Como o shutdown nos EUA pode impactar o Brasil

Entenda os efeitos econômicos do shutdown americano sobre o câmbio, mercados e commodities no Brasil

Christopher Gomes Galvão 01/10/2025 12:08 3 min
Como o shutdown nos EUA pode impactar o Brasil

O governo dos Estados Unidos entrou em shutdown após o Congresso não aprovar o orçamento antes de 1° de outubro, o que interrompe serviços públicos e gera incertezas em relação às divulgações de dados econômicos nos próximos dias.

Qual o motivo para o shutdown nos EUA?

O shutdown ocorre quando o governo dos Estados Unidos é forçado a paralisar parcialmente suas atividades por falta de aprovação do orçamento pelo Congresso, que deveria ter ocorrido antes de 1° de outubro.

O shutdown de 2025 está relacionado ao impasse com o pacote fiscal denominado por Donald Trump como “one big beautiful bill”, que foi aprovado pela Câmara em 19 de setembro, mas rejeitado no Senado.

De um lado, os republicanos defendem o projeto que aumenta gastos com defesa e imigração e corta verbas de projetos ambientais e outras prioridades democratas. 

Do outro, os democratas pressionam pela ampliação permanente dos subsídios de saúde da Lei de Cuidados Acessíveis; o argumento dos democratas é que, caso as isenções fiscais não sejam renovadas, aumentariam significativamente os gastos com saúde dos 24 milhões de pessoas beneficiadas pela lei.

Já aconteceram outros shutdowns nos EUA?

Sim, já houve 14 paralisações do governo americano. A paralisação mais longa aconteceu entre 2018 e 2019, também sob o governo Trump, e durou 35 dias, afetando mais de 800 mil servidores federais.

Quais os impactos do shutdown nos EUA?

Serviços públicos não essenciais são suspensos, funcionários federais podem ficar sem salário e órgãos do governo fecham temporariamente.

Dessa forma, dados econômicos importantes podem deixar de ser divulgados na data correta, a exemplo do Payroll que seria divulgado nesta sexta-feira, 3 de outubro, principal dado do mercado de trabalho que motivou a retomada do ciclo de corte de juros pelo Federal Reserve.

Sendo assim, a depender do período do shutdown, o Federal Reserve pode enfrentar dificuldades para balizar de forma completa a sua próxima decisão de política monetária, por falta de acesso a dados essenciais, como os de inflação e mercado de trabalho.

Isso deixa os mercados sem referência, aumentando a volatilidade e, possivelmente, a aversão ao risco por parte dos investidores.

No dia a dia da população, museus, parques nacionais e agências governamentais fecham as portas, e milhares de funcionários podem ficar sem receber.

A paralisação, mesmo que temporária, pode levar a impactos negativos sobre a atividade econômica. O shutdown de 2018-2019 trouxe um impacto negativo de 0,02% no PIB dos EUA, de acordo com o Escritório de Orçamento do Congresso (CBO).

Quais os possíveis impactos para o Brasil?

É difícil prever todos os efeitos que o shutdown nos EUA pode provocar no Brasil. De todo modo, a falta de dados econômicos nos EUA aumenta a imprevisibilidade sobre os rumos da taxa de juros americana. Essa incerteza pode afetar diretamente ativos de renda variável e fixa no Brasil, dificultando a vida de investidores e gestores de fundos locais.

Quer entender como proteger seus investimentos em tempos de incerteza global? Confira como preservar seu patrimônio.

Tópicos Relacionados
Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.