EMAE4 vale a pena?

Ações da EMAE (EMAE4) são negociadas na bolsa de valores brasileira e pagam dividendos. É a hora de comprar ou vender?

Guilherme Tiglia Alves 05/12/2023 08:23 3 min Atualizado em: 04/01/2024 11:35
EMAE4 vale a pena?

A EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (EMAE4) é uma concessionária de serviço de geração de energia elétrica no Estado de São Paulo, cujo controle acionário pertence ao Estado de São Paulo.

A empresa é detentora e operadora de um sistema hidráulico e gerador de energia elétrica, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Médio Tietê, com capacidade total instalada de 935 MW. 

No seu portfólio, ela apresenta 4 usinas hidrelétricas, 7 barragens e 2 usinas elevatórias.

Continue a leitura e descubra se é hora de comprar ou vender as ações da EMAE.

Desempenho das ações 

O histórico de resultados da Emae nos últimos anos foi bem volátil, praticamente não apresentando crescimento nos últimos cinco anos. 

Como destaques, cabe mencionar que: 

i) o crescimento dos resultados em 2020 se deu, principalmente, pela redução no custo do serviço de energia elétrica, com revisão do plano de investimentos relativos às obrigações previstas no contrato de concessão e consequente necessidade de menor provisionamento; e

ii) a queda nos resultados de 2022/2021 ocorreu pelo aumento no custo do serviço de energia elétrica, com elevação de despesas com previdência complementar, explicada pelo aumento do passivo atuarial do plano de previdência complementar em 2021, resultando na elevação do custeio do plano e na necessidade de equacionamentos de déficits técnicos, bem como atualização de provisões judiciais. 

Ebitda e cotações EMAE4.
Fonte: Bloomberg

Com relação à valorização dos papéis, além de acompanhar os resultados apresentados, tivemos mais algumas considerações importantes referentes ao processo de privatização da empresa.

Desempenho das ações EMAE4. 

O começo do processo de privatização ocorreu em 2020, mas tiveram questões judiciais envolvidas que acabaram barrando o andamento. Após isso, houve retomada com o assunto com uma nova gestão sob o governo, trazendo alguma reação para as ações

Dividendos da EMAE4

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. distribui dividendos todos os anos desde 2016. A maior distribuição foi em 2021, a R$ 7,34, e a menor em 2016, a R$ 0,09.

Vale a pena investir em EMAE4?

A melhora dos resultados em 2021 trouxe um dividendo muito bom, acima de 10%, mas que não se mostrou sustentável, até considerando os resultados bem voláteis nesse histórico mais recente.

O anúncio da privatização trouxe reação positiva para os papéis, mas é necessário acompanhar os próximos passos para maior visibilidade, sem contar que há pouca liquidez nas ações, o que torna o investimento menos viável.

Entendemos que existem outras alternativas mais interessantes e com menor complexidade dentro do setor elétrico, com melhores dividendos, o que nos leva a não ver oportunidades em EMAE4 neste momento.

Compartilhar