FRAS3 vale a pena? O novo ciclo está só começando

Para quem não conhece, a Fras-le (FRAS3) é aquela empresa “redondinha”, lucrativa e rentável.

Fabiano Vaz 29/09/2023 13:40 5 min
FRAS3 vale a pena? O novo ciclo está só começando

Para quem não conhece, a Fras-le (FRAS3) é aquela empresa “redondinha”, lucrativa e rentável.

Se você não vive na idade da pedra como os Flintstones, com certeza seu carro, moto, van, ônibus ou caminhão possui ou vai possuir algum produto da Fras-le.

Sem fazer distinção, a Fras-le atende desde o Fiat Marea Turbo até os mais luxuosos e potentes veículos.

Sumário

Ciclo 1 de crescimento

Ao longo dos quase 70 anos de história, a gaúcha Fras-le alcançou uma posição de destaque no desenvolvimento, fabricação e comercialização de peças.

O portfólio de produtos é extenso e diversificado, com mais de 12 mil produtos de fricção, componentes para sistemas de freio, suspensão, direção e powertrain, entre outros produtos.

Após décadas de expansão geográfica e diversificação do portfólio, a Fras-le se tornou a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina.

Linha do tempo.
Linha do tempo. Fonte: Fras-le.

E como não poderia ser diferente, com a consolidação no mercado nacional e o posicionamento internacional, a empresa viu sua receita mais do que dobrar entre 2019 e 2022.

A Fras-le alcançou um patamar que poucas empresas conseguem alcançar e ela quer mais.

Uma powerhouse e house of brands

Através das estratégias de expansão e das aquisições, a companhia se tornou — sem inglês desnecessário — uma potência (powerhouse) no mercado de reposição com diversas marcas (house of brands).

Linha do tempo.
Linha do tempo. Fonte: Fras-le.

Desde 2016, a companhia aumentou a receita de componentes para freio e entrou no segmento de componentes para suspensão, direção e powertrain.

Os resultados foram relevantes: entre 2016 e 2022, a receita teve um crescimento médio de aproximadamente +31% e o Ebitda de +28%.

Receita líquida anual por linha de produto.
Receita líquida anual por linha de produto. Fonte: Fras-le.

Tudo isso sem depender de montadora de veículos ou vendas de 0km.

Uma das vantagens da Fras-le é ter quase 90% da sua receita proveniente do mercado de Reposição ou Aftermarket (auto peças, oficinas, mecânicos etc.).

Além disso, com a expansão geográfica para os EUA, Ásia e Europa, atualmente, 38% da receita total da Fras-le é dolarizada.

No ciclo de crescimento entre 2016 e 2021, a Fras-le se consolidou como uma potência de peças de reposição.

Mas não para por aí, um novo ciclo está apenas começando.

Tentar conquistar o mundo

Para manter o pé no acelerador do crescimento, uma das principais estratégias do seu novo ciclo de crescimento é a expansão e consolidação no mercado internacional.

A Fras-le quer conquistar ainda mais o mundo.

O objetivo é aumentar sua exposição na América do Norte, Europa e Ásia, que são mercados mais maduros, mas que possuem um grande potencial.

O novo ciclo de crescimento já começou. Em fevereiro deste ano, a companhia anunciou a aquisição da Juratek, fabricante de produtos de frenagem (discos, pastilhas de freio etc.) com sede no Reino Unido.

Esse M&A foi apenas o começo do novo ciclo de crescimento, que deve refletir em uma maior representatividade do mercado externo e na receita nos próximos anos.

Mercado potencial de fricção no mundo.
Mercado potencial de fricção no mundo. Fonte: Fras-le.

Seja através de aquisições ou organicamente, com a expansão das suas operações atuais nos EUA, China e Índia, a Fras-le quer aproveitar o grande potencial do mercado de reposição ao redor do mundo.

E as oportunidades neste novo ciclo de crescimento não ficam só no mercado internacional.

Do Brasil para o mundo

Mesmo com uma ampla liderança da Fras-le no Brasil, o mercado doméstico de reposição apresenta oportunidades interessantes para a empresa.

Vendas de novos veículos, habitantes/veículos e idade média da frota por país.
Vendas de novos veículos, habitantes/veículos e idade média da frota por país. Fonte: Fras-le.

Com uma frota menor e mais envelhecida, quando comparado com outros países, o mercado brasileiro também deve contribuir neste novo ciclo de crescimento de Fras-le.

Através da expansão geográfica, ampliação e desenvolvimento de novos produtos, a Fras-le quer se tornar uma house of brands de autopeças mundial.

Revisando os riscos e as vantagens

Crises e desacelerações econômicas estão entre os riscos relevantes para a Fras-le, entretanto, a diversificação — tanto geográfica quanto do seu portfólio de produtos — é um fator que ajuda a reduzir esse risco.

Outro fator que contribui para reduzir a exposição à atividade econômica são os produtos considerados não eletivos, ou seja, itens de segurança que precisam ser substituídos com certa frequência, por exemplo, as pastilhas de freio.

Mudanças tecnológicas relevantes de fricção, frenagem, suspensão e direção podem impactar a competitividade e os resultados da empresa. Nesse sentido, os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) da Fras-le são fundamentais.

Com os riscos revisados e monitorados, a Fras-le está preparada para o seu ciclo de crescimento.

O novo ciclo está apenas começando

Com perspectiva de crescimento orgânico e de M&A, Fras-le nos parece uma boa oportunidade para aproveitar um ciclo positivo da economia que se aproxima.

A resiliência, lucratividade, rentabilidade e crescimento impulsionaram o desempenho das ações da Fras-le.

Mas isso nem sempre quer dizer que ela está cara.

Desempenho FRAS3 desde dezembro/2018.
Desempenho FRAS3 desde dezembro/2018. Fonte: Bloomberg.

No mesmo período, o Ebitda da Fras-le cresceu em média +27% ao ano e a sua visibilidade de resultado continua positiva.

A companhia já mencionou que espera superar os R$ 4,5 bilhões em receita até 2025, um incremento de +47% versus 2022, sem considerar futuras aquisições.

A partir dessa expectativa e sendo conservador em relação às margens, esse crescimento implicaria um EV/Ebitda de cerca de 6x e um P/L de 8,5x ao final de 2025.

Ebitda 12 meses (azul) e EV/Ebitda (laranja). Fonte: Bloomberg.

Com um caixa robusto, a empresa ainda deve impulsionar seu crescimento através de novas aquisições para o seu novo ciclo de crescimento.

Resiliente, rentável e acelerando para o novo ciclo de crescimento, a Fras-le é mais uma ótima oportunidade que encontramos para o Nord Deep Value recentemente.

Junte-se a nós e aproveite essa e outras oportunidades da Nord.

Negociando a 7,6x Ebitda e 13,7x lucro histórico, COMPRE FRAS3.

Compartilhar