Ethereum (ETH) de volta aos US$ 3 mil

ETH sobe 40% em fevereiro e pode ser o grande destaque de 2024

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 26/02/2024 21:01 3 min
Ethereum (ETH) de volta aos US$ 3 mil

Às vezes a grande oportunidade está onde menos esperamos, por mais óbvio que possa ser, muitas vezes deixamos passar despercebido.

A Ethereum pode ser um desses casos. 

Segundo maior criptoativo em valor de mercado, e a principal responsável por trazer uma vasta utilidade a uma tecnologia extremamente revolucionária, a Ethereum melhorou muito seus fundamentos em 2023, porém, o preço não acompanhou.

A expectativa para o Ethereum

Após uma grande mudança na forma de validar transações e cobrar-se taxas, o ETH, ativo base da blockchain da Ethereum, passou a ter um fator de queima nas suas emissões.

Essa mudança, em alguns momentos, pode tornar o ETH um ativo deflacionário, ou seja, queima-se mais do que se emitem unidades.

II Fonte: Ultrasound.money

Como podemos ver nessa imagem acima, a base de ETH circulante contraiu 0,212% no último ano. 

Por outro lado, ainda complementando essa tese, o volume transacionado de ETH no ano de 2023 foi o maior da história do ativo, superando até o ano de 2021, quando tivemos a grande febre dos NFTs.

Então, se foi um ano tão positivo, por que o preço do ETH não correspondeu?

Por que o Ethereum só subiu 90% em 2023?

O ano de 2023 foi um ano de recuperação dos criptoativos, após um dos piores anos da história desse mercado. Vimos grande parte dos ativos tendo desempenhos superiores a 100% de alta em 2023.

No entanto, o ETH subiu "apenas" 90%. Se compararmos com o Bitcoin, que subiu 155% e a Solana, concorrente direto da Ethereum, que subiu 900%, fica mais claro o porquê da preocupação em torno de um ativo que subiu 90% no último ano.

Porém, eu não me conformo com essa performance. Não acho que o ETH é um ativo que deve perder dominância, ou que deve perder para os seus pares de mercado a médio e longo prazo. 

Não à toa, elegi a Ethereum (ETH) como o meu ativo secreto para 2024 na live que realizamos no fim do ano no YouTube da Nord.

Dois meses se passaram desta live, e a Ethereum voltou a entrar em destaque no mercado.

O que esperar da Ethereum em 2024?

O mercado de criptoativos vive muito de narrativas, e de focos direcionados para alguns ativos, ou classes de ativos, em certos momentos. Cabe a nós, investidores, discernir o que é ruído do que é, de fato, uma boa oportunidade. 

E Ethereum, a meu ver, é um ativo que deve estar em todas as carteiras de investimentos em criptoativos. 

A performance de +40% no mês de fevereiro, até o momento, vem da expectativa da aprovação de pelo menos um ETF de Ethereum nos EUA, o que seria extremamente favorável ao ativo.

Fonte: II Trading View

Além disso, aproxima-se da data prevista para a implementação de uma nova atualização da Ethereum, que deve favorecer a segurança, descentralização e, principalmente, mecanismos que tornam a utilização da sua tecnologia mais rápida e mais barata.

Quando empresas, ou no caso do mercado de criptoativos, projetos que são líderes de mercado, perdem market share, ou abrem espaço para a concorrência, seu papel é "fechar" esse espaço, trazendo os diferenciais dos seus concorrentes para si, tornando aquilo algo comum no seu ambiente, e tornando-se, assim, mais completos.

É isso que vemos as gigantes do mercado de tecnologia fazendo. E é esse o caminho que a Ethereum está buscando trilhar, para se tornar a solução mais completa, eficiente e versátil no mercado de criptoativos.

Se vai ou não conseguir, é outra história. Mas eu, sem dúvidas, não aposto contra a Ethereum. E recomendo fortemente que você não aposte contra esse ativo. 

O ETH pode, sim, ser o grande destaque do mercado cripto em 2024.

Tópicos Relacionados

Compartilhar