Fed mantém os juros nos EUA e sinaliza reduções neste ano

O banco central americano decidiu manter a taxa básica de juros entre 5,25% e 5,50%

Christopher Gomes Galvão 20/03/2024 17:20 2 min
Fed mantém os juros nos EUA e sinaliza reduções neste ano

O Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, decidiu nesta quarta-feira, 20, manter a taxa básica de juros entre 5,25% e 5,50%.

Sem grandes surpresas na decisão, as atenções estavam para as projeções da autoridade monetária e para a entrevista coletiva com o presidente do Fed, Jerome Powell.

Powell disse ser apropriado cortar juros em algum momento este ano devido à desinflação em curso, apesar de não nos antecipar quando esse movimento irá acontecer.

Jerome Powell também que os últimos dados de inflação mais pressionados podem ter sido impactados por efeitos sazonais.

A visão de que a economia está caminhando para a meta de 2,0% se mantém
.

Na nossa leitura, a mensagem é de que é preciso analisar mais dados para ter a certeza de que a inflação está avançando para a meta de forma sustentável. 

Os números projetados pelo Fed vieram com uma leitura de uma atividade mais forte, como reflexo dos dados acima do esperado nos últimos meses.

Em relação ao trimestre anterior, as projeções para o PIB de 2024 passaram de 1,4% para 2,1%. Para 2025, passou de 1,8% para 2,0%. Além disso, a taxa de desemprego projetada para este ano caiu de 4,1% para 4,0%.

E relação à inflação, as projeções para o núcleo do PCE (inflação ao consumidor) subiu de 2,4% para 2,6%.

Mesmo com os números mais fortes, as projeções para a taxa básica de juros seguiram em uma queda acumulada de 75 basis points para esse ano. Já para 2025, as quedas projetadas passaram de 100 bps para 75 bps.

Reação do mercado

Apesar das mudanças nas projeções, a interpretação do mercado em relação ao comunicado e às falas do Powell foram mais dovish, sendo refletidos nos preços dos ativos.

O juro de 2 anos está caindo cerca de 6 bps, enquanto o de 5 anos está caindo 4 bps, trazendo benefícios para as bolsas.

Após a reunião, o mercado passou a precificar 68% de probabilidade de o Fed iniciar os cortes em junho. Ontem, essa probabilidade se encontrava em 56%.

A discussão é e continuará sendo sobre o momento que o Fed cortará pela primeira vez, e os próximos dados ganharão cada vez mais relevância nessa discussão.

Compartilhar