Como investir em criptomoedas? Saiba por onde começar

Quer saber como investir em criptomoedas de forma correta? Confira o passo a passo para realizar as aplicações sem medo de golpes e fraudes!

Nord Research 10/07/2023 13:55 6 min Atualizado em: 30/08/2023 16:44
Como investir em criptomoedas? Saiba por onde começar

Seduzidos pelo potencial de rentabilidade, muitos buscam entender como investir em criptomoedas. Neste post, no entanto, conheça o tema de forma mais aprofundada, tanto em relação aos possíveis ganhos quanto pelos riscos e detalhes específicos dessa novidade.

Saber como investir em criptomoedas permite que o investidor encontre alternativas com uma rentabilidade expressiva. Além disso, facilita o processo de gerenciar os riscos e diversificar a carteira, implementando uma estratégia adequada ao seu perfil.

As moedas digitais têm ganhado cada vez mais espaço entre os investidores. Hoje, além do Bitcoin, existem diversos criptoativos como Ethereum, Litecoin, BRB e USD Coin.

Neste conteúdo, preparamos um guia para quem busca uma rentabilidade mais expressiva nesse segmento de mercado. Aprenda, com a Nord Research, como investir em criptomoedas!

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são moedas criadas em meio eletrônico a partir de um processo de validação que permite a identificação e transação segura dos dados. Para isso, se utiliza técnicas de criptografia, de modo que o sistema aprove apenas as operações legítimas.

Na maioria dos casos, o processo de validação é descentralizado em uma estrutura chamada de blockchain. A criptografia é como uma equação matemática, você pode fazer a prova real quando alguém apresentar o resultado, ainda que não tenha realizado o cálculo para saber o gabarito.

Na blockchain, em vez de termos um computador encarregado da “prova real”, a solução usa uma rede de dispositivos conectados. Com isso, a fraude exigiria a invasão de incontáveis equipamentos, tornando-se extremamente improvável. O Bitcoin, por exemplo, surgiu em 2008, e ainda hoje seu sistema não foi burlado.

Quais são os riscos de investir em criptomoedas?

As criptomoedas são ativos mais complexos de entender em comparação com aplicações tradicionais, como ações e títulos de dívida. Antes de investir, é importante conhecer os riscos envolvidos.

Oscilação do mercado

A oferta e demanda sofre altos e baixos constantes e intensos, sendo ativo com alta volatilidade. Por isso, o segmento de criptoativos pode oferecer rendimentos expressivos, mas também apresentar quedas significativas.

Ameaça regulatória

Mesmo não estando sob o controle de nenhum governo, investir em criptomoedas é assumir riscos regulatórios. Muitos países consideram legislações mais restritivas, o que impacta a demanda e o preço dos ativos.

Golpes e fraudes

A dificuldade para invadir o sistema e burlar as transações não significa imunidade a outros golpes. Venda de moedas falsas, esquemas de pirâmide e promessas de ganhos mentirosos são exemplos.

Evite ofertas mirabolantes e tome cuidado com a compra direta se você não tiver o conhecimento para operar. Investir em criptomoedas com segurança em corretoras de valores é o caminho mais fácil e seguro.

Qual o valor mínimo para investir em criptomoedas?

O investimento em criptomoedas não costuma apresentar um valor mínimo. É possível fracionar o dinheiro digital em pequenas partes. A exceção são os fundos de investimentos, que podem exigir um aporte inicial predeterminado.

Como começar a investir em criptomoedas?

Investir em criptomoedas não significa assumir riscos de forma desordenada. Há uma série de ações que podem ser adotadas para realizar aplicações adequadas.

Estude o mercado

Saber como investir em criptomoedas envolve a identificação dos ativos com potencial de valorização. Hoje, o mercado conta com moedas já estabelecidas, como Bitcoin e Ethereum, mas também com o surgimento de novas oportunidades. Por isso, o conhecimento será muito importante para alcançar os seus objetivos.

Perfil de investidor

As criptomoedas envolvem alta tolerância a riscos. É uma aplicação pouco indicada para os investidores de perfil conservador, por exemplo. O perfil arrojado é o mais compatível com as características de tais ativos. Além disso, os moderados que já contam com outros produtos mais seguros podem considerar a aplicação para buscar elevar seus rendimentos.

Pesquise as principais corretoras

A negociação de criptomoedas costuma ocorrer em plataformas de intermediação da compra e venda. Assim, a pessoa não precisa correr o risco de fazer transações diretamente com outros usuários. Essa característica proporciona a vantagem de ter mais segurança, desde que a opção seja por empresas de boa reputação.

Escolha a corretora

A escolha da corretora também envolve conhecer as criptomoedas disponibilizadas. Bitcoin e Ethereum, por exemplo, estão bastante disponíveis nos portfólios. Já as mais recentes, como Tether, BNB, XRP e USD Coin podem ser mais difíceis de encontrar. Além disso, você pode investir em fundos de índice (ETFs) e de criptomoedas, alternativas que podem acompanhar esses ativos.

Abra uma conta

O passo seguinte é abrir a conta na corretora. A partir daí, a compra e venda se dá como qualquer outra aplicação financeira, usando as prateleiras digitais da corretora. Algumas delas oferecem o home broker de criptomoedas, que é mais indicado para investidores experientes.

Escolha a criptomoeda

A escolha da criptomoeda deve considerar os seus objetivos de investimento. Embora todas apresentam uma volatilidade elevada, a tendência é que as moedas recém-criadas sejam mais instáveis, podendo sofrer oscilações mais bruscas.

Não coloque todos os seus investimentos em cripto

A parcela da carteira de investimentos em criptomoedas geralmente é pequena. É importante buscar um balanceamento com outros ativos com mais liquidez e previsibilidade, diversificando as aplicações financeiras.

Tenha atenção aos golpes

Os golpes e fraudes também merecem cuidado. O mais recomendável é sempre usar meios oficiais e transparentes, como as corretoras de valores. Nesse sentido, vale ressaltar a importância de avaliar a reputação da instituição financeira e conhecer bem as características das criptomoedas antes de investir.

Acompanhe os investimentos

Mesmo com foco no longo prazo, o acompanhamento da carteira deve ser contínuo. As oscilações criam diversos pontos de entrada e saída nas aplicações ao longo do tempo. Por isso, devemos entender esses momentos e realizar os ajustes necessários.

Aprenda como investir em criptomoedas com especialistas

O ponto-chave para aproveitar as oportunidades é desenvolver o conhecimento sobre o mercado, as corretoras e as criptomoedas. Aqui na Nord Research, oferecemos esses fundamentos para que você possa investir na série Nord Crypto Master.

Nord Crypto Master:

  • carteira de criptomoedas recomendadas;
  • relatórios semanais;
  • grupos do telegram para troca de informações;
  • monitorias ao vivo;
  • central de dúvidas.

A série também oferece materiais bônus que funcionam como uma capacitação que envolve avaliação das principais corretoras, passo a passo para comprar com taxas mais baixas, estratégias para gerar renda passiva com criptoativos e análises semanais do fluxo do Bitcoin.

Sendo assim, você terá informações confiáveis para tomar suas decisões de investimento. No começo, saber como investir em criptomoedas pode ser um desafio, mas é um segmento em que vale a pena buscar conhecimento. Afinal, os ativos apresentam um grande potencial de valorização, especialmente no longo prazo.

Se você quer entender profundamente sobre o tema, conheça agora mesmo o Nord Crypto Master e comece a investir nas moedas digitais!

Resumindo

O que é criptomoeda?

Criptomoeda é uma espécie de dinheiro virtual que, em geral, conta com uma gestão descentralizada, ou seja, não passa pela regulação de nenhum banco ou governo, o que retira a capacidade dessas instituições de controlarem seu valor. Esses ativos são desenvolvidos por meio do processo conhecido como “mineração” e têm criptografia como peça-chave de sua construção e segurança.

Qual o valor mínimo para investir em criptomoedas?

De modo geral, não existe um valor mínimo para investir em criptomoedas. Assim como o dinheiro tradicional, como dólar e euro, as aplicações podem ser divididas em pequenas partes, sem o investidor se comprometer com grandes aportes.

Compartilhar