Luiz Barsi Filho: o maior investidor individual do Brasil

Luiz Barsi Filho alcançou uma fortuna de bilhões começando do zero. Conheça os princípios que nortearam sua jornada próspera no mundo dos investimentos!

Nord Research 25/07/2023 13:45 6 min
Luiz Barsi Filho: o maior investidor individual do Brasil

Luiz Barsi Filho é o maior investidor pessoa física da bolsa de valores brasileira. É conhecido como o rei dos dividendos pelo seu método de investimentos, que busca ações com alto potencial de distribuir lucros em setores perenes da economia.

Quando o investidor busca alternativas mais rentáveis no mercado financeiro, um caminho natural é o segmento de ações. Nesse contexto, é importante aprender com figuras inspiradoras, donas de uma trajetória de sucesso na bolsa, como Luiz Barsi Filho.

O “método Barsi de investimentos” apresenta um extenso histórico de sucesso com dividendos. Aliás, levou seu criador a construir um patrimônio bilionário, começando do zero.

Neste conteúdo, você entenderá quem é Luiz Barsi Filho e quais são as características da metodologia aplicada por ele. Aprenda um pouco mais sobre o mundo dos dividendos a seguir!

Quem é Luiz Barsi Filho?

Luiz Barsi Filho é o maior investidor pessoa física do Brasil. Ele conta com uma fortuna avaliada em mais de R$ 4 bilhões e a construiu basicamente toda a partir de uma visão diferenciada de mercado. Ele é graduado em Direito e Economia, além de ter concluído curso técnico em contabilidade.

Trajetória de Luiz Barsi Filho

Barsi nasceu em 1939, na cidade de São Paulo (SP), filho de uma família de imigrantes espanhóis. Hoje, apesar de ter vivido uma infância pobre, é o maior investidor pessoa física da bolsa brasileira.

Na infância, o paulista morava em um cortiço no bairro do Brás. Com o falecimento do pai apenas com apenas um ano, ele precisou iniciar no mundo do trabalho de forma precoce assim que atingiu idade suficiente. O primeiro emprego foi como engraxate. Posteriormente, ainda na infância, Barsi foi aprendiz de alfaiate.

A aproximação com o mercado financeiro aconteceu apenas aos 14 anos. Na época, Barsi conseguiu um emprego em uma corretora de valores e, logo depois, começou a estudar contabilidade em um curso técnico.

Formação

Luiz Barsi Filho concluiu curso técnico em contabilidade ainda quando trabalhava na corretora de valores. Posteriormente, realizou duas graduações: Direito, pela Faculdade de Direito de Varginha, e Economia, pela Universidade de São Paulo (USP).

Trajetória nos investimentos

O começo no mundo dos investimentos ocorreu em 1968, com apenas 29 anos. Na época, Barsi investiu com seu próprio salário. Por isso, sua trajetória começa como um pequeno investidor.

Método Barsi

O que diferenciava Barsi de outros investidores era a abordagem de considerar o valor intrínseco dos projetos, buscando empresas lucrativas no longo prazo. Assim, com o tempo, essas organizações se tornavam boas pagadoras de dividendos.

Em 10 anos investindo, o desempenho de Barsi já tinha recursos suficientes para parar de trabalhar, mesmo partindo do salário de contador na corretora de valores. Porém, o investidor prosseguiu não só nos investimentos, mas em diversas outras atividades.

Como Luiz Barsi Filho ficou rico?

Luiz Barsi Filho construiu seu patrimônio com paciência, ao longo de décadas, consistentemente investindo em ações e reinvestindo os dividendos. Seu comportamento no mercado financeiro segue alguns pilares. Confira-os abaixo!

Investimento em valor

O método Barsi é uma abordagem que aplica o investimento em valor (value investing). Nele, o investidor procura aplicar em empresas cujo preço esteja abaixo do que deveriam, considerando o potencial do projeto a partir da sua avaliação pessoal.

Foco no longo prazo

O modus operandi do bilionário se afasta da especulação e prioriza o ganho no longo prazo. Além disso, não se preocupa tanto com as oscilações momentâneas dos ativos.

Busca por dividendos

O método Barsi prioriza a rentabilidade com base na distribuição de lucros que determinadas companhias realizam periodicamente. Outra característica é o reinvestimento constante dos dividendos, criando o “efeito bola de neve” no patrimônio.

Compra e manter as ações

Por fim, Barsi dificilmente vende as suas posições, mesmo após uma grande valorização do preço das ações. O foco é o investimento de longo prazo e a construção de renda passiva com os dividendos.

Em quais ações Luiz Barsi Filho investe?

Barsi costuma selecionar ações de empresas que atuam em setores da economia com demanda constante. São ativos com alta capacidade de atravessar modismos e ciclos econômicos. Além disso, o foco é a capacidade de gerar proventos no longo prazo.

Setores perenes da economia:

  • energia;
  • bancos;
  • telecomunicações;
  • seguros;
  • saneamento básico.

A preferência por essas áreas é uma das particularidades do método Barsi. Petróleo e gás, varejo, turismo e aviação são algumas alternativas que passam longe da carteira do investidor paulista.

Qual é a carteira do Barsi?

De acordo com matéria do portal E-Investidor, do Estadão, a carteira de Luiz Barsi Filho, ao fim de 2022, era composta pelos seguintes ativos:

  • Banco do Brasil (BBAS3);
  • IRB Brasil (IRBR3);
  • Klabin (KLBN11);
  • Suzano (SUZB3);
  • Unipar (UNIP6);
  • Taurus Armas (TASA4);
  • Isa Cteep (TRPL4);
  • Taesa (TAEE11);
  • Cemig (CMIG4).

As escolhas ajudam a ilustrar as características do método próprio do investidor. Além disso, mesmo com um conceito comum de buscar valor, as aplicações são diversificadas por setores da economia, como bancos, seguros e energia.

Contudo, não basta copiar a carteira para começar a investir. Isso porque as participações foram adquiridas há muitos anos e o preço dos ativos aumentou ao longo do tempo.

O ideal é, caso você deseje uma estratégia com dividendos, selecionar ações que possam ser boas pagadoras no futuro.

Por que Luiz Barsi Filho está sendo investigado pela CVM?

Em outubro de 2022, se tornou pública a abertura de uma investigação administrativa da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre Barsi. A entidade de fiscalização do mercado de valores apura se houve o uso de informações privilegiadas em operações envolvendo a Unipar Carbocloro.

Na época, a Unipar tinha interesse na compra da empresa Compass. Nesse sentido, a CVM apura se, por fazer parte do Conselho de Administração da empresa, o bilionário paulista teria obtido a informação antes de vir a público e usado para realizar operações na bolsa.

A apuração é um procedimento que não implica na condenação da pessoa. Há um levantamento para esclarecimento dos fatos e verificar se as suspeitas se comprovam.

Na ocasião, o investidor emitiu uma nota de esclarecimentos, indicando que as informações não estavam cobertas pelo período de silêncio. Além disso, ele alegou que as operações representariam uma mudança mínima em sua participação e seriam de compra, sem qualquer tentativa de lucro especulativo.

Gostou do conteúdo? Confira o artigo “Quem são os maiores investidores do Brasil?” e conheça outras abordagens de sucesso de nomes que atuam no mesmo patamar de Luiz Barsi Filho para inspirar a sua atuação na bolsa de valores!

Resumindo

Onde Luiz Barsi Filho investe?

Em função de sua estratégia de longo prazo, Luiz Barsi Filho investe em setores perenes da economia. Neles, a demanda por produtos e serviços é constante, e as ações conseguem atravessar oscilações momentâneas para pagar bons dividendos. Atualmente, sua carteira de investimentos conta com ativos de empresas como Suzano, Cemig e Banco do Brasil.

Qual é a carteira do Barsi?

Em dezembro de 2022, Luiz Barsi Filho revelou os ativos que compõem sua carteira de investimentos ao portal E-Investidor. Até aquele momento, eles são:

  • Banco do Brasil (BBAS3);
  • IRB Brasil (IRBR3);
  • Klabin (KLBN11);
  • Suzano (SUZB3);
  • Unipar (UNIP6);
  • Taurus Armas (TASA4);
  • Isa Cteep (TRPL4);
  • Taesa (TAEE11);
  • Cemig (CMIG4).

Compartilhar