BPAC11: resultados do 3T25 surpreendem com lucro e ROE recorde
BTG Pactual reporta lucro 42% maior no 3T25, com ROE de 28,1% e perspectivas positivas para BPAC11. Veja se vale a pena investir
O BTG Pactual (BPAC11) apresentou no terceiro trimestre de 2025 (3T25) mais um desempenho acima das expectativas do mercado. O banco reportou um Lucro Líquido Ajustado de R$ 4,5 bilhões, o que representa uma alta de 42% em relação ao 3T24.
O resultado reforça a consistência da estratégia da instituição, com forte alavancagem operacional e rentabilidade elevada, mesmo em um cenário econômico desafiador.
Desempenho financeiro do BTG Pactual no 3T25
No 3T25, o BTG Pactual surpreendeu o mercado novamente e apresentou um crescimento de +37% em sua receita e de +42% em seu lucro líquido, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) alcançou excepcionais 28,1%, representando uma expansão de +4,6 pontos porcentuais.


Destaques operacionais do trimestre
O BTG Pactual entregou um forte crescimento em todas as áreas de negócio. Com destaque para o avanço de +69% em Investment Banking, as receitas do banco apresentaram uma forte expansão (+37%).
As despesas operacionais, por sua vez, cresceram menos do que a receita (+30%). Com isso, o banco entregou mais alavancagem operacional e sua rentabilidade foi ainda maior.

Os destaques operacionais foram: receita recorde em DCM (emissão de dívidas, dentro da área de Investment Banking), receita recorde na área de crédito (crescimento da carteira), recuperação do crescimento em Sales & Trading (novos produtos, maior atividade de clientes e maior alocação de risco na mesa proprietária), receita recorde na Asset (taxas de administração/performance e dividendos recebidos de gestoras investidas) e receita recorde no Wealth (ganho organico e inorganico de market share).
Perspectivas para o fim de 2025
Após mais um surpreendente resultado consecutivo, o BTG sinalizou que o ROE de 2025 deverá alcançar agora um patamar mínimo de 25%. Isso indica que o lucro ainda pode crescer algo próximo de 30% no último trimestre deste ano.
Dividendos e JCP de BPAC11
O BTG realizou o pagamento de R$ 2,3 bilhões em Juros sobre o Capital Próprio (JCP) no 3T25. O dividend yield dos últimos 12 meses é de 2%.
Vale a pena comprar BPCA11?
O BTG Pactual tem apresentado, de forma recorrente, uma rentabilidade bastante elevada e um crescimento consistente ao longo dos últimos anos. Ainda assim, conseguiu surpreender positivamente o mercado neste trimestre.
Com excelentes perspectivas para os próximos anos (em qualquer cenário econômico, devido a forte diversificação de receitas) e negociando a apenas 11x lucros, BPAC11 permanece como uma excelente oportunidade de investimento.

