CPI: Inflação ao consumidor dos EUA hoje

Inflação americana sobe 0,4% em fevereiro

Christopher Gomes Galvão 12/03/2024 16:47 2 min
CPI: Inflação ao consumidor dos EUA hoje

A inflação ao consumidor dos EUA (CPI) foi de +0,4% em fevereiro, em linha com o consenso.

Já o núcleo do CPI, que exclui alimentos e energia (itens mais voláteis), apresentou uma alta de +0,4%, acima das expectativas de +0,3%. Dessa forma, o núcleo acumula uma alta de +3,8% em 12 meses (ante +3,9% do mês anterior).

O maior ponto de atenção sobre a inflação dos EUA segue sendo a dinâmica dos preços de serviços, que são influenciados pelo mercado de trabalho ainda aquecido.

Em serviços, nesse mês, além de pressões dos aluguéis (mais representativos no cálculo), também houve pressões nos serviços de transportes.

Esse é um ponto importante a ser levado em consideração, pois justifica a cautela do Federal Reserve em relação à flexibilização da política monetária.

Apesar dos núcleos mais pressionados, os números de hoje não tiram a perspectiva de que o início do ciclo de corte de juros está próximo. A questão é que esses cortes acontecerão de forma gradual.

Com o dado mais pressionado, os juros futuros do mercado americano estão subindo cerca de 6 pontos-base.

O mais interessante é observar que, há um dia, o mercado estava colocando 28% de probabilidade de o FED permanecer com os juros inalterados até a reunião de junho (incluindo a reunião de junho). Hoje, após o dado, essa probabilidade aumentou para 34%.

Ou seja, a discussão não está em torno da pergunta “será que o FED vai cortar juros?”, mas sim “quando o FED vai cortar juros?”.

Temos que lembrar que, à medida que o juro nominal fica inalterado e a inflação desacelera (mesmo que gradualmente), o juro real fica mais elevado, resultando numa política monetária ainda mais restritiva sobre a atividade.

Tópicos Relacionados

Compartilhar