Lucro prefixado ainda é possível?

Entenda como funciona o lucro de prefixado, o cenário atual e se ainda é possível lucrar com esse investimento, além de outras opções rentáveis.

Nord Research 25/04/2023 10:01 6 min Atualizado em: 25/04/2023 16:02
Lucro prefixado ainda é possível?

Nos últimos meses, os títulos prefixados vêm tendo bom rendimento de 10%. No entanto, será que ainda é possível aproveitar esse momento e ter lucro prefixado?

Para entender melhor, a analista de renda fixa e macroeconomia, Marilia Fontes, explica se ainda vale a pena esse investimento. Acompanhe!

Sumário

Vídeo: Ainda dá tempo de lucrar com títulos prefixados?

Confira no vídeo de Marilia Fontes todos os detalhes sobre como ainda é possível lucrar com títulos prefixados. Aproveite!

O rendimento dos prefixados no início de 2023

Desde o início de março de 2023, os títulos prefixados vêm registrando queda, provocando um efeito positivo de marcação a marcado de aproximadamente 10%. Ou seja, quem comprou Tesouro Prefixado 2029 no início de março e manteve o título em sua carteira já ganhou 10% de lucro em apenas dois meses.

Além disso, quem optou, no início de março de 2023, pelo IPCA + 2035 ou IPCA + 2045, teve ganhos de 7,5% nesse mesmo período. Por outro lado, quem investiu na Bolsa de Valores perdeu aproximadamente 3,5%.

Isso acontece porque com a marcação a mercado, quando as taxas de juros caem, os títulos se valorizam.

Como funciona a marcação a mercado?

Para entender a relação entre a queda das taxas de juros e a valorização dos títulos, é preciso compreender o que é a marcação a mercado.

De forma simples, a marcação a mercado é o efeito de ativos financeiros que consiste em atualizar o valor desses ativos com base no preço de mercado atual (do dia). Dessa forma, o valor do título pode variar conforme as condições de mercado.

Assim, se a taxa de juros do mercado cair, o valor do seu título subirá, pois ele passa a ser mais atrativo em comparação a outros títulos disponíveis no mercado. Então, o investidor ganha um bom valor com esse rendimento.

Por que as taxas dos prefixados estão caindo?

As taxas de longo prazo estavam em torno de 13,75%, um valor bastante alto. No entanto, segundo o último relatório do Copom (Comitê de Política Monetária) em março de 2023, o valor da taxa Selic também está 13,75%

Isso significa que as projeções do mercado eram que a Taxa Selic ficaria estável, em alta, nos próximos anos. Essa projeção ocorreu por conta das incertezas com o novo governo. Acreditava-se que poderia haver imprudência e aumentar os déficits fiscais de forma ilimitada e as taxas de juros se manteriam altas.

No entanto, esse cenário mudou após o anúncio do Novo Arcabouço Fiscal, que estabelece um piso de investimento e limite de gastos e, ao longo do tempo, garante uma redução do déficit que fará com que a dívida PIB caia no futuro.

Ou seja, o mercado previa um cenário de déficit crescente, mas o Novo Arcabouço Fiscal vislumbra um déficit que será gradativamente reduzido. Dessa forma, já é possível operar com taxas de juros mais baixas, especialmente as de longo prazo.

Ainda dá tempo de aproveitar a alta dos prefixados?

Os prefixados de curto prazo estão precificando um ciclo de queda bastante relevante. Portanto, já não têm tanto o que gerar de lucro. Por outro lado, os prefixados de longo prazo ainda têm espaço para gerar lucro.

Os problemas dos títulos prefixados

O grande problema dos títulos prefixados é que o atual presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, deixará o cargo em dezembro de 2024, que será ocupado por um indicado do presidente Lula.

Essa mudança gera receio no mercado porque se acredita que a nova gestão pode deixar as taxas de juros mais baixas e a inflação mais alta. Algo parecido com o que aconteceu em 2012, durante o segundo mandato de Lula.

Nesse caso, os prefixados não devem performar muito bem. No entanto, esse é um cenário favorável para os títulos IPCA + porque, se o Banco Central manter a taxa nominal mais baixa, ao passo que a inflação estiver mais alta, os títulos IPCA + tendem a ter melhores lucros.

Melhores opções de investimentos

Dessa forma, os títulos IPCA + são opções mais recomendáveis nesse cenário. Aliás, os CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e os CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) são dois tipos de investimentos de renda fixa ainda mais recomendáveis, porque são isentos de Imposto de Renda.

Ainda, para você ficar por dentro dos melhores CRIs e CRAs para seus investimentos, assine o Renda Fixa Pro e tenha acesso a informações atualizadas sobre o cenário macroeconômico e as melhores oportunidades em renda fixa.

Qual o melhor investimento para este momento?

No atual cenário, os melhores investimentos em renda fixa são os títulos IPCA +, CRIs e CRAs. Já na renda variável, existem boas opções com as Growth Companies (empresas de crescimento).

Essas empresas apostam muito em crescimento, mas os lucros vêm só no futuro, quando estão mais maduras. Dessa forma, quando as taxas de juros sobem, esse valor futuro fica menor e elas têm muitas quedas na Bolsa.

Nos últimos meses, houve empresas de crescimento que tiveram queda de até 80% nas ações da Bolsa, porém elas têm bons resultados e perspectivas de crescimento a longo prazo. Ou seja, conforme as taxas de juros começam a cair, há uma melhora nessas empresas de crescimento que foram muito descontadas.

As aplicações em renda fixa demonstram ser o melhor investimento no atual cenário.

No entanto, é preciso muita atenção porque nem toda empresa de crescimento é uma boa opção, uma vez que existem aquelas que prometem muitos mais que podem oferecer.

Por isso, para saber escolher as empresas que estão em crescimento e são boas oportunidades, você deve conhecer a carteira da série Nord 10x com empresas com capacidade de crescer até 10 vezes com a queda dos juros.

Conclusão

Neste artigo, entendemos por que os títulos prefixados estão com bons rendimentos nos últimos meses, o que aconteceu após uma queda nos juros que não era esperada pelo mercado.

Além disso, vimos que apesar de os títulos prefixados de longo prazo ainda serem uma boa opção, existem outras boas indicações de investimentos, como títulos IPCA +, CRIs e CRAs na renda fixa. Já na renda variável, uma dica é conhecer as Growth Companies (empresas de crescimento) que podem dar bons resultados.

Acompanhe o blog da Nord Research para se atualizar de todas as novidades do mercado financeiro e não perder dicas como essa.

Compartilhar