Como escolher a melhor ação da bolsa?

Você quer escolher a melhor ação da bolsa? Confira 3 características para analisar e encontrar ações com alto potencial de crescimento.

Nord Research 29/05/2024 12:00 4 min
Como escolher a melhor ação da bolsa?

Em fevereiro de 2019, nossos analistas da Nord Research indicaram a compra de ações da PetroRio (PRIO3), desde então, elas já subiram 1.700% e ainda tem potencial de crescimento. Você sabe identificar ações com potencial semelhante de valorização no futuro, como foi com a PetroRio? 

Para isso, vamos te ensinar três características principais que nossos analistas usam e que você deve analisar para encontrar empresas que possam se destacar na Bolsa nos próximos anos. Confira!

Como escolher a melhor ação da bolsa?

Para escolher uma ação na bolsa com alto potencial de crescimento, é preciso analisar, especialmente, três características principais: preço, geração de valor e crescimento de resultados.

Com base nessas características, você consegue avaliar o potencial de crescimento de uma ação, fazer a compra e ter um bom lucro. 

1. Preço

O primeiro aspecto a considerar é o preço da ação. Pagar caro por uma ação pode significar que o mercado já precificou os bons resultados esperados, reduzindo assim a rentabilidade futura. Dessa forma, mesmo que a empresa cresça, a rentabilidade pode ser baixa porque o mercado já antecipou esse crescimento.

Então, o ideal é buscar ações subvalorizadas em relação ao seu potencial de crescimento. Um exemplo claro é a comparação entre PetroRio e Petrobras

Atualmente, a PetroRio está sendo negociada a um múltiplo de lucro semelhante ao da Petrobras, no entanto, esse crescimento ainda não foi refletido em seu preço atual. Isso indica que o mercado ainda não precificou o crescimento futuro de PetroRio, tornando-a uma ação barata com um enorme potencial.

2. Geração de valor (Rentabilidade)

A segunda característica para encontrar ações que podem disparar na Bolsa é a geração de valor ou rentabilidade. Isso porque, crescimento sem rentabilidade não é sustentável. 

Existem empresas que podem crescer sem gerar lucro, o que não é vantajoso para os investidores. Algumas empresas, em especial, as que estão em fase inicial, podem investir pesado e operar no prejuízo temporariamente, esperando se tornar lucrativas no futuro. No entanto, isso é arriscado e difícil de sustentar a longo prazo sem fontes de financiamento externas.

Boas empresas não dependem de capital externo para financiar seu crescimento, elas geram uma rentabilidade elevada internamente. Essas empresas utilizam seus próprios lucros para reinvestir no negócio, promovendo um crescimento robusto e sustentável a longo prazo.

Assim, a habilidade de gerar caixa internamente e reinvestir com eficiência no negócio é um forte indicador de uma empresa sólida e promissora.

3. Crescimento de resultados

O crescimento sustentável dos resultados ao longo do tempo é a terceira característica fundamental. Uma empresa pode ter uma boa rentabilidade, mas, se não crescer seus resultados, sua capacidade de gerar caixa adicional e distribuir esse caixa aos acionistas, seja através de recompra de ações ou pagamento de dividendos, fica limitada. 

Para alcançar o nível de crescimento que a PetroRio conseguiu, cerca de 80% ao ano, é necessário que a empresa tenha um mercado grande e ainda pouco explorado, permitindo que ela expanda suas operações.

Empresas que começam pequenas em um mercado grande e conseguem reinvestir seus lucros para continuar crescendo tendem a ganhar ainda mais competitividade e qualidade ao longo do tempo. 

Este foi exatamente o caso da PetroRio. Ela começou pequena, mas com um grande potencial de crescimento. Ao reinvestir seus lucros e expandir suas operações, a PetroRio conseguiu se posicionar no mercado, gerando crescimento de resultados.

Como identificar a próxima PetroRio?

Para encontrar a próxima ação com potencial de disparar na Bolsa, você deve buscar empresas que apresentem estas três qualidades. Analisar empresas com grande potencial de crescimento, que estejam subvalorizadas e que apresentem forte geração de valor é um caminho promissor para identificar futuras estrelas da Bolsa.

Vale lembrar que, mesmo identificando boas ações com potencial de lucro, é fundamental diversificar sua carteira de investimentos para aumentar suas chances de ganhos. 

Tópicos Relacionados

Compartilhar