Calendário de dividendos 2023: seu guia completo

Entenda como funciona o calendário de dividendos 2023, quais as datas importantes e como usar esse recurso para alavancar seus lucros.

Nord Research 01/04/2023 21:43 6 min Atualizado em: 13/10/2023 19:06
Calendário de dividendos 2023: seu guia completo

Certamente, o ganho com dividendos é um excelente incentivo para os investidores. Para potencializar os lucros ao comprar ações, é importante acompanhar o calendário de dividendos 2023 como parte da sua estratégia.

Entenda mais detalhes sobre o que é e como funciona um calendário de dividendos. Ainda, veja os principais termos e como planejar os investimentos com base nesta agenda de pagamentos.

Sumário

O que é um calendário de dividendos?

O calendário de dividendos é uma agenda com uma previsão de quando a empresa vai pagar os valores relacionados ao lucro de determinado período em um investimento.

Para a elaboração do calendário de dividendos, o pagamento deve ser aprovado pelo Conselho de Administração da empresa. Então, ele passa pela aprovação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que fiscaliza o mercado financeiro.

Em seguida, a empresa divulga o calendário de dividendos para seus investidores, normalmente em seu site.

Como funciona um calendário de dividendos para investidores?

A frequência do pagamento dos dividendos vai depender da empresa, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou até anual. Às vezes, eles podem pagar um dividendo especial quando há algum lucro extraordinário.

O calendário é dividido em algumas etapas:

  • Data de anúncio do dividendo: essa é a data em que o conselho de administração da empresa anuncia o valor do dividendo.
  • Data ex-dividendo ou data-base: quando o acionista faz jus ao recebimento do dividendo. Após essa data, o acionista poderá vender a ação e ainda receber o dividendo.
  • Data de registro: é a data em que a empresa determina oficialmente quem são os acionistas que receberão o pagamento.
  • Data de pagamento: quando o dividendo é pago.

Lembrando que a data limite para realizar a compra das ações e ter direito aos dividendos é um dia antes da data dos ex-dividendos, chamado de data com. Após esse dia, o investidor não terá direito ao dividendo em questão.

Qual é o calendário de dividendos para 2023?

Cada empresa possui seu próprio calendário de dividendos para 2023 e cada uma divulga o calendário de acordo com suas regras específicas. É papel do investidor consultar quais serão as datas de pagamentos.

Onde consultar o calendário de dividendos de 2023?

Existem diversas maneiras de consultar o calendário de dividendos de 2023. A primeira é acessar diretamente os sites das empresas que possuem ações.

Você também pode acompanhar o calendário de dividendos por meio da corretora de valores. Algumas dessas instituições utilizam as informações de custódia de ativos para compilar as datas e os valores de pagamento, facilitando o seu trabalho. Mas, para isso, é preciso acessar cada uma das instituições financeiras na qual você mantém conta.

Consulte os pagamentos dos dividendos no site da corretora de investimentos.

Outra possibilidade é conferir o calendário de dividendos por meio de sites e aplicativos de investimentos. Eles importam a informação por meio do acesso ao CEI (Canal Eletrônico do Investidor), compilando em um único local os dados sobre os dividendos de diversas empresas.

Os sites de notícias também podem divulgar essa informação.

Qual o melhor site para ver dividendos de ações?

O principal site para ver os dividendos de ações é o CEI (Canal Eletrônico do Investidor), uma plataforma disponibilizada pela bolsa brasileira, a B3. No canal, o investidor pode conferir quando vai receber seus investimentos, além de outras informações como portfólio e extratos.

Para consultar seus dividendos pelo CEI, acesse a área logada preenchendo seu CPF e senha. Então, vá na aba “Proventos” e veja todas as informações.

Além disso, é possível consultar o calendário de investimentos 2023 diretamente nos sites das empresas em que possui as ações ou corretoras.

No site da Nord Research, você também pode acompanhar as principais notícias de dividendos do mercado.

Quais são as datas de pagamento de dividendos em 2023?

Como mencionamos, as datas de pagamentos de dividendos 2023 dependem de cada investimento.

Confira o calendário de algumas ações em 2023:

AçãoData ComData pagamento
ITUB3 - (Itaú)31/03/202302/05/2023
VIVT3 (Vivo)31/03/202330/04/2023
BBCD3 - (Bradesco)03/04/202302/05/2023
CSMG3 - (Copasa)23/04/202316/05/2023
PSSA3 - (Porto Seguro)30/05/202330/08/2023
ODER4 (Oderich)07/04/202331/06/2023
BEES4 (Banestes)31/10/202301/12/2023

Como investir em ações usando o calendário de dividendos

Saber usar o calendário de investimentos é muito importante para alavancar seus lucros. Conhecendo cada uma das datas do calendário, você pode fazer os investimentos usando as datas mais favoráveis.

Conhecer o calendário de dividendos com antecedência também permite ao investidor entender o dia em que os lucros de uma empresa serão distribuídos e esse detalhe é fundamental para a organização financeira.

Para investir em ações usando o calendário de dividendos, é preciso entender como funciona a agenda, mas especialmente duas datas: data com e data ex-dividendo:

  • Data com: o termo vem de “data com dividendos”. É o último dia em que o acionista pode comprar ou manter em carteira os papéis de determinada empresa para poder receber os dividendos.
  • Data ex-dividendos: é o primeiro dia útil após a data com. A partir desse dia, mesmo que o investidor compre uma ação, não receberá os dividendos anunciados. Apenas no próximo pagamento (se tiver os papéis em questão na próxima data com).

Como planejar os investimentos com base no calendário de dividendos?

Para planejar os investimentos com base no calendário de dividendos, o acionista deve conhecer o calendário de dividendos de sua ação de interesse.

Então, é importante comprar essas ações, ou manter em sua carteira, no mínimo, até a Data Com. Se o investidor tiver a ação no dia da Data com, receberá os dividendos na data de pagamento.

Após isso, ele pode vender normalmente suas ações, recebendo os valores dos dividendos. Já quem comprar as ações após a data ex-dividendos, não receberá os valores referentes.

Conclusão

Neste artigo, entendemos que o calendário de dividendos 2023 depende de cada empresa, que cria sua própria agenda de pagamento seguindo uma série de regras.

Para saber qual o calendário de dividendos de uma ação de seu interesse, é preciso acessar o site de sua corretora de valores, da empresa em questão, sites de notícias ou até mesmo a área logada do CEI (Canal Eletrônico do Investidor), disponibilizado pela B3.

Por fim, para investir em ações usando o calendário de dividendos, é necessário saber qual a “Data com”, data limite de compra para receber o pagamento no dia agendado.

Use essas informações com sabedoria e bons investimentos!

Compartilhar