London Stock Exchange (LSE): como investir pela bolsa de valores de Londres

Investir na London Stock Exchange, uma das maiores bolsas de valores do mundo, é uma opção de diversificação internacional de portfólio. Confira!

Nord Research 07/07/2023 13:34 5 min
London Stock Exchange (LSE): como investir pela bolsa de valores de Londres

É possível investir na bolsa de valores de Londres, a London Stock Exchange (LSE), sem sair do Brasil, aproveitando o retorno financeiro de grandes empresas e diversificando a carteira.

Você já considerou investir o seu dinheiro em empresas britânicas para diversificar a carteira de investimentos? É possível fazer isso pela London Stock Exchange (LSE), uma das maiores bolsas de valores do mundo.

Com isso, você busca outras oportunidades de retorno financeiro e participa do movimento econômico global. Afinal, a LSE é o lar de diversas companhias renomadas, como gigantes do setor financeiro, corporações de tecnologia inovadoras, fabricantes de automóveis, entre outras.

Além disso, a London Stock Exchange se manteve firme mesmo em meio a guerras, crises econômicas, epidemias e outros desafios passados. Esse é um fato importante por sinalizar a estabilidade da bolsa, característica que ajuda a proteger os investimentos.

Então, já se animou ao pensar em fazer parte desse mundo de investimentos? Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!

O que é a London Stock Exchange (LSE)?

A London Stock Exchange (LSE) é uma bolsa de valores localizada em Londres, no Reino Unido. Por meio dela, empresas britânicas e de outros países vendem suas ações — porcentagem de seu capital social — para captar recursos. Assim, pessoas físicas e jurídicas podem comprá-las para se beneficiar do crescimento das mesmas.

Além disso, é possível investir em outros produtos pela LSE, como depositary receipts (DRs), títulos de dívida e debt securities. Ou seja, existem diversas opções de investimento, o que permite a diversificação da carteira para além das ações da bolsa brasileira, a B3.

Como funciona a London Stock Exchange?

A London Stock Exchange tem um lugar físico em Londres, mas também funciona digitalmente, por meio de computadores e smartphones. Em todos os ambientes ela divide as empresas britânicas e as demais participantes em listas internas, como:

  • Professional Securities Market (PSM) — destinada a empresas de médio e grande porte que desejam atrair investidores profissionais com títulos de dívida e depositary receipts (DRs);
  • Alternative Investment Market (AIM) — lista voltada para companhias menores e em estágio de crescimento;
  • Specialist Funds Market (SFM) — lista seleta e especializada que engloba corporações de maior desenvolvimento.

Essas diferentes listas internas existem para permitir que os investidores escolham o mercado melhor adaptado às necessidades de cada um. Além da listagem, a London Stock Exchange tem um índice de ações — assim como as demais bolsas de valores pelo mundo.

Trata-se do FTSE 100, espécie de “termômetro” que mede a saúde do mercado de ações do Reino Unido. Ele acompanha as 100 maiores empresas listadas na LSE para entender o panorama da economia e o desempenho do mercado de ações britânico.

Qual é a importância da London Stock Exchange?

Há alguns fatores que conferem grande importância à London Stock Exchange. Um deles é a sua participação histórica no mercado financeiro. Fundada em 1571, ela é uma das bolsas de valores mais antigas do mundo e serviu como referência para o desenvolvimento de muitas outras desde então. Além disso, trata-se da segunda maior de todo o continente europeu em termos de capitalização.

De modo geral, ela também desempenha papel fundamental na economia do Reino Unido e no mercado global. Ao abrir o capital e listar suas ações na LSE, as corporações podem atrair investidores e levantar fundos em um mercado muito forte como o Reino Unido, que opera em libra, uma das moedas mais valorizadas do mundo.

Além disso, a LSE tem regras e regulamentos rigorosos para as empresas listadas, garantindo a divulgação adequada de informações financeiras e operacionais para a tomada de decisão dos investidores. Isso eleva a torna referência em termos de transparência e a confiança dos investidores.

Como investir pela London Stock Exchange?

Para investir na London Stock Exchange, sem sair do Brasil, siga os passos abaixo!

Escolha uma coretora no exterior

Primeiro, você precisa encontrar uma corretora que ofereça acesso à LSE. Existem muitas disponíveis, tanto em ambientes físicos quanto on-line. Assim, pesquise e compare as opções para encontrar uma confiável e que atenda às suas necessidades.

Abra uma conta

Após selecionar a corretora, você precisa abrir uma conta de investimento. Isso geralmente envolve fornecer informações pessoais e financeiras — como comprovante de residência e extrato bancário —, além de concordar com os termos e condições da corretora.

Deposite fundos na conta do exterior

Após abrir a conta, é necessário depositar dinheiro do Brasil para ela. Isso pode ser feito por transferência bancária ou outros métodos de pagamento aceitos pela instituição.

Faça sua pesquisa

Antes de investir, é importante realizar uma pesquisa adequada. Analise as empresas listadas na LSE, examine seus relatórios financeiros, observe o desempenho passado das ações e considere as perspectivas futuras.

Você também pode buscar aconselhamento de uma casa de análise de investimentos focada no pequeno investidor, como a Nord Research, para tomar decisões mais embasadas. Assim, os especialistas ajudam a selecionar as melhores opções de acordo com seu perfil e objetivos.

Monitore seus investimentos

Após fazer o investimento, é importante acompanhar regularmente o desempenho de suas ações. Para isso, verifique as notícias relevantes, acompanhe os relatórios financeiros e avalie se suas estratégias implementadas estão alinhadas com seu perfil de investidor e objetivos.

Como visto, investir na London Stock Exchange pode trazer bons retornos para o investidor. Porém, saiba que toda aplicação envolve riscos. Logo, é importante se preparar para lidar com a volatilidade do mercado e ter uma estratégia para minimizar os riscos.

A Nord Research pode instruir você nesse caminho para a implementação de uma estratégia mais segura e que consiga maximizar os lucros. Saiba mais sobre isso ao se cadastrar em nossa plataforma gratuita!

Resumindo

Qual é a bolsa de valores de Londres?

A bolsa de valores de Londres é a London Stock Exchange, uma das instituições mais antigas do ramo com quase 500 anos de história. Ela é a segunda maior bolsa do continente europeu e uma das principais ao redor do mundo.

O que significa a sigla FTSE?

A sigla FTSE significa Financial Times Stock Exchange. Trata-se de um índice presente na London Stock Exchange, a bolsa de valores londrina, que representa as 100 maiores empresas listadas no mercado britânico. Esse indicador é tido como um dos principais termômetros da economia global.

Compartilhar