8 tipos de Fundos de Investimento para você conhecer

Conheça 8 tipos de fundos de investimento ideais para diversificar a carteira, ampliar seus rendimentos e mitigar os riscos de suas aplicações.

Nord Research 09/05/2023 14:54 7 min Atualizado em: 16/08/2023 19:01
8 tipos de Fundos de Investimento para você conhecer

Os fundos de investimentos são aplicações coletivas vantajosas para quem busca a diversificação da carteira. Existem diversos tipos de fundos de investimento no mercado, cada um com suas características e objetivos específicos.

Os fundos de investimento são uma alternativa muito interessante para quem quer diversificar a carteira e ampliar as probabilidades de obter retorno financeiro.

Graças à sua versatilidade, seu custo operacional reduzido e um grau de risco relativamente baixo, essa categoria de investimentos faz sucesso no Brasil. Neste post, vamos listar 8 tipos de fundos para você investir!

O que são fundos de investimento?

Os fundos de investimento são aplicações coletivas, compostas de uma carteira de ativos financeiros que reúne o capital de vários investidores. Eles são oferecidos pelas corretoras de valores, que disponibilizam cotas do fundo para captar recursos. Esse montante é somado e investido em diferentes ativos, sob o intermédio de um gestor financeiro profissional.

Funciona assim: cada investidor compra uma cota de determinado fundo de investimento (que pode ser de renda fixa ou de renda variável) e paga um valor mensal predeterminado. A soma total é o que se chama patrimônio do fundo.

Para simplificar o raciocínio, pense num condomínio. Nesse ecossistema, existem o síndico, os condôminos e as cotas condominiais que devem ser pagas todos os meses. O mesmo ocorre com os fundos de investimento.

Nessa analogia, os condôminos seriam os investidores (cotistas) que aplicam recursos no fundo, a taxa de condomínio mensal corresponderia ao depósito das cotas e o síndico seria o gestor do fundo. Aquele profissional responsável por administrar o patrimônio dos cotistas, traçar estratégias de investimento e decidir em que ativos alocar o dinheiro.

Como os tipos de fundos de investimentos são classificados?

Existem tipos de fundos de investimento classificados em abertos ou fechados. Os fundos abertos são aqueles que permitem o ingresso de novos cotistas e o resgate do dinheiro a qualquer momento. Cotistas antigos também podem aumentar sua participação quando preferirem.

Já os fundos de investimento fechados são muito mais restritos. Os cotistas só podem sacar o dinheiro após decorrido todo o período de duração do investimento. Além disso, só é possível adentrar no momento em que o fundo é constituído, sendo vedado o ingresso posterior.

E qual é a melhor opção, afinal? Depende! A escolha entre um fundo de investimento aberto ou fechado varia conforme a estratégia adotada.

Quais são os principais tipos de fundos?

Os diferentes tipos de fundos de investimento também podem ser categorizados em relação à composição da carteira, ou seja, aos ativos que constituem o fundo. Algumas das principais opções do mercado são:

Fundos de renda fixa

Trata-se de fundos de investimento compostos majoritariamente por ativos de renda fixa, como:

Para ser considerado um fundo de renda fixa, é necessário que no mínimo 80% da composição da carteira seja de títulos dessa natureza.

Esses fundos são os ideais para investidores de perfil conservador e para quem está começando a investir, já que apresentam alta liquidez, rentabilidade previsível e baixo grau de risco. Além disso, o investimento inicial não é muito elevado, o que os torna ainda mais atrativos.

Fundos de ações

Como o nome sugere, são fundos cuja composição é de, pelo menos, 67% em ações de empresas. Nesse tipo de fundo, o gestor distribui o dinheiro entre diversos papéis ao invés de investir em ações individuais, buscando lucrar com a valorização dos ativos.  Trata-se de uma maneira mais segura de investir na renda variável, já que há o auxílio de um profissional.

Há dois tipos distintos de fundos de ações: os passivos e os ativos. Nos passivos, o dinheiro dos cotistas é aplicado de modo a gerar um rendimento atrelado a algum índice de referência. Já nos ativos, a carteira é montada com base em análises de mercado realizadas pelo gestor.

Fundos imobiliários

Esses fundos se concentram em ativos do mercado imobiliário, sejam eles imóveis já construídos ou ainda na planta. Para investir em fundos imobiliários, é preciso adquirir uma cota na Bolsa de Valores durante a oferta pública, ou comprar a cota de terceiros.

Nesse tipo de fundo de investimento, não é permitido liquidar o valor antes do prazo determinado: a única maneira de sair do fundo é vender sua cota para outra pessoa. Outro ponto importante é que, ao investir, o cotista recebe um aluguel recorrente, de valor proporcional ao da cota.

Fundos de índice

Os fundos de índice, também chamados de ETFs, por sua vez, são atrelados a algum índice financeiro (por exemplo, o Ibovespa ou o Small Cap). Esses índices de referência permitem medir o desempenho do ativo.

As cotas desse tipo de fundo de investimento são negociadas na Bolsa de Valores brasileira da mesma forma que as ações. As vantagens são a alta liquidez e a boa rentabilidade, que costuma acompanhar a curva do índice adotado.

Fundos de dívida

Como o nome já entrega, são tipos de fundos de investimento cuja carteira está concentrada em títulos de dívidas públicas do Brasil. O objetivo é captar recursos para quitar o débito e, em troca, remunerar o cotista com o valor acrescido de juros. Na prática, trata-se de fundos que permitem aos investidores emprestarem dinheiro ao Estado brasileiro.

Trata-se de fundos de renda fixa, com grau de risco baixo e cuja rentabilidade varia conforme as taxas de câmbio e os juros cobrados.

Fundos cambiais

Os fundos cambiais focam na variação de câmbio de moedas estrangeiras e acompanham o desempenho dessas unidades monetárias. Para receber essa classificação, pelo menos 80% do patrimônio deve estar alocado nesse tipo de ativo.

Esse tipo de fundo de investimento é muito interessante para quem quer proteger o capital das oscilações no preço das moedas e se expor a moedas fortes, como o dólar ou o euro.

Fundos multimercados

Esses fundos de investimento têm sua carteira composta por uma combinação de ativos de renda fixa e de renda variável, como ações de empresas, derivativos, títulos de renda fixa, entre outras aplicações.

Por agregarem ativos de maior ou menor risco e rentabilidade, os multimercados são um tipo de fundo de investimento versátil, flexível e interessante para quem deseja diversificar o portfólio. A ideia é distribuir o dinheiro de modo a alcançar bons rendimentos e diluir os riscos.

Fundos de previdência

Finalmente, os fundos previdenciários estão ligados à previdência privada e são uma alternativa interessante para quem está planejando a aposentadoria ou mesmo a sucessão patrimonial. A rentabilidade e o grau de risco variam conforme o fundo escolhido, mas, em geral, são opções relativamente seguras e focadas no longo prazo.

Como escolher o fundo de investimento ideal?

Talvez, a essa altura, você esteja se perguntando: “ok, com tantas opções, como escolher os  melhores tipos de fundo de investimento para aplicar o meu dinheiro?”.

Para ajudar nessa decisão, produzimos este vídeo elucidativo:

Uma sugestão excelente para quem precisa de ajuda na hora de escolher os melhores tipos de fundos de investimento é contar com o apoio de uma casa de Research, como a Nord.

As casas de Research são empresas focadas em realizar análises do mercado financeiro e produzir relatórios, ajudando os investidores a montarem uma carteira diversificada, rentável e equilibrada. Quer saber mais sobre isso? Então conheça as soluções da Nord Research!

Resumindo

O que são fundos de investimento?

São aplicações coletivas que reúnem recursos de vários investidores para aplicação em diversos ativos financeiros, como ações, títulos públicos e privados ou fundos imobiliários, com auxílio de um gestor profissional.

Os fundos de investimento são seguros?

Sim! Os ativos do fundo são escolhidos e administrados por profissionais especializados e experientes. Além disso, os fundos de investimento são regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Quais são os principais tipos de fundos de investimento?

Existem diversos tipos de fundos de investimento, como os fundos de ações, os fundos previdenciários, os fundos imobiliários, os fundos cambiais, os fundos multimercados, os fundos de renda fixa e os fundos de índice.

Compartilhar