Índice Dow Jones (DJIA): o que é e sua importância

Leia este artigo e saiba mais sobre o que é o Índice Dow Jones (DJIA), como ele funciona, a importância e como começar a fazer aplicações nele.

Nord Research 24/05/2023 16:02 7 min Atualizado em: 16/08/2023 19:27
Índice Dow Jones (DJIA): o que é e sua importância

Fazer aplicação em ações é um dos principais desejos de quem quer começar a investir no mercado acionário. No caso da bolsa de valores norte-americana, é muito importante conhecer o Índice Dow Jones antes de usar seu capital.

Quem conhece o mercado de ações sabe que as duas maiores bolsas do mundo estão alocadas nos Estados Unidos. Por isso, acompanhar o Índice DOW Jones (DJIA) é imprescindível para quem quer investir na Bolsa norte-americana.

Além disso, mudanças nesse índice não impactam apenas o mercado financeiro estadunidense, mas também bolsas de valores de vários outros países.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre esse tema, qual sua função no mundo dos investimentos e quais empresas fazem parte desse índice. Acompanhe:

Sumário

O que é o índice Dow Jones?

Dow Jones é um índice utilizado para mostrar em que situação se encontra o mercado acionário dos Estados Unidos. Suas informações baseiam-se na cotação de 30 companhias locais.

Essas empresas guiam aquelas que têm capital aberto. Isso acontece por se tratar de instituições com liderança no mercado e com alta liquidez em suas aplicações.

Analisar o Índice Dow Jones é importante na hora de identificar quais são as melhores opções de ações na bolsa de valores.

Vale ressaltar que o DJIA não é utilizado como indicador em empresas de transportes ou de serviços de utilidade pública. Esses nichos contam com seus próprios índices, derivados do Dow Jones.

Como funciona o Índice Dow Jones?

As empresas que compõem o Índice Dow Jones representam diversos setores da economia norte-americana. São 30 empresas avaliadas e distribuídas em várias atividades. Atualmente, boa parte das companhias do indicador são da área da saúde.

Outra fatia do índice está ligada às empresas dos setores de tecnologia e consumo.

O cálculo do índice é obtido pela soma do valor das ações das empresas, dividido pela quantidade de ações. A divulgação é realizada sob o formato de pontos. Muitas das empresas que formam o índice podem ser negociadas no Brasil por meio de BDRs.

Qual sua importância para o mercado financeiro?

O Índice Dow Jones não foi o primeiro a ser criado no mundo, mas é um dos mais antigos, criado ainda em 1896. Por essa razão, é considerado um indicador muito tradicional no mercado financeiro, fazendo com que sua credibilidade seja referência.

Sua importância se dá pelo fato de ser uma boa forma de analisar o cenário atual do mercado acionário. Além disso, é possível utilizá-lo como um estudo no investimento de ações.

O DJIA é essencial no mercado de ações norte-americano por ser uma forma eficaz de avaliar o comportamento das companhias de capital aberto. Assim, sua principal característica é a de guiar os investidores na hora da escolha de suas aplicações.

Esse índice não considera todas as empresas de capital aberto no país. Apenas 30 delas são utilizadas na hora de avaliar o mercado acionário.

Para calcular o DJIA é preciso somar o preço das ações de todas as companhias e depois dividir esse total por uma constante denominada divisor Dow. Caso haja alguma mudança em sua estrutura, o resultado pode ser ajustado.

Quais empresas compõem o índice Dow Jones?

Atualmente, 30 companhias de capital aberto compõem o indicador Dow Jones. Veja quais são elas:

  • American Express (Serviços financeiros);
  • Amgen (bio-farmacêutica);
  • Apple (Hardware e equipamentos tecnológicos de alta performance);
  • Boeing (Aeroespacial e Defesa);
  • Caterpillar (Engenharia Industrial);
  • Chevron (Produção de petróleo e gás);
  • Cisco Systems (Empresa de telecomunicação);
  • Coca-Cola (Fabricante de bebidas);
  • Dow (Fabricante de produtos químicos);
  • Goldman Sachs Group (Serviços financeiros)
  • Home Depot (Varejo geral)
  • Honeywell International (Engenharia aeroespacial);
  • IBM (Hardware e equipamentos tecnológicos de alta performance);
  • Intel Corporation (Hardware e equipamentos tecnológicos de alta performance);
  • Johnson & Johnson (Indústria farmacêutica e biotecnologia);
  • JPMorgan Chase (Bancos);
  • McDonald’s (Fast Food);
  • Merck (Indústria farmacêutica);
  • Microsoft (Hardware, software, Games e entretenimento);
  • Nike (Bens de uso pessoal);
  • Procter & Gamble (Bens de uso pessoal);
  • Salesforce.com (Tecnologia);
  • The Travelers Companies (Seguros de não vida);
  • UnitedHealth Group Inc (Serviços e equipamentos de bem-estar e saúde);
  • Verizon (Empresa de telecomunicação);
  • Visa (Serviços Financeiros);
  • Walgreen’s (Varejo alimentar e de medicamentos);
  • Walmart (Varejo geral);
  • Walt Disney (TV e Mídia);
  • 3M (Indústrias gerais).

Basicamente, o DJIA fica dividido entre setores da saúde, tecnologia da informação, bens e serviços industriais, finanças, bens de consumos essenciais, serviços de comunicação, energia, bens de consumo discricionário e matérias-primas e semimanufaturados.

Mas não é qualquer empresa que pode fazer parte do índice Dow Jones. Como citamos anteriormente, o país estadunidense conta com centenas de empresas com capital aberto, mas apenas parte delas compõe o indicador.

Isso acontece porque existem alguns requisitos para participar do índice. Primeiramente, a companhia deve estar sediada nos Estados Unidos. Além disso, há a obrigatoriedade que a maioria dos seus rendimentos sejam conquistados no país.

Outro pré-requisito importante é que essas empresas precisam ser parte do S&P 500, outro índice acionário, voltado para negócios com capitalização em grande escala.

Por conta dessa amostragem de empresas no DJIA, podemos afirmar que as ações não são selecionadas por quantidade. A escolha é realizada por meio de um Comitê de Índice, considerando algumas questões relevantes de cada companhia.

Para ser uma das empresas do indicador Dow Jones, são considerados o crescimento sustentável de cada uma, sua credibilidade no mercado e o interesse demonstrado pelos investidores.

Esses três aspectos também contribuem para o preço dos ativos. Afinal de contas, quanto maior a reputação, mais importante é essa aplicação. Sendo assim, o Comitê avalia o valor atual de cada ação, antes de definir se ela fará parte ou não do DJIA.

As empresas citadas acima são as atuais participantes do Índice Dow Jones, mas podem ocorrer mudanças. Mas elas acontecem apenas quando é realmente preciso, em uma mudança de valores em ações de empresas de grande porte.

Caso haja uma alteração muito significativa no indicador, os investidores são avisados com alguns dias de antecedência.

Como acompanhar o DJIA?

Agora que você já entende como funciona o Índice Dow Jones, que tal descobrir como acompanhá-lo?

Como vimos anteriormente, o índice pode sofrer mudanças em sua composição. Isso acontece porque as empresas são escolhidas de acordo com sua reputação. Por isso, é muito importante saber como analisar as movimentações em tempo real.

Em seu site oficial é possível acompanhar diversas informações sobre o índice, como retorno de valores integrais ou até mesmo o líquido. Assim, o investidor consegue ter uma ideia a respeito do desempenho do índice, considerando todas as variáveis.

Dentre os dados apresentados estão: retorno acumulado do mês, do trimestre e do ano.

Essa é uma das maneiras de acompanhar o índice, mas outra possibilidade é contar com uma corretora de investimentos. Com ela é possível ter acesso a dados detalhados, que vão trazer mais facilidade na hora de acompanhar suas aplicações.

Já aqueles que resolverem investir em um ETF, poderão receber as informações por meio do seu home broker, plataforma digital para a compra e venda de ativos. Para isso, basta fazer a pesquisa com código (ticker) da sua ação, incluindo detalhes sobre o índice que deseja verificar.

Como investir no Dow Jones?

O investidor não consegue investir diretamente no Dow Jones, afinal, estamos falando de um índice, utilizado apenas como referência. Basicamente, os índices permitem auxiliar na hora de escolher os tipos de investimentos que vão compor a carteira.

O que pode ser feito é a aquisição de papéis que façam parte do DJIA. Além disso, é possível adquirir BDRs de ações norte-americanas, mesmo estando no Brasil.

Outra possibilidade consiste em fazer aplicações em Exchange Traded Funds (ETFs), conhecidos também como fundos de índice. O objetivo principal dessa modalidade é a utilização do desempenho desses indicadores.

Em resumo, tanto com BDRs quanto com os ETFs é possível ter acesso a cotas de fundos das empresas estadunidenses. Mas essa possibilidade não acontece na Bolsa de Valores brasileira (B3), pois seus produtos financeiros não estão ligados ao Índice Dow Jones.

De qualquer maneira, a melhor opção é encontrar uma assessoria para encontrar a melhor opção bolsa de valores americanas.

Além disso, um profissional pode contribuir com o acompanhamento das aplicações e das variações do índice no mercado acionário. Para contribuir com essa etapa tão importante, conte com a Nord Research.

Resumindo

O que é o Índice de Sustentabilidade Dow Jones?

Também conhecido como DJSI World, esse é um índice voltado para gestão ambiental e econômica. Seu objetivo é avaliar os indicadores de sustentabilidade em várias partes do mundo, reconhecendo esforços e iniciativas no âmbito social.

Por que o nome Dow Jones?

O DJIA foi criado no ano de 1896 por um colunista do “The Wall Street Journal”. O índice levou seu nome, Charles Dow. Seu trabalho consistia em escrever artigos para um dos jornais econômicos mais importantes dos Estados Unidos.

Como aplicar no Índice Dow Jones?

Não é possível fazer aplicações em um índice, mas sim utilizá-lo como indicador na escolha das ações que farão parte da sua carteira. Por essa razão, a forma mais direta de investir no DJIA, é comprando ações que compõem esse índice.

Compartilhar