JBS (JBSS3) avança rumo à dupla listagem, na B3 e em NY; entenda a proposta
A assembleia decisiva ocorre em 23 de maio

As ações ordinárias da JBS (JBSS3) operam em alta, desde o início desta semana, com um avanço de aproximadamente +2,8%, a R$ 42,01. Com isso, o valor de mercado da empresa passava de R$ 93 bilhões.
O movimento de alta é impulsionado pela proposta de dupla listagem da JBS, na B3 e na NYSE. A assembleia geral referente à proposta para ter as ações negociadas nos EUA está agendada para esta sexta-feira, 23 de maio.
No entanto, os acionistas tiveram até a última segunda-feira, dia 19, para encaminhar seus votos à distância.
Qual é a proposta de dupla listagem da JBS?
A JBS propôs uma reestruturação societária para listar suas ações na NYSE, com BDRs correspondentes na B3. A estrutura inclui ações Classe A, com direito a um voto por ação, e Classe B, com dez votos por ação.
Essa nova estrutura trouxe dúvidas em relação à governança corporativa, que pode aumentar os poderes dos controladores e prejudicar os acionistas minoritários da companhia.

A dupla listagem é positiva para o acionista da JBSS3?
A JBS enviou uma carta aos acionistas defendendo a proposta, alegando que a dupla listagem poderia desbloquear valor para as ações e expandir sua capacidade de investimento.
Além disso, a empresa informou que a proposta aumentará a transparência e fortalecerá a governança, atraindo uma base mais ampla de investidores com maior capacidade financeira.
A medida também deve ampliar a flexibilidade para emissões de ações destinadas ao financiamento de oportunidades de crescimento e redução de alavancagem, além de possibilitar a diminuição do custo de capital, permitindo à companhia competir em condições mais equilibradas com seus pares globais.
E se a listagem nos EUA não for aprovada?
Diante da valorização recente dos papéis da JBS, com a expectativa de dupla listagem, uma eventual desaprovação poderia pressionar as ações no curto prazo.
Vale a pena investir em JBSS3?
A JBS é uma das maiores empresas de processamento de carnes do mundo. Apesar do melhor momento financeiro, não enxergamos uma assimetria favorável em suas ações. Além disso, o risco de governança na JBS não é novidade, como acompanhamos ao longo dos últimos anos.
Assim, mesmo negociando a 8x lucros e 5x Ebitda, a margem de segurança é baixa, considerando os riscos envolvidos na tese. Por esse motivo, preferimos ficar de fora de JBSS3.

