Factor investing: como investir em fatores?

Você sabe o que é Factor Investing? Conheça mais sobre essa estratégia, saiba como funciona, quais são as vantagens e desvantagens e como investir.

Nord Research 25/07/2023 13:19 5 min
Factor investing: como investir em fatores?

Para ter uma carteira diversificada, é fundamental utilizar uma metodologia de investimentos baseada em fatores macroeconômicos, como o Factor Investing. Saiba como essa estratégia pode te ajudar.

O mercado financeiro conta com diversas metodologias, cada uma delas com seus objetivos e características distintas. O intuito é utilizá-las para conseguir um melhor posicionamento dos investimentos realizados.

Neste post, falaremos diretamente sobre uma delas: o Factor Investing. Para entender mais sobre seu funcionamento, seus prós e contras, entre outras características, continue a leitura!

O que é Factor Investing?

O Factor Investing — ou investimento em fatores — nada mais é que uma estratégia adotada pelos investidores na hora de realizar suas aplicações. Nesse caso, a seleção do ativo é feita de acordo com aspectos que podem afetar seu desempenho.

De acordo com essa metodologia, há dois tipos de fatores que são os responsáveis por influenciar a rentabilidade das aplicações. São eles:

  • Fatores macroeconômicos: situações que podem afetar todos os tipos de aplicações. São eventos maiores e sistêmicos;
  • Fatores de estilo: pontos que afetar categorias específicas de ativos.

Como funciona o Factor Investing?

Quando um investidor resolve utilizar o Factor Investing como base de seu portfólio, suas aplicações passam a ser selecionadas com base em alguns fatores específicos, escolhidos por ele para focar. Esses aspectos podem ser características fundamentais, como tamanho da empresa, valor contábil, qualidade ou volatilidade.

A ideia é pensar como esses pontos, que servem como norte da montagem do portfólio, impulsionam as aplicações para construir uma carteira cujos retornos fiquem acima do mercado.

Qual a diferença entre Factor Investing e Value Investing?

Factor Investing e Value Investing são estratégias de investimentos confundidas em alguns momentos, mas têm funcionamentos bem diferentes. A primeira foca em construir um portfólio baseado no comportamento de alguns fatores macroeconômicos e de estilos predefinidos, enquanto a outra pretende identificar incompatibilidades no valor de mercado de um ativo e no preço observado em uma análise individual.

No caso do Factor Investing, é preciso procurar por investimentos que apresentem um retorno positivo, acima da média do mercado financeiro. No entanto, eles devem atender a algumas dinâmicas de mercado que o investidor avalia melhorar tanto a rentabilidade quanto a segurança da aplicação.

O Value Investing se propõe a encontrar ativos valiosos, mas que sejam negociados com valores abaixo do que seria o normal. Essa é uma estratégia de longo prazo. Outro ponto de diferença é que esse método foca em uma análise fundamentalista, sob critérios como: chances do investidor se tornar sócio, setor onde o ativo está inserido, entre outros.

Quais são os fatores em investimento?

Conheça abaixo, de maneira mais detalhada, os fatores de investimentos considerados na estratégia de Factor Investing!

Macroeconômico

A macroeconomia consiste em uma série de fatores com o poder de afetar o mercado financeiro de forma geral. Os principais deles são: movimentações de moedas estrangeiras, PIB, inflação, taxa de juros, empregabilidade e instabilidades políticas.

Esses itens apresentam riscos inerentes a todos os tipos de aplicações, seja de renda fixa ou variável. Um exemplo é a mudança da Taxa Selic, a taxa básica de juros do Brasil, que influencia direta ou indiretamente em diversas modalidades de investimentos nacionais.

Estilo

Os fatores de estilo consideram aspectos mais específicos de um tipo ativos de determinados segmentos. Dessa forma, fica mais fácil fazer comparações de um título com o outro. Alguns dos principais fatores de estilo a serem estudados são: momento econômico, valor, qualidade da aplicação, tamanho e volatilidade.

Quais as vantagens e desvantagens do Factor Investing?

Assim como qualquer outra estratégia de investimento, o Factor Investing apresenta vantagens e riscos. Confira alguns exemplos abaixo:

Vantagens

  • Ganhos mais altos: esse método tem como principal meta ter ganhos maiores que a média do mercado;
  • processo racional: a estratégia é focada no uso da tecnologia e dados, que permitem que as decisões sejam menos emocionais;
  • carteira com risco mais baixo: a metodologia buscar montar um portfólio orientado em determinados fatores que resultem em uma menor margem de erro.

Desvantagens

  • Longo prazo: para investidores apressados, essa metodologia pode não ser a ideal, já que é voltada a um retorno com prazo mais extenso;
  • valores: a compra dos ativos não considera o preço, assim é preciso ter um capital maior para aplicar.

Como investir em fatores?

Para executar o Factor Investing é fundamental montar a carteira levando os fatores macroeconômicos e de estilo em consideração, em vez das empresas. Eles devem ser o guia da estratégia escolhida.

Um passo que pode ser decisivo para o investidor é contar com uma casa de análises de investimentos para auxiliar na construção da carteira de forma diversificada dentro dessa metodologia.

Apesar de o investimento em fatores ter destaque no mercado, cabe ressaltar que a escolha das estratégias de construção de portfólio são variadas e devem ser condizentes com o perfil do investidor. No vídeo abaixo, no YouTube da Nord Research, você pode conferir outras metodologias e as opiniões da investidora Louise Barsi sobre elas.

Gostou de saber mais sobre o funcionamento do Factor Investing? Que tal ter um conhecimento maior acerca de outra possibilidade, o Value Investing? Acesse nosso blog e leia nosso conteúdo a respeito do tema.

Resumindo

Como fazer Factor Investing?

Para realizar o Factor Investing, é necessário, em primeiro plano, escolher alguns fatores macroeconômicos e de estilo para se ter como base na montagem de portfólio. Eles devem ser os pilares do processo e não outros aspectos como a dimensão da corporação, a possibilidade de ser sócio, entre outros. Posteriormente, você executa a seleção dos ativos sem desprender desses critérios.

O que é o fator Momentum?

O momentum é um dos fatores de estilo passíveis de consideração na estratégia de Factor Investing. Ele diz respeito à velocidade de oscilação dos preços de um ativo durante um determinado período.

Compartilhar