China reduz imposto sobre transações na bolsa para apoiar mercado de capitais

A China reduziu pela metade um imposto sobre as negociações de ações a partir desta segunda-feira, 28

Cesar Crivelli 28/08/2023 14:28 1 min
China reduz imposto sobre transações na bolsa para apoiar mercado de capitais

Nessa madrugada, o índice CSI 300 — composto pelas 300 principais ações negociadas na Bolsa de Valores de Xangai e na Bolsa de Valores de Shenzhen — chegou a mostrar uma expressiva alta de +5,5% logo na abertura, impulsionado por anúncios do governo chinês, mas devolveu boa parte do movimento, terminando o dia com valorização de +1,2%.

O governo chinês anunciou uma redução na taxa cobrada para negociação de ações, tentando mais uma medida para impulsionar o mercado. Além disso, as taxas para negociação alavancada, por meio de conta margem, também foram reduzidas.  



Alguns veículos de mídia internacionais disseram que o governo também pediu a alguns fundos de investimento que não fossem vendedores líquidos no mercado de ações.

Apesar de todo esse esforço, o fluxo estrangeiro neste mês, para essa classe de investimento, bate um recorde negativo por conta de vendas massivas de ativos chineses. Parece que o governo terá que apresentar medidas mais concretas, do ponto de vista econômico, para que os investidores voltem a ter maior confiança no país.

Tópicos Relacionados

Compartilhar