Reinvestir dividendos pode aumentar seu patrimônio mais rápido. Saiba o como fazer

O seu objetivo ao investir é construir patrimônio e fazê-lo evoluir mais rápido? Então saiba que a estratégia de reinvestir dividendos pode ajudar (e muito)

Guilherme Tiglia Alves 20/10/2023 20:40 6 min Atualizado em: 20/10/2023 23:44
Reinvestir dividendos pode aumentar seu patrimônio mais rápido. Saiba o como fazer

O investidor afeito às ações que pagam dividendos tem como um dos principais objetivos a construção de renda passiva — e evoluir seu patrimônio ao longo do tempo. Reinvestir os dividendos pode ajudá-lo a acumular capital mais rapidamente.

Quer entender o que significa reinvestir dividendos? Elaboramos um passo a passo para mostrar na prática como funciona essa estratégia.

Como reinvestir dividendos

  1. Conheça os fundamentos do reinvestimento
  2. Como reinvestir dividendos
  3. Diferença entre Data Com e Data EX
  4. Conheça a carteira de dividendos na Nord

Os fundamentos do reinvestimento

Uma das perguntas mais frequentes que recebo sobre proventos é: devo reinvestir os dividendos que recebo?

Você pode certamente se ver tentado a usar sua renda extra com dividendos em qualquer outra coisa, seja para novos investimentos, despesas mensais ou até mesmo consumo de bens pessoais.

Nessas horas, o céu é o limite...

No entanto, venho hoje falar um pouco sobre a grande beleza da estratégia de reinvestimentos e como ela pode lhe trazer benefícios com o passar do tempo.

Isso acontece, basicamente, pelo seguinte motivo: a cada vez que reinvestimos os dividendos, temos mais ações e, quanto mais ações, mais pagamentos receberemos nas distribuições subsequentes.

É um efeito bola de neve que pode se traduzir em rentabilidade adicional, além da própria valorização das ações. Ou então, em outras palavras, além da valorização das ações, incluímos o fator quantidade na rentabilidade, o que vai impulsionando cada vez mais o nosso retorno. 

Antes de tudo, preciso mencionar um ponto bem relevante. Os efeitos do reinvestimento de dividendos recebidos podem gerar ganhos mais expressivos somente lá na frente, no longo prazo. 

No curto prazo, pode até parecer imperceptível o resultado entre fazê-lo ou não.

Não é de se surpreender que muitos investidores que estão começando pensem que a lógica de investir com foco em dividendos não faz sentido, pois, ao chegar na data EX (um dia após a data COM, ou data base), a cotação da ação é ajustada para baixo na mesma proporção do provento distribuído. 

Para alguém que não conhece muito do assunto, parece que ficou no zero a zero, mas ficará bem claro no nosso exemplo prático que no longo prazo não é assim que funciona…

De uma forma comparativa, a diferença entre não reinvestir e reinvestir é mais ou menos a mesma coisa como se estivéssemos falando da diferença de efeito de Juros Simples versus Juros Compostos ao longo do tempo.

No curto prazo, as curvas ficam bem coladas, mas com uma diferença cada vez mais notável ao longo do tempo — dá para ver a boca do jacaré?

Juros simples vc. juros compostos
Juros simples vs. juros compostos - Elaboração: Nord Research;

A lógica é bastante simples: se você está em uma fase da vida de acumulação de capital, ou seja, não está vivendo dos seus investimentos ainda, é importante que você reinvista os dividendos recebidos. Isso pode exponenciar os ganhos no longo prazo.

Engie Brasil (EGIE3)

Para te convencer, selecionamos um exemplo prático com a Engie Brasil (EGIE3), uma das favoritas da nossa carteira, mas o raciocínio que queremos apresentar também é válido para qualquer empresa focada em dividendos, uma vez que boa parte da geração de valor ao acionista vem através da distribuição de proventos.

Um investidor que comprou as ações da Engie Brasil (EGIE3) dez anos atrás e reinvestiu todos os proventos na mesma ação teve uma rentabilidade acumulada de +140,4% contra +106% do Ibovespa no mesmo período. Nada mal.

Gráfico mostra desempenho de EGIE3 Vs. IBOV
Elaboração: Nord Research; Engie Brasil (EGIE3) vs. IBOV com e sem reinvestimento. Em azul, com reinvestimento; em vermelho Ibov; em bege, sem reinvestimento.

E se não tivesse reinvestido os dividendos? Olhando para a rentabilidade de EGIE3 sem o reinvestimento de dividendos, a história é outra. O investimento continua com retorno positivo do capital alocado, entretanto teria perdido para o Ibovespa. 

Observe como as rentabilidades começam mais juntas e depois vão se “descolando”, conforme o que mostramos no exemplo teórico mais acima.

Vale mencionar que, via de regra, não é necessário alocar os dividendos recebidos sempre no mesmo ativo. Gosto muito de usar os ganhos para comprar as ações que julgo estarem mais atrativas e representem uma melhor oportunidade no momento. Fazendo isso, você estará “alimentando” a bola de neve do mesmo jeito. 

Conclusão: reinvista os seus dividendos em boas ações pagadoras de dividendos (temos diversas ações na nossa carteira), pois isso no futuro aumentará os dividendos recebidos e esse ciclo, no longo prazo, tem um efeito parecido com os juros compostos. 

O começo pode parecer complexo, às vezes até inatingível, mas lá na frente você colherá os frutos se tiver a disciplina de sempre reinvestir.

Como reinvestir os dividendos

Na sua carteira, você conseguirá verificar quais são os proventos que vão cair na sua conta, bem como a data de pagamento e valor do provento

São considerados proventos o pagamento de dividendos, bonificações e Juros Sobre Capital Próprio (JCP).

Após ver o quanto e quando receberá, o próximo passo é reinvestir em novas ações na Bolsa. Devo comprar ações da mesma companhia ou papéis de outras empresas? 

Vale mencionar que, via de regra, não é necessário alocar os dividendos recebidos sempre no mesmo ativo. Gosto muito de usar os ganhos para comprar as ações que julgo estarem mais atrativas e representem uma melhor oportunidade no momento. Fazendo isso, você estará “alimentando” a bola de neve do mesmo jeito. 

Diferença entre Data Com e Data EX?

Data COM é a data limite para você comprar as ações e ter direito a receber os proventos. Qualquer data COM que estiver no futuro indica que se você comprar as ações hoje, receberá os proventos. Um dia após a data COM é a data EX. Se você comprar na data EX ou depois, não terá direito ao provento em questão.

Carteira de dividendos da Nord Investimentos

A carteira Nord Dividendos busca ações que tenham boa perspectiva de distribuição contínua de lucros e ofereçam um modelo de negócios sólido. A carteira acumula uma rentabilidade de +49,5% desde o início da série (08/11/2018) até o fechamento de 18/10/2023; no mesmo período, o Ibovespa subiu +33,2%.

No ano de 2023, a nossa carteira de dividendos está com rentabilidade acumulada de +14,0%, contra +3,9% do Ibovespa e +7,7% do IDIV. A nossa rentabilidade é reajustada por proventos.

Carteira Nord Dividendos
Carteira dividendos Nord Investimentos

Além de acessar todas as recomendações da carteira, você também poderá contar com um canal de atendimento exclusivo para dúvidas e participar de monitorias ao vivo.

Conheça a carteira Nord Dividendos e construa uma renda periódica.

Compartilhar