Dólar dispara 1% frente ao real hoje. É hora de comprar a moeda?

Comprar dólar agora não é algo tão atrativo quanto foi há algumas semanas. Mas sempre defendemos a importância de se ter parte do patrimônio fora do Brasil.

Marilia Fontes 16/04/2024 10:40 4 min
Dólar dispara 1% frente ao real hoje. É hora de comprar a moeda?

O real ficou durante muito tempo operando em torno dos R$ 5 por dólar. Inclusive, a nossa moeda surpreendeu positivamente o mercado com a excelente performance durante até mesmo as quedas da taxa Selic. 

É importante entender como os juros afetam a nossa moeda. 

O que está acontecendo com o real?

A taxa de juros americana é tida como a “livre de risco” mundial. Isso significa que ela é a base de “retorno mínimo exigido” para o investidor internacional.

Os países emergentes, que têm um risco econômico e político muito maior que os EUA, têm que pagar um prêmio de risco em cima da taxa americana. Este prêmio é negociado no mercado sob o nome de CDS (Credit Default Swap). 

O CDS mostra quantos pontos base acima da taxa americana deveria ser negociada a dívida do país emergente em dólar. 

 Brasil CDS 10 anos. Fonte: Bloomberg

O gráfico do CDS Brasil de 10 anos mostra que tivemos uma queda do risco Brasil desde meados de 2022. Com isso, estamos hoje em um patamar bem confortável em relação à nossa média histórica. 

O CDS varia quanto temos um aumento de aversão ao risco no mundo, por exemplo, em uma crise, ou quando o país está fazendo alguma coisa bem errada em relação à política econômica interna. 

Quando isso acontece, é bem comum que o câmbio daquele país também piore, uma vez que o aumento da necessidade de prêmio de risco provoca uma saída de fluxos de investimento naquele país. 

Na última semana, aconteceram dois eventos importantes para o Brasil. 

Irã ataca Israel

O primeiro, ligado ao mercado internacional e a aversão ao risco, foi o conflito entre Irã e Israel. O ataque do Irã com 350 drones diretamente a Israel foi um recado importante sobre o nível de tensão na região. 

O mercado teme que a resposta de Israel ao ataque cause um aumento do conflito na região, com a entrada de outros países da história. 

Todos sabem que guerras são extremamente prejudiciais ao mercado. As moedas emergentes sofrem, os juros americanos caem por serem livres de risco, e as bolsas no mundo todo também caem. 

Esse fator está prejudicando o nosso câmbio e juros longos. É difícil tentar prever o que acontecerá daqui para frente. 

Mudança da meta fiscal

O segundo fator que está prejudicando o nosso câmbio e a nossa curva de juros é o risco fiscal

Nos últimos meses, o governo vem reconhecendo a dificuldade que terá em entregar a meta fiscal. O mercado esperava que, apenas com políticas arrecadatórias, não seria possível cumprir a meta. 

Mesmo assim, o governo se recusou a falar em corte de gastos e seguiu aumentando a arrecadação para reduzir o déficit. 

O resultado está sendo o esperado pelo mercado. A arrecadação sozinha não fará o ajuste.

Na segunda-feira, 15, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a meta fiscal para 2025 será alterada de um superávit de 0,5% para um saldo de zero

Apesar de o mercado ter antecipado essa informação há muito tempo, a mudança da meta é muito ruim porque reduz os gatilhos de redução compulsória de custos presentes no arcabouço. 

Mudar a meta quando não se consegue cumpri-la é um golpe baixo e obviamente descredibiliza qualquer regime fiscal. 

O mercado acaba respondendo com aumento do prêmio de risco, tanto nos juros longos quanto na fuga de capitais com desvalorização cambial. 

Isso tudo está acontecendo em um momento no qual nossas taxas de juros estão caindo, enquanto os juros americanos seguem altos.

Ou seja, adicionando uma fragilidade cambial de redução de atratividade para a nossa moeda, adicionando mais lenha nessa fogueira. 

Vale a pena comprar dólar?

O dólar, além de ser muito difícil de prever, está embutindo um risco fiscal e geopolítico. 

Comprar dólar agora não seria tão atrativo quanto comprar há algumas semanas. 

Mas sempre defendemos na Nord que nossos clientes tenham uma parte do patrimônio fora do Brasil, de forma estrutural e não tática. 

Isso aumenta muito a tranquilidade da gestão em momentos como esse, em que o Brasil insiste em fazer errado quando o mundo penaliza quem não cumpre as regras fiscais. 

Se você precisar de ajuda para montar sua carteira fora do Brasil, podemos ajudar de duas formas:

1. Quem possui patrimônio acima de R$ 1 milhão pode contar com a equipe Nord Wealth. Por meio de uma conversa, você terá na primeira reunião as soluções de gestão internacional.

2. E quem possui patrimônio menor, pode acessar o relatório Nord Global, com recomendações de ações e renda fixa para seu patrimônio em dólar. 

Tópicos Relacionados

Compartilhar