JBS (JBSS3) aprova a proposta de dupla listagem e ações caem; entenda

A JBS anunciou na manhã desta sexta-feira, 23, que a estrutura de dupla listagem (NYSE com ações primárias e B3 com BDRs) foi aprovada na AGE

Nord Research 23/05/2025 16:54 2 min
JBS (JBSS3) aprova a proposta de dupla listagem e ações caem; entenda

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 23, a JBS (JBSS3) aprovou a proposta referente à dupla listagem de suas ações. Os acionistas tiveram até a última segunda-feira, dia 19, para encaminhar seus votos à distância. 

Apesar de terem acumulado alta de mais de +2% ao longo do pregão, seus papéis operavam em queda de -0,28% às 16h30.

Entenda a dupla listagem da JBS

Sob a nova estrutura da dupla listagem, as ações da JBS serão negociadas na NYSE, com BDRs correspondentes na B3. A estrutura inclui ações Classe A, com direito a um voto por ação, e Classe B, com dez votos por ação. 

A nova estrutura trouxe dúvidas em relação à governança corporativa, que pode aumentar os poderes dos controladores e prejudicar os acionistas minoritários da companhia.

A expectativa é que as ações comecem a ser negociadas na Bolsa de Nova York em 12 de junho.

A dupla listagem é positiva para o acionista da JBSS3?

A JBS enviou uma carta aos acionistas defendendo a proposta, alegando que a dupla listagem poderia desbloquear valor para as ações e expandir sua capacidade de investimento. 

Além disso, a empresa informou que a proposta aumentará a transparência e fortalecerá a governança, atraindo uma base mais ampla de investidores com maior capacidade financeira. 

A medida também deve ampliar a flexibilidade para emissões de ações destinadas ao financiamento de oportunidades de crescimento e redução de alavancagem, além de possibilitar a diminuição do custo de capital, permitindo à companhia competir em condições mais equilibradas com seus pares globais.

E se a listagem nos EUA não for aprovada? 

Diante da valorização recente dos papéis da JBS, com a expectativa de dupla listagem, uma eventual desaprovação poderia pressionar as ações no curto prazo. 

Vale a pena investir em JBSS3?

A JBS é uma das maiores empresas de processamento de carnes do mundo. Apesar do melhor momento financeiro, não enxergamos uma assimetria favorável em suas ações. Além disso, o risco de governança na JBS não é novidade, como acompanhamos ao longo dos últimos anos.

Assim, mesmo negociando a 8x lucros e 5x Ebitda, a margem de segurança é baixa, considerando os riscos envolvidos na tese. Por esse motivo, preferimos ficar de fora de JBSS3.

Tópicos Relacionados

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.