Debêntures: entendendo seus tipos e características

O investimento em debêntures pode ser uma boa estratégia de rendimentos com um risco médio. Descubra como funciona essa modalidade.

Nord Research 05/05/2023 14:21 5 min Atualizado em: 09/05/2023 16:57
Debêntures: entendendo seus tipos e características

Descubra o que são as debêntures e veja como diversificar seus ativos com esse tipo de investimento para ter rendimentos de risco médio.

Com rendimentos previsíveis, as debêntures são alternativas interessantes para investidores no início e com pouca experiência. Além disso, por se tratar de renda fixa quem opta por esse ativo, corre menos riscos.

No mercado de investimentos, diversificar a carteira é importante para equilibrar as possíveis oscilações e assegurar a rentabilidade mesmo nos momentos de crise. Logo, essa é a oportunidade de fazer o dinheiro render e saber exatamente qual será o lucro ao final de um período.

Ficou interessado em saber mais sobre as debêntures? Continue neste post, entenda como funcionam e quais são os tipos disponíveis no mercado para escolher o que faz mais sentido em sua estratégia de investimento!

Sumário

O que são as debêntures?

Trata-se de títulos emitidos por empresas como uma espécie de dívida, com isso, em vez de negociar com bancos e instituições financeiras ou de crédito imobiliário, as companhias usam o dinheiro aplicado pelos investidores.

Quais são os tipos de debêntures?

Existem diversos tipos de investimentos em debêntures no mercado, sendo importante saber como funcionam para escolher a melhor alternativa. Confira as principais características de cada uma delas!

Conversíveis

As debêntures desse tipo podem ser transformadas em ações da empresa responsável pela emissão do título. A conversão acontece em um prazo previamente determinado ou ao término de validade do título.

Obs.: Desde que estabelecido em cláusula específica na escritura de compra do título, uma debênture conversível pode ser trocada por ações ou ativos de terceiros.

Simples

Também chamadas de não conversíveis, as debêntures comuns não podem ser transformadas em ações. Nelas, os investidores recebem a rentabilidade do investimento diretamente na conta bancária ou da corretora de valores.

Incentivadas

O foco principal desse tipo de debêntures é a captação de recursos para projetos específicos e robustos, que envolvem o desenvolvimento de infraestrutura. O investidor recebe como incentivo, a isenção do Imposto de Renda e do IOF sobre o rendimento.

Permutáveis

As permutáveis permitem ao investidor optar por receber o valor investido, trocar por ações da empresa emissora ou adquirir ativos de companhias terceiras.

Perpétuas

Como o próprio nome diz, os títulos de debêntures perpétuas não têm prazo de vencimento definido, dando autonomia a emissor e investidor a entrar em acordo sobre os prazos e períodos para investimento.

Participativas

Nas debêntures participativas, a empresa emissora pode oferecer parte dos rendimentos ao investidor, similar à participação nos lucros.

Como operam esses ativos?

Os produtos de investimentos têm características distintas que servem de base para a operação, como prazos, rendimentos, liquidez e riscos. Veja como funciona no caso das debêntures:

Prazo

As debêntures são investimento de médio a longo prazo, com aplicações que duram no mínimo 2 anos.

Rendimentos

A rentabilidade das debêntures é estabelecida em três regras distintas:

  • Pré-fixados – com taxa de rentabilidade fixa e      data definida para regaste;
  • Pós-fixados     – com cálculo baseado em índices variáveis como CDI ou taxa Selic, o valor      a receber só é conhecido no momento do resgate;
  • Híbridos – com cálculo baseado em indicadores como      IPCA ou IGP-M o rendimento pode ser pré ou pós-fixado.

Liquidez

Como as debêntures são investimentos de médio a longo prazo, para uma liquidez satisfatória, o recomendado é manter o título até a data de vencimento.

Riscos

Embora as debêntures não sejam protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), a diversidade de títulos, com vencimentos, rendimentos e emissores variados, permitem ao investidor um risco mais calculado.

É importante enfatizar as diferenças entre debêntures que são títulos de dívida de uma empresa e ações que são frações do capital da companhia. Por outro lado, os ativos se relacionam, já que as debêntures podem ser convertidas em ações em determinadas modalidades.

Vale a pena investir em debêntures?

De modo geral, as debêntures apresentam uma expectativa bastante positiva de rendimentos, sendo um investimento ideal na diversificação da carteira. Para investidores que ambicionam lucros mais expressivos, sem pressa de retorno, vale incluir no portfólio de ativos.

No canal da Nord Research do Youtube, nossa Analista de Renda Fixa e Mestre em Economia, Marilia Fontes traça um panorama sobre o mercado de investimentos e avalia se vale a pena investir em Debêntures em 2023 — assista:

Para decidir mais segura dentro do seu plano de investimento é importante considerar os tipos de garantia dessa modalidade de ativo:

  • Garantia real – os bens da empresa emissora ou de terceiros são oferecidos como garantia de pagamento o que pode ser feito com hipoteca ou penhor, por exemplo;Garantia flutuante – também chamada de garantia com privilégio geral, o investidor tem prioridade à frente dos demais credores em caso de falência da empresa emissora.

Como investir em títulos debêntures?

Os investidores que pretendem incluir esses ativos na carteira de investimentos precisam abrir uma conta em uma corretora de valores. O investimento pode ser feito por meio da compra de títulos ou de um fundo de investimentos.

Contar com o apoio de uma especializada em análise como a Nord Research traz mais segurança na hora de tomar decisões. Assim, o investidor aprende a escolher o título de debêntures que mais se adequa aos seus objetivos e perfil, para construir um bom patrimônio.

Se você gostou deste post, então aproveite para conhecer as soluções da Nord Research e como podemos ajudar você na criação do seu portfólio de investimentos!

Resumindo

O que são as debêntures?

Trata-se de títulos emitidos por empresas como uma espécie de dívida, com isso, em vez de negociar com bancos e instituições financeiras ou de crédito imobiliário, as companhias usam o dinheiro aplicado pelos investidores.

Quais são os tipos de debêntures?

  • Conversíveis
  • Simples
  • Incentivadas
  • Permutáveis
  • Perpétuas
  • Participativas

Como a rentabilidade das debêntures é definida?

  • Pré-fixados – com taxa de rentabilidade fixa e data definida para regaste;
  • Pós-fixados – com cálculo baseado em índices variáveis como CDI ou taxa Selic, o valor a receber só é conhecido no momento do resgate;
  • Híbridos – com cálculo baseado em indicadores como IPCA ou IGP-M o rendimento pode ser pré ou pós-fixado.

Compartilhar