O que é IFIX e qual é a sua composição?

O índice IFIX ajuda os investidores a entenderem como está o mercado de fundos imobiliários para tomar melhores decisões de investimentos.

Nord Research 22/09/2023 12:49 8 min Atualizado em: 22/09/2023 19:02
O que é IFIX e qual é a sua composição?

O índice IFIX é um termômetro do mercado de imóveis brasileiro que reflete o desempenho dos fundos de investimento imobiliário. Porém, é importante considerar as vantagens e as desvantagens antes de decidir qual é a escolha certa para sua estratégia de investimento.

O índice IFIX é uma espécie de termômetro do mercado imobiliário, indicando quando os fundos imobiliários (FII) podem se valorizar ou desvalorizar ao longo do tempo.

Então, ao acompanhá-lo, você toma melhores decisões de investimento. Até porque, muitas pessoas costumam fazer isso apenas com base nas variações de preços dos produtos financeiros, se identificou?

O problema disso é que a valorização ou desvalorização de um fundo imobiliário pode ser influenciada por diversos fatores. Entre eles, a taxa de ocupação dos imóveis, a qualidade dos ativos do fundo, a gestão, as condições econômicas, etc.

E aí, entende como é importante acompanhar o índice IFIX para tomar melhores decisões de investimentos? Preparamos este post para esclarecer as suas principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Sumário

O que é o índice IFIX?

O Índice IFIX é como um termômetro que mede como saem os investimentos em fundos imobiliários da bolsa de valores. Em outras palavras, trata-se de um indicador que mostra se o mercado de fundos imobiliários está indo bem ou mal.

Quer dizer, IFIX é a sigla para Índice de Fundos Imobiliários, sendo um dos principais para avaliar esse tipo de aplicação financeira. Afinal, ele acompanha mais de 90% dos maiores fundos imobiliários brasileiros.

Quais são os critérios para entrar no IFIX?

Os critérios para um fundo imobiliário entrar no IFIX são:

  • listagem na bolsa de valores - está listado e ser negociado na bolsa de valores do Brasil (B3);
  • volume de negociações - ser um dos FIIs mais negociados em termos de movimentação financeira e quantidade de compra de venda em um período específico;
  • negociações ativas ao longo do ano - ter tido negociações (compra ou venda de cotas) em, no mínimo, 60% dos dias úteis de pregão da bolsa de valores ao longo do ano, mostrando presença regular no mercado;
  • valor mínimo de cotas - não ter tido uma média ponderada do valor de suas cotas abaixo de R$ 1 na carteira avaliada anteriormente para a composição do índice;
  • fundos em operação no mercado de fundos imobiliários - não ter passado por um processo em que todas as suas cotas foram resgatadas e o fundo deixou de existir, sendo liquidado ou encerrado.

Quando o índice IFIX é revisado?

A composição do índice IFIX é revisada a cada quatro meses — 3 vezes ao ano. Isso garante que ele reflita com atualização e precisão o desempenho dos fundos, se mantendo relevante para os investidores que tomam decisões com base nele.

Assim, durante as revisões do índice IFIX, os fundos que atendem aos critérios de inclusão são adicionados. Enquanto isso, aqueles que não atendem mais aos parâmetros podem ser removidos.

Quais motivos levam a exclusão dos componentes do índice IFIX?

A exclusão de componentes do índice IFIX ocorre principalmente por dois motivos:

  • não atender aos critérios de inclusão - isso pode acontecer se um fundo não cumprir os requisitos mínimos, como não ser negociado com frequência suficiente, tiver um valor médio de cota abaixo do estipulado, ou deixou de existir;
  • rebalanceamento - o IFIX é rebalanceado periodicamente para garantir que reflita bem o mercado. Durante esse processo, alguns fundos podem ser removidos ou substituídos por outros que atendem melhor aos critérios.

Qual é a composição do IFIX?

A composição atual do IFIX envolve:

  • KNIP11 - KINEA ÍNDICE DE PREÇOS;
  • KNCR11 - KINEA RENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS;
  • HGLG11 - CGHG LOGÍSTICA;
  • KNRI11 - KINEA RENDA IMOBILIÁRIA;
  • XPML11 - XP MALLS;
  • XPLG11 - XP LOG;
  • IRDM11 - IRIDIUM RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS;
  • MXRF11 - MAXI RENDA;
  • BTLG11 - BTG PACTUAL LOGÍSTICA FDO INV IMOB – FII;
  • HGBS11 - CSHG BRASIL SHOPPING;
  • CPTS11 - CAPITANIA SECURITIES II;
  • VISC11 - VINCI SHOPPING CENTERS;
  • HGRU11 - CSHG RENDA URBANA;
  • RECR11 - FII REC RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS;
  • KNHY11 - KINEA HIGH YIELD CRI;
  • etc.

É válido reforçar que essa composição pode ser outra nos próximos 4 meses, caso não atendam mais aos critérios de inclusão do índice IFIX.

Como investir no IFIX?

Não se pode investir diretamente no IFIX, mas sim em FIIs ou em Exchange Traded Funds (ETFs), que se baseiam no desempenho do índice. A seguir, entenda como funciona cada um desses investimentos!

FIIs

Para investir em FIIs, abra uma conta em uma corretora de valores e pesquise pelo produto alinhado aos seus objetivos e perfil de risco. Na própria plataforma digital da corretora é possível comprar cotas dos FIIs desejados ao informar a quantidade.

Os FIIs distribuem rendimentos, como aluguéis, pagos diretamente em sua conta na corretora. O ideal é monitorá-los regularmente para auxiliar a sua carteira, se necessário.

ETFs

Você pode investir em ETFs ao abrir conta em uma corretora de valores que ofereça acesso e encontrar a opção adequada aos seus objetivos. Um exemplo de ETF que replica o índice IFIX é o XFIX11.

Então, na plataforma da corretora, informe a quantidade de cotas do ETF que deseja comprar. É importante acompanhar o desempenho ao longo do tempo e ajustar conforme necessário.

Quais as vantagens de replicar o IFIX?

Replicar o IFIX, ou seja, investir em fundos ou ETFs que acompanham o desempenho desse índice, pode oferecer várias vantagens. A seguir, acompanhe algumas delas!

Acesso à diversificação setorial

O IFIX é composto por diversos tipos de fundos imobiliários, incluindo aqueles que investem em diferentes setores, como imóveis comerciais, shoppings, hospitais, logística, entre outros. Assim, ao replicar o IFIX, você se expõe a uma variedade de setores imobiliários, ajudando a espalhar o risco de perdas financeiras.

Acompanhamento de tendências do mercado

O IFIX reflete as tendências e o desempenho do mercado imobiliário brasileiro. Isso permite que você acompanhe como diferentes setores e tipos de propriedades estão se saindo, servindo para identificar oportunidades de investimento.

Flexibilidade de investimento

Você pode comprar e vender cotas de ETFs ou fundos que replicam o IFIX a qualquer momento durante o horário de negociação da bolsa. Ou seja, é possível investir com flexibilidade para ajustar sua exposição ao mercado imobiliário conforme necessário.

Rendimentos consistentes

Muitos fundos imobiliários distribuem rendimentos consistentes, geralmente de maneira mensal. Estes podem ser uma fonte estável de fluxo de caixa, adequada para investidores que buscam renda regular.

Transparência

Os ETFs e fundos que replicam o IFIX geralmente fornecem informações transparentes sobre seus ativos replicados e composição de carteira. Com isso, os investidores conseguem saber exatamente no que investem.

Acesso ao mercado de imóveis

Investir em imóveis diretamente pode ser caro, exige grande capital e burocracia, como pagamento de IPTU. Então, replicar o IFIX oferece uma maneira acessível de se expor ao mercado imobiliário sem precisar comprar uma propriedade.

Gestão profissional

Os fundos imobiliários têm gestores profissionais que administram a carteira, tomando decisões de investimento em nome dos cotistas. Isso economiza tempo e esforço para os investidores individuais, além de diminuir os riscos.

Quais são as desvantagens de replicar o IFIX?

Existem algumas desvantagens de replicar o índice IFIX. Saiba mais sobre elas!

Taxas de gestão variáveis

As taxas de gestão de ETFs e fundos podem variar e, em alguns casos, são relativamente altas. Isso pode reduzir o retorno total do investimento ao longo do tempo, especialmente se você mantiver suas cotas por mais tempo.

Risco de concentração

O IFIX pode ser dominado por alguns fundos imobiliários de grande porte, podendo levar a concentração de risco em um número limitado de ativos. Então, se esses fundos enfrentarem problemas, isso pode afetar significativamente o desempenho do ETF ou fundo.

Risco de mercado em expansão

O mercado de fundos imobiliários no Brasil está em constante evolução, com novos fundos sendo lançados regularmente. Assim, se você replicar o IFIX, pode perder oportunidades de investimento em fundos recém-criados que não estão incluídos no índice.

Dependência de desempenho passado

A estratégia de replicação do IFIX depende do histórico de desempenho passado dos fundos imobiliários que compõem o índice. Porém, isso não garante resultados futuros, já que o mercado imobiliário pode mudar ao longo do tempo.

Para quem o investimento no IFIX é recomendado?

O investimento no IFIX é recomendado para:

  • investidores iniciantes que desejam entrar no mercado de fundos imobiliários sem a necessidade de escolher e gerenciar fundos individuais;
  • investidores interessados em diversificação, já que o IFIX possibilita adicionar um componente imobiliário sem precisar comprar propriedades físicas;
  • quem deseja uma fonte de renda passiva, afinal muitos fundos imobiliários incluídos no IFIX distribuem rendimentos regularmente;
  • investidores com tempo limitado para se dedicar à pesquisa e gestão de ativos individuais;
  • etc.

Então, tirou as suas principais dúvidas sobre o índice IFIX? Ficar por dentro dele ajuda na melhor tomada de decisões financeiras para quem quer acessar o mercado de imóveis.

Outra estratégia para fazer boas escolhas nos investimentos é assinar a Nord Fundos Imobiliários. Acesse o nosso site agora mesmo!

Resumindo

Qual o significado de IFIX?

O significa de IFIX é a sigla para “Índice de Fundos de Investimento Imobiliário”, indicador que acompanha o desempenho dos fundos imobiliários listados na bolsa de valores brasileira (B3).

É possível investir em IFIX?

Não é possível investir diretamente no IFIX, mas sim em fundos de investimento imobiliário (FIIs) ou em Exchange Traded Funds (ETFs) que replicam o desempenho do

Compartilhar