GOAT11: o primeiro ETF híbrido do Brasil combina renda fixa e ações
O GOAT11, novo fundo de índice da Itaú Asset, une 80% em títulos públicos indexados à inflação e 20% em ações do S&P 500.

A Itaú Asset anunciou nesta terça-feira, 13, o lançamento do primeiro ETF híbrido do país. Com o ticker GOAT11, o fundo combina ativos de renda fixa e variável, oferecendo aos investidores uma carteira diversificada e equilibrada.
Será que o GOAT11 vai honrar o peso da sigla famosa no mundo do futebol — “GOAT”, de Greatest of All Time ou “o maior de todos os tempos”? Hora de descobrir.
Composição do GOAT11
O GOAT11 é estruturado com 80% de sua carteira composta pelo índice IMA-B por meio do ETF IMAB11 (que compra títulos públicos indexados à inflação e tem duration de 6 ano)s. Além disso, o fundo investe 20% no S&P 500 por meio do ETF SPXI11.
Essa combinação visa proporcionar proteção contra a inflação brasileira e permitir exposição ao desempenho de grandes empresas americanas.

Estratégia do GOAT11
O objetivo do GOAT11 é oferecer uma alternativa de investimento em que o investidor esteja alocado no mercado doméstico ao se proteger da inflação, além de ficar exposto à maior economia do mundo.
O que é o IMAB11?
O IMAB11 é um fundo de índice (ETF) que replica o desempenho do índice IMA-B. Esse índice abrange todos os títulos do Tesouro IPCA disponíveis no mercado, independentemente do prazo de vencimento. Conforme dados da Anbima, a duration do IMA-B é de aproximadamente 6,0 anos.
Vale ressaltar que a dinâmica de comprar o IMAB11 é diferente de comprar o Tesouro IPCA+, uma vez que o IMAB11 sempre vai rolando os títulos da carteira para manter a duration em torno de 6,0 anos.
Ou seja, a rentabilidade do IMAB11 decorre da marcação a mercado dos títulos que compõem seu portfólio. Já o Tesouro IPCA+ proporciona ao investidor a possibilidade de levar os respectivos títulos a vencimento.
Carteira do IMAB11

O que é o SPXI11?
O SPXI11 é um fundo de índice (ETF) que busca replicar o desempenho da bolsa norte-americana representada pelo índice S&P 500, por meio de investimentos no VOO S&P 500® ETF Trust ou em posições compradas no mercado futuro do referido índice. O fundo possui exposição cambial, refletindo também as variações da cotação do real em relação ao dólar.
Carteira do SPXI11

Custos do ETF híbrido
- Taxa de administração de 0,50% ao ano.
- Imposto de Renda de 15% sobre o ganho de capital, independente do prazo de investimento.
- Aplicação mínima de R$ 50.
Vale a pena ter GOAT11 na carteira?
Os juros reais elevados na economia brasileira, atualmente em torno de 7%, tornam interessante a parcela de 80% do fundo alocada no IMA-B.
Em relação ao SPXI11, ainda vemos espaço para altas na Bolsa americana. No entanto, a assimetria para novas altas expressivas está menor, em razão dos preços em que a Bolsa americana está sendo negociada e das incertezas que envolvem a disputa comercial dos EUA com a China.
Dessa forma, consideramos que, no cenário atual, o GOAT11 pode ser uma opção interessante aos investidores, desde que estes estejam cientes dos riscos de marcação a mercado do IMAB11 e dos atuais múltiplos que o S&P 500 está sendo negociado.
Como investir no GOAT11?
Todos os ETFs podem ser comprados pelo home broker de diversas corretoras, assim como você compra ações. Sendo assim, basta digitar o ticker GOAT11.

