Confiança do consumidor nos EUA cai a 86 em abril
Índice representa as incertezas da população sobre os próximos meses da economia americana

O índice de confiança do consumidor nos EUA caiu de 93,9 pontos para 86,0, abaixo das expectativas de 88,0. Esse é o menor resultado desde maio de 2020 (85,9) e representa uma queda acentuada desde fevereiro, quando se encontrava em 100,1.
É interessante observar que a recente queda do índice tem sido impulsionada, em grande parte, pela retração do índice de expectativas — indicador que reflete a percepção quanto às condições de negócios e emprego para os próximos meses. Esse índice recuou de 66,9 para 54,4, atingindo, assim, o menor nível desde outubro de 2011, quando marcou 50,0.
Enquanto isso, o índice de situação atual — indicador que representa a avaliação das condições atuais de negócios e empregos — vem apresentando quedas bem mais modestas, caindo de 134,4 para 133,5, o menor patamar desde setembro de 2024 (123,8).

Ou seja, o dado mostra uma clara relação entre as incertezas sobre o futuro da economia americana em meio à guerra comercial promovida por Trump.
Por outro lado, o sentimento dos consumidores sobre a situação atual ainda é positivo, justamente pelo fato da economia americana ainda se encontrar resiliente, com bons dados de consumo e desemprego baixo de apenas 4,2%.
Esse dado, portanto, não é um indicador de recessão, mas sim uma representação da volatilidade causada pela guerra comercial. E volatilidade causa incertezas.


