Google vs inteligência artificial: gigante vai combater conteúdo criado com IA

Você usa IA para criar conteúdo? Confira as novas regras no Google para combater conteúdos de baixa qualidade nos mecanismos de pesquisa.

Nord Research 29/03/2024 12:00 6 min Atualizado em: 30/03/2024 12:14
Google vs inteligência artificial: gigante vai combater conteúdo criado com IA

O Google atualizou suas diretrizes sobre conteúdo gerado por inteligência artificial (IA). A partir de agora, irá penalizar aqueles gerados por IA que visam apenas melhorar as classificações nas páginas de resultados de pesquisa. O objetivo é recompensar conteúdos de qualidade e aperfeiçoar a experiência do usuário, retirando artigos criados para atrair cliques.

Leia o artigo abaixo e entenda o que muda com as novas diretrizes no Google. Vamos lá?

Google muda regras para conteúdos gerados por IA

Em comunicação feita em seu blog oficial, o Google explicou que isso será possível graças ao refinamento dos algoritmos de classificação de conteúdo. Agora, os sistemas de pesquisa consideram cada vez mais a confiabilidade das informações sensíveis, como saúde, assuntos cívicos e financeiros.

Para evitar que a IA seja usada para manipular os resultados de pesquisa, o Google utiliza diversos sistemas, como o SpamBrain, que analisa padrões e sinais para identificar conteúdo de spam, não importando sua origem.

Desde 2022, o Google está reduzindo resultados não originais e de baixa qualidade. Agora, contudo, as diretrizes ficam ainda mais rigorosas. 

Principais mudanças nas regras de spam do Google

As mudanças nas regras se concentram, principalmente, em três categorias principais de conteúdo:

  • Uso indevido de conteúdo em grande escala;
  • Uso indevido da reputação de um site;
  • Uso indevido de um domínio expirado.

Uso indevido de conteúdo em grande escala

Artigos identificados pela empresa como criados utilizando ferramentas de IA para produzir notícias sensacionalistas com o intuito de atrair cliques, sem trazer nada de útil para o leitor. 

Isso acontece, especialmente, quando muitas páginas são criadas com o único propósito de manipular as posições nos resultados de pesquisa do Google, sem trazer benefícios reais aos usuários e com conteúdos de baixa qualidade. 

O objetivo é garantir que os resultados de pesquisa forneçam informações úteis e relevantes para os usuários, promovendo uma melhor experiência de pesquisa.

Exemplos citados pelo Google

  • Criar muitas páginas usando
  • Usar feeds, resultados de pesquisa ou outros conteúdos para gerar muitas páginas com pouca relevância para os usuários, por meio de técnicas automatizadas como sinônimos ou traduções;
  • Juntar conteúdo de diferentes páginas da web sem acrescentar valor;
  • Criar diversos sites para esconder o verdadeiro propósito do conteúdo;
  • Gerar muitas páginas com palavras-chave de pesquisa, mas com conteúdo que não é útil para os leitores.

Uso indevido da reputação de um site

Outra prática que receberá penalizações ocorre quando páginas de terceiros são publicadas sem supervisão ou envolvimento próximo do proprietário do site, para manipular a classificação nos resultados de pesquisa, aproveitando a reputação do site original. 

Essas páginas podem ser patrocinadas, publicitárias, de parceiros ou de terceiros, geralmente independentes da finalidade principal do site original, e oferecem pouco ou nenhum valor aos usuários.

Vale lembrar que nem todo conteúdo de terceiros é considerado uma violação, mas apenas aqueles hospedados sem monitoramento e destinado a manipular as classificações de pesquisa. 

Exemplos citados pelo Google

  • Um site educacional que permite a publicação de uma página de avaliações de empréstimos consignados escrita por terceiros. Essa página é distribuída para outros sites, com o principal propósito de manipular as classificações de pesquisa;
  • Um site médico que hospeda uma página de terceiros sobre os "melhores cassinos", sem envolvimento próximo do tema original. O principal objetivo dessa página é manipular as classificações nos resultados de pesquisa, aproveitando sua reputação;
  • Um site de resenhas de filmes que permite a hospedagem de páginas de terceiros sobre tópicos estranhos para um site com essa temática, como "como comprar seguidores nas redes sociais" e "melhores serviços de redação de dissertações". 

Uso indevido de um domínio expirado

O abuso de domínios web expirados é o terceiro tipo de atividade que será alvo de penalizações. Ocorre quando alguém compra e reutiliza um nome de domínio que expirou, principalmente para manipular as classificações nos resultados de pesquisa do Google.

Por exemplo, quando alguém pega um domínio que costumava ter uma boa reputação e começa a publicar um conteúdo totalmente diferente, sem utilidade para o leitor. 

Outras regras do Google contra spams

Além dessas regras mais rigorosas impostas a partir de março de 2024, o Google já possui outras diretrizes contra spams e conteúdos de baixa qualidade para proteger os usuários e melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa. 

Algumas das principais proibições são:

  • Apresentar conteúdos diferentes para usuários e mecanismos de busca, visando manipular as classificações de pesquisa e enganar os usuários;
  • Criar páginas ou sites intermediários que redirecionam usuários para conteúdos menos úteis;
  • Colocar conteúdo não autorizado em um site;
  • Inserir textos ou links invisíveis para os usuários, mas visíveis para os mecanismos de busca;
  • Encher uma página com palavras-chave de forma não natural para manipular classificações nos resultados de pesquisa;
  • Usar links com o intuito de manipular classificações de pesquisa;
  • Tráfego gerado automaticamente;
  • Hospedar malware ou software indesejado em um site;
  • Criar sites ou serviços com características enganosas;
  • Publicar páginas de terceiros sem supervisão ou envolvimento do proprietário do site;
  • Golpes e fraudes. 

Não posso usar IA para criar conteúdo no Google?

Não exatamente. 

Você pode usar recursos de Inteligência Artificial como o GhatGPT e o próprio Google Gemini, mas com cuidado. Mas, essas ferramentas devem ser usadas como apoio para sua criação e não como único recurso e fonte. 

O uso de ferramentas como ChatGPT devem ser usadas apenas como apoio na produção de conteúdo.

A empresa reconhece que todos os tipos de automação, incluindo aqueles que envolvem IA, podem ser utilizados para gerar conteúdo útil, desde que usados corretamente. Porém, é importante ressaltar que o conteúdo criado automaticamente apenas para propósitos de otimização de mecanismo de busca é considerado spam e viola as políticas do Google.

Para alcançar bons resultados e otimização, é importante produzir conteúdo original, humanizado, de alta qualidade e voltado para o usuário. Esses conteúdos devem cumprir os critérios de qualidade estabelecidos pelo Google, independentemente do método de produção utilizado.

Acompanhe o blog da Nord Research para ficar por dentro de outras atualizações do Google e notícias sobre o mercado financeiro. 

Perguntas frequentes

O que mudou em relação a conteúdos feitos com IA no Google?

Agora, o Google penaliza conteúdos gerados por IA que visam apenas melhorar as classificações nas páginas de resultados de pesquisa. O objetivo é recompensar conteúdo de qualidade e aprimorar a experiência do usuário.

Quais as principais mudanças nas regras de spam do Google?

O Google será mais rigoroso em relação a três categorias principais de conteúdo relacionadas ao uso indevido de: conteúdo em grande escala, da reputação de um site e de um domínio expirado. 

Ainda posso usar IA para criar conteúdo?

Sim, é possível usar recursos de IA, como o ChatGPT ou o Google Gemini, desde que com cuidado. É fundamental utilizar essas ferramentas como apoio para a criação de conteúdo, não como a única fonte.

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