Informe de rendimentos: saiba o que é e onde conseguir esse documento

Precisa declarar seu imposto de renda e não sabe o que é informe de rendimentos? Entenda o que é e como conseguir esse documento.

Nord Research 10/12/2023 12:00 6 min Atualizado em: 04/01/2024 11:41
Informe de rendimentos: saiba o que é e onde conseguir esse documento

Sumário

O informe de rendimentos é um documento essencial para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Ele deve ser usado no momento da declaração e é emitido pelos bancos e instituições financeiras. Porém, você sabe como conseguir o seu?

Acompanhe o artigo abaixo e entenda o que é informe de rendimentos e veja o passo a passo para conseguir o documento. 

O que é o informe de rendimentos?

O informe de rendimentos é um documento que mostra quanto uma pessoa ganhou durante um ano. Por exemplo, o comprovante de rendimentos de 2024 deve incluir o que a pessoa ganhou do dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2023.

Esse documento é obrigatório para fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física e resume os ganhos em um período específico. Ele também pode ser solicitado ao pedir empréstimos, financiamentos de imóveis ou ao tentar aumentar o limite de crédito em bancos.

Basicamente, o informe de rendimentos é uma prova para a Receita Federal de quanto uma pessoa ganhou. 

Quais são os tipos de informes de rendimentos?

Existem diferentes tipos de informes de rendimentos, e eles variam conforme a fonte dos ganhos. Alguns tipos comuns são:

  • Trabalho assalariado: apresenta os ganhos provenientes de empregos assalariados, incluindo salários, bônus e benefícios;
  • Trabalho autônomo ou Profissional liberal: detalha os rendimentos obtidos por profissionais autônomos, como freelancers, consultores e prestadores de serviços;
  • Aposentadoria e pensão: relata os ganhos provenientes de aposentadorias do INSS, pensões e outros benefícios previdenciários;
  • Rendimentos de aluguel: apresenta os rendimentos provenientes da locação de imóveis, incluindo aluguéis recebidos ao longo do ano;
  • Rendimentos de Investimentos: detalha os ganhos provenientes de investimentos, como juros, dividendos e ganhos de capital;
  • Rendimentos de Instituições Financeiras: inclui informações sobre juros, saldos médios e outros rendimentos provenientes de contas bancárias, poupanças e investimentos;
  • Benefícios do Governo: ganhos provenientes de benefícios sociais, como Bolsa Família e outros programas governamentais;
  • Participação em sociedades: apresenta os ganhos obtidos por sócios em empresas e sociedades;
  • Participação em consórcios: detalha os rendimentos obtidos por meio de participação em consórcios.

Como faço para conseguir o informe de rendimentos?

Para conseguir o informe de rendimentos, você pode acessar o Portal e-CAC da Receita Federal, com o uso do código de acesso ou da conta gov.br. Lá, você pode consultar os rendimentos informados por fontes pagadoras, como empregadores, bancos, previdência social, etc. Você vai precisar dessas informações para preencher a sua Declaração de Imposto de Renda.

O informe de rendimentos é um documento importante para a declaração do imposto de renda. 

Você também pode obter o informe de rendimentos diretamente com as fontes pagadoras, que devem fornecer o documento até o final de fevereiro de cada ano. Algumas fontes pagadoras disponibilizam o informe de rendimentos pela internet, como o INSS23, ou por e-mail, telefone ou correio.

Se for necessário solicitar o seu, em geral, o passo a passo para conseguir seu informe de rendimentos é o seguinte:

  • Acesse sua conta no site de seu banco ou instituição financeira;
  • Localize uma sessão de comprovantes ou documentos fiscais;
  • Selecione o ano referente ao informe de rendimentos desejado;
  • Faça o arquivo em PDF ou imprimir a versão física
  • Salve o documento em um local seguro para quando precisar. 

Como conseguir o informe de rendimentos de investimentos?

Se você tem investimentos, também é preciso ter o informe de rendimentos de seus investimentos para a Declaração de Imposto de Renda. 

Para conseguir o documento, é necessário solicitá-lo à fonte pagadora dos rendimentos. Isso pode ser feito online, nos sites das empresas ou instituições financeiras.

Independentemente de a aplicação ser tributada ou isenta de impostos, é importante informar à Receita Federal sobre os ganhos obtidos. Entenda cada tipo de investimento. 

Informe de rendimentos de Renda Fixa

Ao investir em títulos de renda fixa, a Receita Federal faz automaticamente uma checagem dos dados fornecidos pelo investidor com as informações enviadas pelo banco ou corretora. 

Geralmente, para investimentos em renda fixa, como CDB e Tesouro Direto, as corretoras e bancos são responsáveis pelo recolhimento de tributos e pelo envio do Informe de Rendimentos aos clientes. Cada instituição disponibiliza os informes de forma diferente, mas normalmente enviam no e-mail do investidor.

Informe de rendimento de Fundos Imobiliários

Os informes de rendimentos dos Fundos Imobiliários (FII) são enviados por correio ou e-mail, conforme o endereço cadastrado na corretora de valores. Atualmente, a maioria das instituições envia por e-mail. 

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.

Informe de rendimento de Ações

No caso de investimentos em ações, as instituições financeiras não são obrigadas a enviar o informe automaticamente. O investidor precisa procurar o banco ou corretora onde suas ações estão custodiadas, geralmente no home broker. 

Ainda que as instituições não sejam obrigadas, também é comum que elas enviem o documento via e-mail. 

Quando o banco libera o Informe de rendimentos 2023?

O prazo para o banco ou outras instituições liberarem o informe de rendimentos é sempre antes do início do prazo para o contribuinte fazer sua declaração de Imposto de Renda. Geralmente no início do ano, em geral, pode-se esperar que esses documentos estejam disponíveis a partir de janeiro até o final de fevereiro. 

Caso você não receba o informe de rendimentos no prazo, é preciso entrar em contato com a instituição para solicitar o documento. 

O prazo para os bancos liberarem o informe de rendimentos de 2023 ainda não foi divulgado pela Receita Federal, mas deve ser até o último dia útil de fevereiro de 2024. 

O que fazer se a empresa não entregar o Informe de rendimentos?

Caso a empresa não forneça o informe de rendimentos dentro do prazo estabelecido, você deve entrar em contato com o setor responsável para solicitar o documento. 

No caso de bancos e outras instituições financeiras, normalmente, você mesmo pode encontrar o documento no site ou aplicativo da instituição. 

É fundamental garantir que todas as informações estejam corretas e completas antes de realizar a declaração do Imposto de Renda.

Conclusão

Neste artigo entendemos que o informe de rendimentos é um documento fundamental para declarar os ganhos financeiros de uma pessoa durante um ano, sendo obrigatório para a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Para conseguir o documento é preciso solicitar para as empresas, bancos ou corretoras. Geralmente, essas próprias instituições enviam o documento via e-mail.  

No caso de investimentos, também é preciso de um informe de rendimentos. Ainda, esse documento deve ser entregue entre janeiro e fevereiro, antes do prazo para a declaração de Imposto de Renda. 

Fique atento ao prazo para entregar o Imposto de Renda 2024. Acompanhe o blog da Nord Research para receber atualizações sobre a entrega do documento e outras notícias importantes do mercado financeiro.

Compartilhar