Growth Investing: como usar a estratégia ao investir

Entenda o que é a estratégia de Growth Investing, como ela funciona, quais são suas principais vantagens e como utilizá-la nas análises.

Nord Research 20/10/2023 13:49 7 min
Growth Investing: como usar a estratégia ao investir

O Growth Investing ou investimento em crescimento, é uma estratégia que se concentra em empresas com potencial de oferecer bons rendimentos. Saiba mais sobre como essa técnica funciona.

Entrar no mercado financeiro e começar a investir é uma decisão que pode ter um impacto significativo no orçamento de qualquer pessoa. Para ter sucesso, existem diversas estratégias de investimentos, que servem para reduzir os riscos e aumentar as chances de obter bons rendimentos.

Nos últimos anos, o Growth Investing tem ganhado muito destaque entre os investidores. Pensando nisso, explicaremos como funciona essa estratégia e como você pode utilizá-la para começar suas aplicações. Continue a leitura!

O que é Growth Investing?

Basicamente, o Growth Investing é uma estratégia centrada nos investimentos de companhias com grande potencial de crescimento, consequentemente foca naquelas que podem trazer boa margem de valorização na bolsa.

Muitas dessas empresas têm capacidade de serem negociadas com valores muito acima das concorrentes. Dessa forma, na implementação dessa estratégia, é necessário realizar uma análise com base no presente e futuro da organização, buscando entender o potencial cenário de crescimento do empreendimento.

Qual a diferença para Value Investing?

Tanto Growth Investing quanto Value Investing são estratégias de investimentos, porém com abordagens e objetivos distintos.

A principal diferença entre elas está no tipo de empresas que cada uma delas valoriza na tomada de decisões quanto aos investimentos. No Growth, as companhias escolhidas são aquelas que demonstram um crescimento substancial em suas vendas. 

Já no Value, a ideia é concentrar os esforços em métricas como preço/lucro (P/L), preço/valor patrimonial (P/VP) e dividend yield para identificar organizações que têm seu preço subestimado pelo mercado.

Em resumo, enquanto os investidores de crescimento buscam empresas em expansão e estão dispostos a pagar um prêmio por ações que demonstram alto potencial de crescimento, os de valor buscam oportunidades em títulos subvalorizados em relação ao seu valor intrínseco.

Como funciona o Growth Investing?

No Growth Investing, o investidor precisa encontrar e aproveitar as oportunidades de adquirir ativos que proporcionem um potencial de retorno acima da média. A seleção desses títulos ocorre com base em números e interpretações dos cenários micro e macroeconômico que podem alavancar tal empreendimento.

Em outras palavras, essa perspectiva funciona como uma captação de companhias que ainda não estão consolidadas no mercado, mas que têm grandes chances de expansão. A ideia é que as ações dessas empresas tenham seu valor aumentado com o passar do tempo e o acionista possa vender os papéis com lucro considerável.

Quais são as vantagens da estratégia?

O Growth Investing conta com diversas vantagens. Veja as principais delas abaixo.

Potencial de Retorno Elevado

Como citamos anteriormente, o grande diferencial dessa tática é o grande potencial de retorno. Por isso, investir em empresas com esse perfil, pode fazer com que suas ações obtenham valorização significativa.

Inovação e Tecnologia

Outro benefício do Growth Investing é que ele está normalmente envolvido com empresas de setores com rápido desenvolvimento, como inovação e tecnologia. Dessa forma, investir em companhias desse nicho, pode trazer retornos em um prazo menor do que outras aplicações de renda variável, ainda que tal estratégia seja voltada ao longo prazo.

Diversificação

Em função da grande oferta de ativos de empresas emergentes listadas na bolsa de valores, o Growth Investing possibilita a diversificação do seu portfólio. É possível, por exemplo, aplicar em companhias de setores diferentes da economia, reduzindo o risco geral da carteira.

Impacto a Longo Prazo

A estratégia de Growth Investing é ideal para investidores que pensam a longo prazo. Afinal de contas, ter um crescimento substancial leva tempo em boa parte das empresas.

Como analisar as empresas por meio do Growth Investing?

Para utilizar o Growth Investing não é necessário usar uma única fórmula. Na verdade, existe, alguns critérios utilizados pelos investidores, que se baseiam em profissionais com muita experiência na área.

Abaixo, explicamos dois dos principais métodos de utilização dessa estratégia.

1. Philip Fisher

A primeira forma de analisar os investimentos é por meio da técnica usada por Philip Fisher, um dos principais investidores do mundo a utilizar o Growth Investing. 

Para isso, ele desenvolveu uma lista com 15 questões que servem para compreender as possibilidades da empresa em ter produtos ou serviços com potencial no mercado e que possam obter um aumento nas vendas a curto e médio prazo.

Segundo Fisher, é importante saber:

  • se a empresa conta com uma administração com capacidade de criar produtos novos com potencial de crescimento nas vendas;
  • se a companhia tem se esforçado para ter um aumento em seu porte;
  • se a empresa conta com uma boa organização em suas vendas;
  • se a margem de lucro da empresa é considerável;
  • quais são as estratégias usadas pela companhia para obter melhora nas margens de lucro;
  • o nível de relação da organização com os colaboradores;
  • se a relação com seus executivos é boa;
  • como é o trabalho da gestão e se ela é trabalhada de maneira mais profunda;
  • se a empresa conta com uma boa análise de despesas e se tem controle sobre os gastos;
  • se o negócio oferece as informações necessárias para o investidor entender se a empresa consegue se sobressair se comparada aos concorrentes;
  • quais as estratégias de curto ou longo prazo no que diz respeito aos lucros e resultados obtidos;
  • qual a capacidade de desenvolvimento do negócio e quanto ele pode crescer;
  • quanto são claras as informações sobre os momentos bons ou ruins do empreendimento;
  • se a empresa conta com uma administração com credibilidade.

2. National Association of Investors Corporation (NAIC)

A abordagem desse método consiste, basicamente, em realizar uma análise coletiva a partir do princípio de que a validação de um ponto de vista por mais pessoas tende a conferir um grau de segurança maior à aplicação.

Dessa forma, a NAIC, uma organização que tem como principal objetivo promover o investimento individual, propicia a criação dos “clubes de investimento” para a realização dos estudos conjuntos.

Vale destacar que, embora a instituição forneça orientação e recursos para seus membros, a análise específica de empresas no contexto do Growth Investing depende majoritariamente dos métodos e ferramentas escolhidos pelos investidores individuais. As etapas para essa análise são:

  • entrar em um grupo de investidores ou considerar a criação de um;
  • selecionar as empresas que deseja analisar com um foco no crescimento;
  • utilizar as ferramentas e recursos fornecidos pela NAIC para coletar informações financeiras das empresas escolhidas;
  • realizar uma análise fundamental detalhada das empresas, examinando os fundamentos financeiros, como: fluxo de caixa, lucro, crescimento da receita, entre outros;
  • avaliação constante sobre potencial de crescimento da companhia;
  • definição de critérios específicos de investimentos para determinar quais empresas atendem aos requisitos do clube;
  • diversificação de carteira com a seleção de empresas diferentes e em vários setores.

Em resumo, essa estratégia apresenta um maior risco em comparação com outras do mercado financeiro. Isso acontece pela volatilidade das empresas que estão em processo de crescimento rápido. Sendo assim, tende a ser fundamental contar com uma análise sólida antes de decidir por usar essa tática em seus investimentos.

As assinaturas da Nord, por exemplo, conta com profissionais especializados na prática do Growth Investing. Os planos contam com investidores qualificados, com longo período de estudos e práticas, para ajudar os iniciantes no mundo da renda variável a conciliar riscos e potencial de retorno. Confira já nossas opções!

Resumindo

O que é Growth no mercado financeiro?

O Growth Investing é uma estratégia de investimento no mercado financeiro focada em aplicações em empresas com potencial de valorização e perspectiva de alto crescimento. Trata-se de uma tática mais arriscada, uma vez que essas companhias, via de regra, ainda não são consolidadas no mercado e têm maior volatilidade.

O que é Value e Growth?

Value e Growth Investing são dois tipos de estratégias utilizadas no investimento em ações. A primeira procura por ativos que estejam precificados incorretamente no mercado e a segunda foca em adquirir papéis de companhias emergentes, que podem dar grandes saltos de valorização na bolsa.

Compartilhar