Vale a pena investir em CGAS5?

A Comgás atualmente não faz parte da nossa carteira recomendada, entretanto, elaboramos uma análise sobre a companhia. Veja se vale a pena comprar ou vender as ações CGAS5

Guilherme Tiglia Alves 05/12/2023 08:37 2 min Atualizado em: 04/01/2024 11:35
Vale a pena investir em CGAS5?

Recentemente, começamos a receber várias dúvidas e questionamentos dos nossos clientes a respeito da Comgás. É hora de comprar ou vender as ações da companhia? Descubra.

Sobre a Comgás 

A Comgás (CGAS5) é a maior distribuidora de gás natural canalizado do país, privada e controlada pela Cosan através da Compass Gás e Energia. Lançada em 2020, a Compass é uma plataforma de Gás & Energia, com o propósito de criar opções para um mercado de gás natural cada vez mais livre.

Com capital aberto desde 1996, a Comgás é uma empresa de utilidade pública, tendo as suas atividades reguladas pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, ARSESP, um órgão do governo. O prazo para a exploração do serviço público é até 2049, não havendo risco de não renovação no curto prazo.

A Comgás possui uma rede de mais de 21 mil quilômetros, levando gás natural para mais de 2,3 milhões de consumidores nos segmentos residencial, comercial e industrial em 95 municípios do estado. Sua área de concessão abriga cerca de 27% do Produto Interno Bruto do país, abrangendo 177 cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, além da Baixada Santista e do Vale do Paraíba.

Desempenho das ações 

O histórico de resultados da Comgás nos últimos anos demonstrou um bom crescimento a partir de 2021.

Como destaques, cabe mencionar que: 

i) Em 2022, o melhor desempenho do EBITDA no a/a se deu por conta do maior volume de gás natural distribuído pela Comgás nos segmentos residencial e comercial, que neutralizou a queda de venda no industrial devido à atividade no período, associado ao reajuste da inflação nas margens; e

ii) Em 2021, o bom desempenho também ocorreu por conta do forte volume em praticamente todos os segmentos de atuação, reflexo da recuperação da atividade econômica e execução do plano de expansão da companhia.

Ebitda CGAS5.
Fonte: Bloomberg

CGAS5 vale a pena?

As ações têm pouca liquidez, então as suas cotações ficam muito sujeitas a distorções, sendo a alta dos papéis algo diretamente relacionado a isso. Contudo, a melhor forma de exposição em Comgás seria através da Cosan, uma holding que investe em diversos outros negócios, que até parece mais interessante pelo desconto de holding, mas no momento não vemos oportunidades em nenhuma das duas

Compartilhar