Como funciona a caixinha do Nubank? Entenda os possíveis riscos

Entenda como funciona a caixinha do Nubank, quando utilizar, qual é a rentabilidade, além dos possíveis riscos!

Nord Research 08/01/2024 13:55 6 min Atualizado em: 10/01/2024 15:35
Como funciona a caixinha do Nubank? Entenda os possíveis riscos

Sumário

Quer saber como funciona a caixinha do Nubank? Com elas, é possível criar diferentes “reservas” ao fazer depósitos de dinheiro que podem se destinar a diversos fins.

Se você tem, por exemplo, uma meta de guardar todo mês uma quantia para dar entrada em um carro, é possível criar uma caixinha para colocar o dinheiro lá. O mesmo vale para outras metas ou objetivos , como viagens, carreira, educação, entre outros.

Vale lembrar que há uma diferença entre a caixinha do Nubank e o investimento no Nubank. No segundo caso, é possível fazer aplicações tanto em ativos de renda fixa quanto de renda variável. Neste artigo, vamos explicar para que servem as caixinhas do banco digital, qual é a rentabilidade , entre outras questões. Boa leitura!

O que são as caixinhas do Nubank?

As caixinhas do Nubank são como um tipo de cofre eletrônico , no qual o dinheiro não fica parado e traz rentabilidade ligada ao CDI.

Para entender como funciona a caixinha do Nubank, imagine que você utiliza em sua organização financeira o método 50 30 20. Pelo método, você precisa guardar 50% do orçamento em gastos fixos, 30% em despesas variáveis ​​e 20% em reserva financeira .

É claro que você pode economizar seu dinheiro como desejar. Porém, é possível aplicar este método com as caixinhas do Nubank de forma organizada no próprio aplicativo.

O que você oferece?

Os valores depositados na Nuconta rendem 100% do CDI. Quanto às caixinhas, existe a possibilidade de obter este rendimento também, que fica disponível a partir do primeiro dia de aplicação. Cada caixinha que você cria tem um tipo de investimento atrelado.

Como funciona a rentabilidade?

Para entender como funciona a caixinha do Nubank, é possível conseguir rentabilidade de 100% do CDI ou mais , inclusive com resgate a qualquer momento. Para que os prazos de retirada sejam maiores, ou seja, quando a liquidez não é imediata, é possível obter rentabilidade de mais de 100% do CDI no longo prazo.

Além disso, em cada caixa há um valor definido e, quando feito, você pode resgatar o dinheiro. Se você perder o saque, você pode manter a " poupança " e iniciar outra meta ou deletá-la.

Quando usar as caixinhas do Nubank?

Você pode usar as caixinhas do Nubank para diversas finalidades, como reserva de emergência, viagem, reforma e educação. Confira!

Reserva de emergência

reserva de emergência é um valor financeiro que uma pessoa mantém separado para cobrir despesas inesperadas ou imprevistas, como desemprego ou despesas médicas.

É uma espécie de transporte financeiro que oferece segurança em momentos de crise ou imprevistos, evitando que uma pessoa recorra a empréstimos ou comprometa suas economias de longo prazo.

A caixinha do Nubank, por sua vez, permite criar essa  reserva de emergência , que fica separada do saldo principal da conta e pode ser acessada facilmente em caso de necessidade.

Veja também o vídeo:

O PERIGO em deixar dinheiro no Nubank: Reserva de emergência na Nuconta | Análise com Marília Fontes - YouTube

Viagem

Separar uma parte do salário para viajar usando a caixinha do Nubank é uma ótima ideia. Afinal, viajar é uma forma de expandir os horizontes, conhecer novas culturas e criar memórias inesquecíveis.

Ao reservar uma parte da remuneração especificamente para este fim, você está investindo em experiências que podem trazer alegria e crescimento pessoal. Mudar de ambiente e se desconectar da rotina diária pode reduzir o estresse e saber como funciona a caixinha do Nubank pode ser a solução.

Reformar a casa

Separar uma parte do salário para reformar a casa usando caixinhas do Nubank é uma opção para investir na manutenção e melhoria do lar e, assim, garantir um ambiente agradável para morar. Destinar uma parte do dinheiro para essa finalidade pode ajudar a evitar que pequenos problemas se tornem grandes dores de cabeça no futuro.

A pintura, por exemplo, não apenas renova a estética da casa, mas também protege as paredes e superfícies, aumentando a durabilidade e valor do imóvel.

Além disso, realizar outros reparos essenciais, como consertar vazamentos, substituir pisos desgastados ou atualizar a parte elétrica, contribui para a segurança e o bem-estar. Ao usar a caixinha do Nubank para reformas, você estará investindo no próprio patrimônio.

Carreira

Separar uma parte do salário para investir na carreira utilizando caixinhas do Nubank é uma atitude muito positiva. Ao buscar o crescimento profissional, você prioriza o desenvolvimento, adquire novos conhecimentos e investe no futuro.

para aqueles que almejam progredir na carreira e se manterem atualizados no mercado de trabalho, destinar especialmente uma porcentagem do salário para cursos, especializações e atualizações pode trazer diversos benefícios. Isso pode abrir portas para novas oportunidades, aumentar a empregabilidade e fortalecer seu potencial.

Quais tipos de investimentos são possíveis fazer com as Caixinhas do Nubank?

Existem dois tipos de investimentos possíveis, que são o Fundo Nu Reserva Imediata e o RDB. O  RDB (recibo de depósito bancário) do Nubank, por exemplo, tem liquidez que pode ser imediato ou planejado, de acordo com o tipo de caixinha, além de ter garantia do  FGC (Fundo Garantidor de Créditos) . É interessante para quem pensa em um horizonte menor.

Outra opção é o Fundo Nu Reserva Imediata, voltado mais para o longo prazo e para quem deseja diversificar a carteira. Ele pode ser mais vulnerável às oscilações do mercado.

Quais riscos estão associados ao investimento?

Existem alguns  riscos de usar a caixinha do Nubank, que são:

  • Risco de mercado: o Fundo Nu Reserva Imediata está sujeito a oscilações e volatilidade do mercado financeiro.
  • Risco de crédito: caso a instituição enfrente dificuldades financeiras, o investidor pode sofrer perdas, em especial se o valor não for coberto pelo FGC.
  • Risco de impostos de juros: mudanças na política monetária podem impactar os rendimentos.

Agora você já sabe como funciona a caixinha do Nubank! Gostou deste conteúdo? Baixe o e-book:  Vale a pena investir na Nu Seleção do Nubank?

Resumindo

O que acontece se eu guardar dinheiro na caixinha do Nubank?

Se você guardar dinheiro na caixinha do Nubank, criará uma categoria para guardar dinheiro para determinada área. Além disso, o dinheiro guardado rende automaticamente uma taxa de rendimento atrelada ao CDI, proporcionando um ganho financeiro ao longo do tempo.

Qual a vantagem da caixinha do Nubank?

A vantagem da caixinha do Nubank é a possibilidade de separar e organizar o dinheiro para diferentes objetivos, como reserva de emergência, viagens, reformas, carreira e outros, de forma prática e personalizada. Ainda, oferece opções de rentabilidade de 100% do CDI ou mais.

Tópicos Relacionados

Compartilhar