GOLL4 reverte lucro e tem prejuízo de R$ 1,1 bi no quarto trimestre

No critério não ajustado, a Gol (GOLL4) registrou prejuízo líquido de R$ 1,1 bilhão, revertendo lucro líquido de R$ 230,9 milhões um ano antes

Danielle Lopes 28/03/2024 11:29 3 min
GOLL4 reverte lucro e tem prejuízo de R$ 1,1 bi no quarto trimestre

A Gol (GOLL4), em recuperação judicial, reportou resultados abaixo do consenso do mercado, com uma receita líquida de R$ 5,042 bilhões no 4T23, o que representa uma alta de +6,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Outros destaques financeiros

O Ebitda da empresa ficou em R$ 1,615 bilhão, refletindo um aumento anual de +38,3%, enquanto a margem Ebitda ficou em 32%, ante 24,7% no 4T22.

O prejuízo ajustado da Gol totalizou R$ 21,8 milhões no 4T23, ante prejuízo de R$ 381,6 milhões em relação ao no mesmo trimestre do ano anterior (4T22). Sem os ajustes de derivativos, o prejuízo ajustado foi de R$1,1 bilhão.

Fonte: Gol RI

O aumento de +6,7% na receita líquida da companhia foi beneficiado pelo aumento da receita de +8,7% em transporte de passageiros, e o Ebitda recorrente apresentou forte crescimento em decorrência da queda de -23,1% dos combustíveis de aviação, maior custo da companhia.

O lucro líquido foi fortemente impactado pelos instrumentos derivativos utilizados pela companhia para proteção (hedge).

O que esperar de GOLL4?

Em 25 de janeiro de 2024, a GOL e suas subsidiárias entraram com pedido de proteção do Chapter 11 no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York (o “Tribunal dos EUA”).

O Chapter 11 é um processo de reorganização supervisionado pelo tribunal dos Estados Unidos que as empresas usam para levantar capital, reestruturar suas finanças e fortalecer suas operações comerciais a longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente. 

Em 28 de fevereiro de 2024, o Tribunal dos EUA concedeu o pedido da GOL para acessar até US$ 1 bilhão de financiamento de devedor em posse de determinadas instituições financeiras a ser usado para, entre outras coisas, despesas de capital de giro designadas, necessidades corporativas gerais e custos relacionados à reestruturação.

Como consequência do processo do Chapter 11, em 26 de janeiro de 2024, a Bolsa de Valores de Nova York ("NYSE") suspendeu a negociação das American Depositary Shares (as "ADSs") da GOL e solicitou à Securities and Exchange Commission ("SEC") a retirada das ADSs da lista.

A retirada dos papéis é de praxe após um pedido de registro do Chapter 11, conforme a Seção 802.01D do Manual de Empresas Listadas da NYSE. 

A dívida garantida e não garantida da Gol é significativamente maior do que seus ativos e a companhia deve apresentar periodicamente uma prestação de contas enquanto roda seu processo de RJ.

Adicionalmente, vemos uma alavancagem bastante elevada (3,7x dívida líquida/Ebitda). Por isso, preferimos ficar de fora das ações da companhia.

Azul quer comprar a Gol

A Azul (AZUL4) cogita fazer uma oferta para comprar a concorrente Gol.  Em um mercado com três grandes aéreas, caso ocorra a união, a nova empresa teria quase dois terços do mercado.

A aquisição seria interessante para a Azul diante da participação de mercado brasileiro que as duas possuem. 

Em 2023, a Latam liderava com 38,7% dos passageiros domésticos, a Gol seguia com 33,3% e a Azul detinha 27,5% do mercado.

Nesse sentido, a potencial fusão entre Azul e Gol resultaria em um conglomerado com mais de 60% dos passageiros domésticos.

A maldição das aéreas

O final de todas as empresas aéreas é semelhante, com a busca de fusões pela sobrevivência, aquisições (por parte de terceiros) para tentar salvar alguma massa falida, entrar em recuperação judicial para aliviar dívidas com credores ou viver de subsídio do governo.

Preferimos seguir de fora das ações do setor aéreo.

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