HSLG11 conclui obra de galpão BTS Mercado Livre Araucária
HSLG11 finaliza construção de galpão BTS para o Mercado Livre em Araucária (PR), com 95% de obra concluída e entrega prevista neste mês

O fundo imobiliário HSLG11 (HSI Logística) concluiu em julho de 2025 a fase final da obra de um galpão customizado (BTS) para o Mercado Livre em Araucária (PR), próximo à região metropolitana de Curitiba. Todos os documentos obrigatórios foram emitidos (como alvará, licença de operação e laudo dos bombeiros), o que permite o uso regular do imóvel.

Características do galpão logístico BTS Mercado Livre Araucária
O galpão logístico é classificado como AAA, possui 92.630 m² de ABL em um terreno de 327 mil m², com eficiência de 83% e pé-direito de 12 metros e conta com piso de alta resistência (6 t/m²), 142 docas e amplo pátio com capacidade para 276 caminhões, portanto, especificações modernas. Está localizado a 22 km de Curitiba.
Vale destacar que o acompanhamento da obra foi conduzido pela própria gestora, que mais uma vez demonstra eficiência na execução dos projetos (como a expansão do BTS Bemol).
No caso do BTS Mercado Livre Araucária, a obra foi concluída em menos de dez meses, antes do prazo inicialmente previsto — algo pouco comum na indústria e que reforça a capacidade da equipe interna de engenharia da HSI.

Contrato de locação
O contrato de locação é do tipo built-to-suit atípico, com prazo de dez anos e vencimento em julho de 2035. As condições incluem reajuste anual pela variação positiva do IPCA, sem possibilidade de revisão real do valor de aluguel.
Em caso de rescisão antecipada, o locatário deverá pagar multa equivalente ao valor total dos aluguéis vincendos até o fim do contrato.
O Mercado Livre terá dois meses sem pagar aluguel e mais dois meses com 50% de desconto. A receita integral do aluguel começará a entrar no fundo em janeiro de 2026, referente ao aluguel de dezembro de 2025.
Investimento e retorno esperado
O investimento total para o desenvolvimento do empreendimento foi de R$ 180 milhões, e o Fundo espera obter um retorno anual (yield on cost) de 11,5%. Portanto, um excelente patamar de rentabilidade, mas já esperado por se tratar de um projeto de desenvolvimento.
A gestão disponibilizou uma tabela que simula o ganho de capital estimado em caso de desinvestimento no ativo considerando diferentes cenários de tempo (em meses) e cap rates de saída.
À medida que o tempo de carrego aumenta, o ganho de capital tende a crescer. Por outro lado, cap rates de desinvestimento mais elevados resultam em menor ganho de capital, enquanto mais baixos aumentam o retorno financeiro.

Conforme destacamos na época da compra do terreno, consideramos a aquisição excelente do ponto de vista qualitativo. O imóvel terá um elevado padrão construtivo e estará localizado na região metropolitana de Curitiba, sendo utilizado para operações last mile, em uma área com uma dinâmica comercial bastante favorável.
Além disso, o Mercado Livre é uma empresa de primeira linha, com baixo risco de crédito, sendo uma das líderes em seu segmento.