido comprada pelo casal, que escolheu seu nome por meio de um concurso feito em uma rádio da cidade.

Quando completou 17 anos, Luiza Trajano foi convidada pelos tios a se tornar uma funcionária do estabelecimento de forma oficial, logo após terminar o ensino médio.

Ela passou por diversas funções, como vendedora, encarregada e gerente. Mas a verdade é que seu destino seria liderar a companhia. Assim, em 1992, ela iniciou o processo de modernização da empresa, contando com diversas inovações, que fariam com que a companhia se tornasse a gigante varejista que é hoje.

Prêmios e homenagens

Durante sua vida profissional, Luiza Trajano recebeu diversos prêmios. O primeiro deles chegou ainda no ano 2000, na premiação “Os Bem Sucedidos”, da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Ela foi a primeira mulher a receber a honraria e o Magazine Luiza foi a empresa de capital fechado pioneira a ser homenageada.

As homenagens seguem desde então, sendo a última ainda em 2022, quando foi eleita Top 3 influenciadoras do LinkedIn no Prêmio iBest do mesmo ano.

É um bom momento para investir nas ações do Magalu?

Recentemente, um evento que reunia diversas lideranças do varejo, contou com a participação de Luiza Trajano e Campos Neto, o Presidente do Banco Central (Bacen). Na ocasião, a empresária fez uma cobrança pública a ele, pedindo pela queda dos juros.

A rede varejista teve um ano de 2022 muito difícil e o pedido vem com o intuito de diminuir o desgaste agora em 2023. Isso porque, quando a Taxa Selic fica alta, a população tem mais dificuldades de acesso ao crédito, fazendo com que consumam menos.

No ano passado, as ações da Magalu (MGLU3) tiveram queda superior a 60%, fazendo com que os investidores tenham maior receio de adquiri-las.

Campos Neto não apresentou indícios de que cogita baixar os juros, mas Luiza Trajano ainda conta que isso vá acontecer em breve, fazendo com que as ações voltem a subir.

No YouTube da Nord Research, você pode checar uma análise sobre as ações da Magalu entre outras para pensar nos próximos passos do seu portfólio de investimentos.

Gostou deste conteúdo? Acesse nosso blog e leia sobre quais são os maiores investidores do Brasil.

Resumindo

Como começou a história da Magazine Luiza?

O Magazine Luiza começou como uma pequena loja de presentes da cidade de Franca (SP). O estabelecimento foi comprado pelo casal Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato, quando ainda se chamava Cristaleira.

Como é a liderança de Luiza Trajano?

Luiza Trajano é uma empreendedora arrojada que assumiu riscos na expansão do seu negócio e continua liderando os rumos da Magalu. Hoje ela atua como presidente do Conselho de Administração da organização.

Compartilhar