Fundos de Investimento — Guia Definitivo para investir

Entenda como diversificar a carteira com fundos de investimento e alcance outro patamar nas suas aplicações financeiras!

Nord Research 02/05/2023 14:11 8 min Atualizado em: 16/08/2023 18:44
Fundos de Investimento — Guia Definitivo para investir

Os fundos de investimento são como um condomínio no qual os recursos de investidores são centralizados para aplicação em uma variedade de ativos, como ações, títulos, moedas, debêntures, entre outros. A gestão é realizada por profissionais especializados e cada tipo de fundo tem as suas próprias características.

Investir em fundos de investimento é uma maneira de diversificar a carteira e buscar maior rentabilidade.

Não é surpresa que cada vez mais pessoas estejam interessadas em aprender como potencializar ganhos com aplicações financeiras.

Afinal, o que se procura é obter fontes de renda passiva e ter um bom planejamento que traga bons resultados no médio e longo prazo.

Uma das principais vantagens de investir em fundos é que o seu dinheiro será destinado a vários ativos sem que você tenha que gerenciar todos eles, pois isso fica a cargo do gestor.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse investimento para que você possa alcançar de forma inteligente os seus objetivos financeiros.

Continue lendo!

Sumário

O que são fundos de investimento?

Os fundos de investimento são um tipo de aplicação financeira que reúne recursos de diversos investidores, visando investir em uma variedade de ativos.

Esses ativos podem incluir:

Os fundos são geridos por profissionais especializados, que buscam papéis que sejam rentáveis ao se avaliar as condições do mercado.

Além disso, a regulamentação se dá por meio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Vale lembrar que cada tipo de fundo tem características próprias.

Como funcionam os fundos de investimento?

Os fundos de investimento funcionam de forma simples. O investidor compra cotas, que representam uma parcela do patrimônio total do fundo.

Esse patrimônio é então administrado pelos gestores do fundo, segundo a estratégia definida em regulamento.

O valor das cotas varia de um fundo para outro. Mas, em geral, se o fundo obtém bons resultados, seja pela composição dos ativos ou pela situação do mercado, o preço das cotas tende a subir.

Da mesma forma, há variáveis que podem contribuir para o fundo ter um desempenho abaixo do esperado. Ou seja, com desvalorização das cotas.

O investidor pode comprar e vender cotas a qualquer momento, no caso dos fundos abertos.

Já nos fundos fechados, a possibilidade de aplicar não está disponível a todo instante sendo preciso aguardar um prazo para fazer os resgates.

Quais são os tipos de fundos de investimento?

Existem diversos tipos de fundos de investimento, cada um com suas peculiaridades. A escolha vai depender de qual é o seu perfil de investidor.

Fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa investem em títulos de dívida, como os títulos públicos.

Além disso, incluem títulos privados ou créditos bancários, como CDBs (Certificados de Depósito Bancário), as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e as LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio).

Esses fundos são indicados para investidores mais conservadores, que buscam uma rentabilidade acima da poupança e com baixo risco. 80% do fundo é constituído por ativos de renda fixa.

Fundos de ações

Os fundos de ações investem em papéis de empresas negociadas na Bolsa de Valores (B3). Eles buscam retornos mais expressivos por meio da valorização dos papéis.

Porém, também apresentam riscos maiores do que os fundos de renda fixa. São para perfis arrojados. A gestão deste tipo de fundo é complexa e baseia-se em análises de mercado e de empresas para encontrar oportunidades de investimento.

Pode haver maiores chances de perda, mas também de ganhos mais elevados a médio e longo prazo. Dois terços de ações do fundo devem ser de ações.

Fundos multimercado

Os fundos multimercados são fundos de investimento que realizam aplicações em diferentes tipos de ativos, como renda fixa, variável, câmbio e outros.

Ou seja, a carteira pode envolver mais de uma classe de ativos financeiros. Eles oferecem ao investidor uma diversificação maior dos investimentos.

Logo, são considerados uma opção intermediária entre os fundos de renda fixa e os fundos de ações, pois buscam um equilíbrio entre segurança e rentabilidade.

Eles são aplicáveis a perfis moderados e arrojados.

Fundos cambiais

Os fundos cambiais são uma modalidade de investimento em moedas internacionais.

O valor varia conforme a cotação da moeda estrangeira em relação à nacional. Eles são uma alternativa para quem busca proteger o patrimônio contra desvalorizações cambiais do Real.

Além disso, também podem ser utilizados como estratégia de diversificação de investimentos ou para obter rentabilidades acima da média. Mas isso depende do comportamento do câmbio e da escolha dos ativos financeiros.

É importante destacar que os fundos cambiais podem apresentar riscos ao investidor, em especial devido à especulação cambial e à oscilação de moedas no exterior.

Fundos de previdência

Os fundos de previdência privada são um tipo de investimento cujo objetivo é ajudar as pessoas a se preparar financeiramente para a aposentadoria com uma fonte complementar.

Existem duas modalidades:

  • PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) -— permite dedução fiscal no Imposto de Renda (IR) para quem faz a declaração completa;
  • VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) — é mais vantajoso para quem deseja investir por mais de dez anos, mas não serve para dedução na declaração completa do IR.

Os fundos de previdência oferecem rentabilidades a longo prazo.

Fundos imobiliários

Os fundos mobiliários, também conhecidos como FIIs, são uma forma de investimento que aplica em imóveis para obter ganhos por meio de dividendos ou lucro pela valorização dos papéis.

O mercado de FIIs tem crescido bastante nos últimos anos, sendo uma opção para quem deseja rentabilidade a partir de imóveis sem precisar adquiri-los diretamente.

Eles são acessíveis a diferentes perfis de investidores, e há opções com valores baixos de entrada.

Fundos mútuos de privatização

Os fundos mútuos de privatização são uma categoria de fundos de investimento que surgiu no Brasil durante o período de privatizações no final da década de 1990 e início dos anos 2000.

Eles foram criados para permitir que os investidores participassem da aquisição de ações de empresas em processo de desestatização. Dessa forma, quem deseja comprar cotas pode adquiri-las com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Veja também o vídeo:

Quais são as vantagens e os riscos dos fundos de investimento?

Talvez você esteja em dúvida sobre os benefícios dos fundos de investimento, além dos possíveis riscos. Falaremos sobre isso neste tópico. Confira!

Vantagens

  • Acesso a uma ampla gama de ativos financeiros com facilidade;
  • Gestão dos investimentos por parte de um profissional;
  • Diversificação da carteira;
  • Possibilidade de investir com poucos recursos;
  • Alta liquidez dos investimentos, dependendo do ativo;
  • Possibilidade de investir no exterior e em ativos mais restritos sem grandes dificuldades;
  • Transparência e prestação de contas regulares;
  • Serve para diferentes perfis de investidores.

Riscos

  • Risco de mercado: O desempenho do fundo está diretamente ligado às oscilações do mercado e à economia do país e do mundo;
  • Risco de crédito: Se o emissor dos papéis investidos pelo fundo não cumprir com as suas obrigações, o valor das cotas pode ser afetado;
  • Risco de liquidez: Em alguns casos, pode ser difícil vender as cotas do fundo, como em crises.

Como investir em fundos de investimento?

Para começar a investir em fundos de investimento, siga os seguintes passos:

  • defina o seu perfil de investidor — é importante saber quais são os seus objetivos, o horizonte de investimento e a tolerância ao risco;
  • escolha o tipo de fundo — escolha o tipo de fundo que melhor se encaixa ao seu perfil de investidor, considerando a rentabilidade e o risco;
  • escolha o fundo — pesquise os fundos disponíveis no mercado e escolha o que melhor atende às suas necessidades;
  • leia o regulamento — entenda o regulamento para conhecer as regras e os parâmetros estabelecidos;
  • abra uma conta em uma corretora — a corretora de valores é uma intermediária entre seus investimentos e os ativos;
  • compre as cotas do fundo escolhido — depois de escolher o fundo e abrir a conta na corretora, basta fazer o pagamento das cotas e acompanhar o desempenho do fundo;
  • conte com o apoio de uma consultoria - uma consultoria de investimentos, como a da Nord Research, o ajudará a avaliar com clareza o desempenho dos investimentos para que você alcance os melhores resultados.

Se você quer investir em fundos de investimento com segurança e rentabilidade, conheça a Nord Research. Nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar você a fazer as melhores escolhas de investimento.

Resumindo

O que você precisa saber sobre fundos de investimento?

Trata-se de uma modalidade de aplicação financeira que funciona coletivamente. Ou seja, os investidores compram cotas do fundo e obtêm rentabilidade conforme o número de cotas que possuem.

É seguro investir em fundos de investimento?

Sim, esse tipo de investimento é seguro, pois os fundos de investimento são regulamentados pela CVM. Antes de fazer alguma aplicação, é bom verificar se o fundo está listado no órgão.

Qual é o melhor fundo de investimento hoje?

Para saber qual é o melhor fundo de investimento, a resposta vai depender de qual é o seu perfil de investidor.

Por exemplo, pessoas com perfil conservador tendem a preferir fundos de renda fixa, enquanto moderados e arrojados ampliam as possibilidades para fundos imobiliários, de ações, entre outros.

Compartilhar