Comprar ações da Petrobras com corte de produção pela Arábia Saudita é boa ideia?

As ações das petroleiras devem se beneficiar com a decisão da Arábia Saudita em reduzir a produção de petróleo em 1 milhão de barris por dia a partir de julho.

Fabiano Vaz 07/06/2023 13:57 2 min
Comprar ações da Petrobras com corte de produção pela Arábia Saudita é boa ideia?

Os movimentos recentes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) tendem a pressionar os preços do petróleo e podem afetar ativos como as ações da Petrobras (PETR4).

Decisão da Opep

A Arábia Saudita, líder da Opep, anunciou no domingo, 4, cortes de 1 milhão de barris por dia (bpd), em um esforço de sustentar os preços.

O ministro da Energia da Arábia Saudita, o príncipe Abdulaziz bin Salman, líder da Opep, disse que a produção saudita cairá a partir de julho, mas poderá ser estendida.

Já aconteceu antes!

No início de abril, a Opep tinha anunciado corte na produção de petróleo superior a 1 milhão de barris por dia. Os preços mais altos da energia representaram um novo risco para a economia global, mas, após alta para US$ 90 por barril, os preços voltaram a cair e chegaram a US$ 70 por barril na semana passada.

Preços do petróleo

Após o anúncio, os preços subiram. Na segunda-feira, 5, o preço do petróleo chegou a subir mais de 3% — no entanto, encerrou as negociações com uma queda de 0,9% amenizando os ganhos.

Na terça-feira, 6, a commodity despencou 2% e fechou no vermelho, com temores de desaceleração global, não apenas na China, mas também nos EUA e em outros países importantes para a demanda.

Como fica a Petrobras com a decisão da Opep?

Empresas privadas de petróleo tendem a surfar melhor cenários altistas de preço.

Uma subida dos preços do petróleo com o corte da Opep pode ser o primeiro teste de fogo da nova política de preços da Petrobras (PETR4).

Como a nova política é pouco clara, um aumento agora pode ajudar a mostrar como será a atuação da estatal, ou do governo, sobre os preços. Uma alta da commodity sem o repasse de preço pela Petrobras pode impactar as margens da companhia.

De qualquer forma, precisamos aguardar para ver se realmente o corte da Opep vai provocar uma alta do petróleo.

Desempenho das ações da Petrobras e da cotação do petróleo Brent
Fonte: Bloomberg

Nossa preferência no setor

Nossa preferência no setor segue sendo a Prio (PRIO3), que está entregando expansão interessante na produção e executando bem seus projetos.

Prio produz em média 61kboed por dia. Com a conclusão da aquisição do campo de Albacora Leste e a entrada do campo de Wahoo, a produção deverá atingir 141kboed até o final de 2025.

Projeções de produção da Prio até 2030
Fonte: RI Prio. Elaboração: Nord Research


Compartilhar