Ethereum (ETH) ainda vale a pena? Criptomoeda cai quase -50% em 2025

Ethereum (ETH), segunda maior criptomoeda, desempenho abaixo da média no mercado de criptomoedas no ano

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 10/05/2025 06:55 3 min
Ethereum (ETH) ainda vale a pena? Criptomoeda cai quase -50% em 2025

O Ethereum (ETH) enfrenta um ano desafiador em 2025, com uma queda de quase -50% no valor desde janeiro. Apesar disso, a recente atualização Pectra traz esperanças de recuperação. 

Analisamos o cenário atual, as projeções futuras e o impacto dessa atualização na rede Ethereum. Confira!

Atualização Pectra da Ethereum adiciona novos recursos

A atualização Pectra, implementada em maio de 2025, visa melhorar a experiência do usuário e a eficiência do staking na Ethereum.

Entre as melhorias implementadas estão o aumento do limite de staking, conforme estabelecido pela proposta de melhoria (EIP) nº 7251, e a introdução de novas funcionalidades para os endereços da rede Ethereum, por meio da EIP-7702.

Além dessas duas, outras 11 EIPs foram implementadas. O preço do ETH reagiu às novidades, mas mais pela emoção do mercado de ver algo acontecendo na rede do que pela atração de fluxo de usuários por conta das melhorias.

O preço do ETH reagirá com uma recuperação em breve?

Em 2025, o Ethereum apresentou uma queda significativa, sendo uma das criptomoedas com pior desempenho no ano. Essa queda é atribuída a diversos fatores, incluindo a concorrência de outras redes e desafios internos da própria plataforma.

A atualização Pectra trouxe algumas melhorias e mudanças na forma como a Ethereum opera, o que gerou um certo otimismo por parte dos investidores. 

No entanto, a Ethereum ainda se encontra muito distante de seus concorrentes em termos de escalabilidade e experiência do usuário, sendo o seu cenário de médio prazo cada vez mais complicado.

O que esperar do Ethereum (ETH) em 2025?

A Ethereum ainda é amplamente utilizada por empresas que desejam tokenizar grandes ativos, assim como por aplicações que demandam maior segurança. No entanto, a rede vem perdendo usuários e desenvolvedores para outras blockchains, como Solana, XRP, SUI e Tron.

As segundas camadas da Ethereum não vêm conseguindo gerar tanta atratividade como projetado no passado. Algumas mudanças implementadas na última atualização da Ethereum visam melhorar a usabilidade das segundas camadas, mas o efeito disso não deve ser visto tão cedo na prática.

A Ethereum, em resumo, deve andar junto com o restante do mercado, com poucos pontos de diferenciação em relação ao restante. Nada dá sinais de que ela possa ser um destaque a médio prazo.

Relação com Bitcoin e outras redes

O Ethereum tem enfrentado dificuldades em acompanhar o desempenho do Bitcoin (BTC) e de outras redes como a Solana (SOL), Sui (SUI), entre outras. O nível de usabilidade, utilização e de desenvolvedores ativos na Ethereum segue inferior ao do Bitcoin e de seus principais concorrentes. A dificuldade de utilização das segundas camadas, assim como a interoperabilidade delas entre si e com a própria Ethereum.

Dito isso, a Ethereum vem ficando obsoleta, mesmo com a atualização mais recente e ficando progressivamente mais distante dos seus concorrentes.

Ethereum (ETH) ainda vale a pena?

Apesar dos desafios enfrentados, a Ethereum continua sendo uma das principais plataformas de contratos inteligentes e DeFi. A atualização Pectra representa um passo importante para a evolução da rede, mas que não resolve os principais problemas da rede. 

Em resumo, a Ethereum enfrenta um cenário complexo em 2025, mesmo com as recentes atualizações. 

O contínuo desenvolvimento do ecossistema pode oferecer caminhos para a recuperação e crescimento futuro, mas isso vem ficando cada vez menos provável.

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.