Diversificação de investimentos do jeito certo

Você já cogitou a hipótese de a diversificação ser na verdade uma coisa ruim? Saiba como avaliar a qualidade da diversificação da sua carteira de investimentos.

Marilia Fontes 26/10/2023 09:16 4 min Atualizado em: 04/01/2024 11:34
Diversificação de investimentos do jeito certo

Você deve ter ouvido do seu influencer de finanças preferido que a chave para uma carteira protegida é a diversificação, não ouviu?

Nunca colocar todos os ovos em uma cesta. Não é a frase que todos usam?

Então por que será que o maior investidor do mundo pensa desta forma sobre a diversificação:

“Diversificação é uma proteção contra a ignorância. Não faz muito sentido se você sabe o que está fazendo.” — Warren Buffett.

Leia também: 10 frases de Warren Buffet

Você já cogitou a hipótese de a diversificação ser na verdade uma coisa ruim? 

3 tipos de riscos ao investir

Primeiro, é importante entender os tipos de riscos inerentes a um investimento. Quando compramos uma ação, temos três tipos de riscos associados: 

Risco de mercado: é o risco do cenário econômico, igual para todas as empresas da bolsa. Poderia ser uma crise econômica, uma pandemia, uma guerra. 

Risco do setor: esse risco atinge apenas as empresas ligadas a um setor específico e pode envolver mudanças regulatórias ou dos preços de algum insumo muito utilizado pelas empresas. 

Risco da empresa: esse risco diz respeito apenas à empresa em questão. Poderia ser o rompimento de uma barragem, como no caso da Vale, ou um acidente ecológico em um parque de produção de petróleo. 

A relação entre risco e retorno

Quando tentamos reduzir o risco por meio da diversificação, escolhendo algumas empresas para compor nossa carteira, conseguimos reduzir apenas os riscos setoriais e peculiares da empresa. O risco de mercado não é reduzido adicionando nomes diferentes à carteira. 

No entanto, cada vez que eu adiciono uma empresa à minha carteira de ações, mais eu aproximo o meu retorno ao retorno médio do mercado. No limite, se eu tiver todas as ações do Ibovespa, meu retorno será o retorno do Ibovespa. 

Se eu tenho uma empresa que acredito ter um retorno potencial de +40% no ano e eu reduzo o percentual dessa ação na carteira para incluir outras ações com potencial de retorno menores, o que eu faço na verdade é reduzir o meu retorno potencial. 

Por esse motivo, a diversificação pode ajudar, mas deve ser utilizada com moderação. 

Como diversificar os investimentos na renda fixa?

Quantas ações de empresas boas, baratas e com crescimento você realmente consegue encontrar na bolsa? Não são tantas assim. 

Na renda fixa é a mesma coisa. A diversificação deve ser encarada com muito cuidado. 

Além disso, ela deve ser feita em um contexto de diversificar emissores da dívida, podendo ser governo, bancos e empresas. 

Mas os investidores, quando pensam em diversificar na renda fixa, geralmente pensam em ter todos os indexadores na carteira: pós-fixados, prefixados e indexados à inflação. Isso não faz muito sentido. 

Por exemplo, imagine dois investidores, o Bruce Cardoso e o Renato Braga.

Renato Braga gosta muito do conceito de diversificação. Em 2021, ele fez uma carteira de renda fixa com 33% de pós-fixados, 33% de prefixados 2026 e 33% de IPCA+ 2035. Dessa forma, ele teria todos os indexadores e estaria bem diversificado para os possíveis cenários econômicos, evitando perdas. 

Bruce Cardoso gosta de seguir o Warren Buffett e não é muito fã da diversificação. Em 2021, na sua carteira de renda fixa, ele optou por ter apenas pós-fixados, pois ele acreditava que as taxas de juros subiriam e ele teria maiores ganhos. 

Em 2021, estas foram as rentabilidades desses títulos:

Rentabilidade títulos de renda fixa em 2021.

Bruce Cardoso teve um retorno total no ano de +4,49%, correspondente a uma carteira de 100% de Tesouro Selic. Embora o retorno não tenha sido invejável, foi muito bom para o ano. 

Por outro lado, Renato Braga teve um retorno total de -5,32%. Isso porque os retornos negativos dos prefixados e IPCA acabaram por “comer” o retorno positivo do Tesouro Selic. 

Percebe como o ideal em renda fixa não é diversificar os indexadores, mas sim ter aqueles que mais se beneficiam do cenário atual?

Master Class em busca da Carteira Perfeita

Quando você for montar sua carteira de investimentos, tem várias regrinhas que são importantes de serem seguidas para evitar uma rentabilidade medíocre. 

Se você sente que sua carteira patina muito e não sai do lugar, pode ser exatamente porque você está furando algumas dessas regrinhas. 

Na terça-feira, 24, fiz uma live exatamente sobre isso, que você pode assistir aqui. Contudo, como o assunto é longo, exige mais uma LIVE, que eu farei nesta quinta-feira, 26, às 19 horas, no nosso canal do YouTube. Convido você para assistir a parte 2 por este link

Arrumando a estratégia da sua carteira, você finalmente terá um patrimônio crescente no médio e longo prazo. A diferença é muito grande. Uma carteira sem estratégia acaba deixando muito dinheiro na mesa. 

Arrume bem a sua. 

Compartilhar