Frederico Trajano: conheça o CEO da varejista Magazine Luiza

Conheça a trajetória de Frederico Trajano no comando da Magalu e as inovações que ele trouxe à empresa, como a criação da inteligência artificial Lu e o Luiza Labs.

Nord Research 27/02/2024 18:00 6 min Atualizado em: 03/03/2024 12:16
Frederico Trajano: conheça o CEO da varejista Magazine Luiza

Frederico Trajano é o bem-sucedido CEO da empresa de varejo Magazine Luiza, que começou como um modesto negócio familiar e teve uma ascensão meteórica até se tornar uma das principais varejistas do mercado, com uma trajetória marcada pela inovação.

Nada como ler a história de personagens inspiradores para nos motivar e incentivar a buscar sempre o desenvolvimento pessoal e profissional, não é mesmo? Hoje, vamos falar sobre o CEO da gigante Magazine Luiza, Frederico Trajano.

Conhecido por implementar estratégias de digitalização na empresa, sua trajetória traz inspirações marcantes, sendo uma das figuras mais marcantes do capitalismo brasileiro atual.

Neste artigo, vamos apresentar quem é e sua atuação no mercado varejista. Continue a leitura!

Sumário

Quem é Frederico Trajano

O executivo Frederico Trajano é o atual CEO da Magazine Luiza, uma empresa familiar que alçou voo e se tornou uma das gigantes do varejo brasileiro. O empresário, conhecido como Fred, ocupa a presidência da companhia desde 2016 e é visto como o principal responsável pela modernização e pela digitalização da Magalu.

Família e carreira

  Frederico Trajano é filho de Luiza Helena Trajano. II Créditos: Freepik  

Frederico Trajano é filho de Luiza Helena Trajano, a porta-voz pública da Magazine Luiza, e de Erasmo Fernandes Rodrigues. Ele é neto dos fundadores da empresa, Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato, e faz parte da terceira geração à frente da rede varejista.

O empresário nasceu em março de 1976, em Franca, cidade do interior de São Paulo. Desde pequeno já trabalhava no negócio da família quando estava de férias, um antigo costume do clã.

Frederico Trajano tomou gosto pelo ofício e, portanto, não foi surpresa para ninguém quando decidiu cursar a graduação em Administração de Empresas na FGV. Após concluir o curso em 1998, especializou-se em finanças na Universidade da Califórnia.

Engana-se quem pensa que a única experiência do empresário foi na empresa de sua própria família! Antes de assumir o comando da Magazine Luiza, ele trabalhou no Deutsche Bank Securities, uma importante instituição financeira, e na WestSphere Equity Investors, empresa que atua no setor de private equity. 

Em 2000, no entanto, Frederico Trajano passou a atuar integralmente na Magazine Luiza.

Trajetória no Magazine Luiza

Frederico Trajano começou como responsável pela área de e-commerce do Magazine Luiza. Foi dele a iniciativa para lançar a loja virtual da empresa, numa época em que a internet ainda engatinhava e o comércio eletrônico ainda não era tão disseminado no Brasil.

Com o sucesso da empreitada, em 2002 ele foi alçado ao cargo de diretor de marketing da companhia e, em 2005, de diretor comercial. Em 2010, assumiu a posição de diretor executivo de vendas e marketing. Finalmente, em 2016, tornou-se CEO da Magalu.

Em sua jornada na Magazine Luiza, o executivo conduziu projetos ambiciosos. Ele foi o responsável por várias das iniciativas mais importantes da empresa, como o laboratório de pesquisa e desenvolvimento Luiza Labs, a plataforma de marketplace Magazine Você, o aplicativo móvel e até a criação da vendedora virtual da rede, a simpática Lu, que fez tanto sucesso que se tornou a “cara” oficial da companhia.

Integração das lojas físicas e digital

O apostou na integração total entre o físico e o digital. II Créditos: Freepik

Uma das maiores contribuições de Frederico Trajano para a Magazine Luiza foi a integração das lojas físicas com a loja virtual, no modelo que chamamos de phygital, num momento em que a empresa parecia ir na contramão de todas as tendências.

Muita gente achava que o varejo tradicional estava com os dias contados e seria totalmente soterrado pelas vendas online. Mas o empresário apostou na integração total entre o físico e o digital, adotando um modelo omnichannel, em que todos os canais de venda e relacionamento convergem.

Nos últimos anos, a Magazine Luiza vem se dedicando a comprar outras empresas menores para ampliar a sua atuação. Atualmente, a companhia já conta com mais de 800 lojas físicas, mas continua investindo na melhoria e na modernização de sua loja virtual, em uma estratégia que vem se mostrando muito bem-sucedida.

Pandemia e inovações com o programa Parceiro Magalu

Com a pandemia, houve a necessidade de que a empresa se reinventasse. Com o fechamento dos estabelecimentos físicos, chegou a hora do digital brilhar. Nesse contexto, o comércio eletrônico se tornou fundamental. Como a empresa já havia iniciado seu processo de digitalização há muito tempo, não foi difícil realizar a migração.

Durante esse período, os programas Magazine Você e Parceiro Magalu se destacaram. O Magazine Você é uma plataforma em que pessoas comuns podem criar suas próprias lojinhas dentro do Magazine Luiza e ganham comissão sobre as vendas.

Já o Parceiro Magalu funciona nos mesmos moldes, possibilitando a venda de produtos da empresa por pessoas físicas e estabelecimentos comerciais que não têm loja virtual. Isso permitiu que milhares de pessoas gerassem uma renda extra durante os tempos incertos da pandemia e trouxe mais lucro e reconhecimento para a companhia.

Reconhecimentos e premiações

A trajetória de Frederico Trajano foi marcada por algumas premiações. Em 2017, o empresário foi eleito o Empreendedor do Ano pela revista Isto É Dinheiro e, em 2019, recebeu o Prêmio Administrador Emérito do CRA-SP (Conselho Regional de Administração de São Paulo).

Em 2020, foi aclamado como o executivo mais inovador do país pelo anuário Valor Inovação Brasil e recebeu a premiação Executivo de Valor nas categorias Comércio e Transformação Digital.

Ele também fez parte da lista dos 25 melhores CEOs do Brasil por três anos consecutivos (2017, 2018 e 2019) e foi escolhido pela revista GQ Brasil como o Homem do Ano em 2018. Frederico Trajano também já recebeu um prêmio do E-commerce Brasil na categoria de Gestão e Operações.

Gostou do conteúdo? Então, você precisa conhecer as assinaturas Nord, ideal para quem também quer se tornar um executivo de sucesso e pensa em começar a investir em ações. Acesse o site e confira!

Resumindo

Quem é Frederico Trajano

Frederico Trajano, filho de Maria Luiza Trajano, é o atual CEO da Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do Brasil. Ele ocupa o cargo desde 2016 e foi responsável pelo processo de modernização e digitalização da marca, que é conhecida pela inovação.

Quais foram as inovações que Frederico Trajano implementou na Magazine Luiza?

Ao longo de sua trajetória na Magazine Luiza, Frederico Trajano foi responsável por vários projetos inovadores, como o laboratório de pesquisa e desenvolvimento Luiza Labs, o aplicativo da loja, a vendedora virtual Lu, a plataforma de marketplace Magazine Você e o programa de parcerias Parceiro Magalu, entre outras inovações.

Compartilhar