BPAC11 vale a pena? Leia nossa análise

Ação está bem à frente de Bradesco e Santander. Confira nossas expectativas para os resultados do 4T23 do BTG

Danielle Lopes 22/01/2024 16:50 3 min
BPAC11 vale a pena? Leia nossa análise

A temporada de divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23) começa no dia 31 de janeiro de 2024, o que nos leva a atualizar nossas expectativas para o BTG Pactual (BPAC11), nossa preferência de investimentos em bancos.

O que esperar para BPAC11

Avaliando apenas aspectos quantitativos de cada linha de negócio do BTG, fica fácil imaginar que os segmentos mais impactados seguem sendo as que se beneficiam de um mercado de capitais pujante.

Tendo isso em vista, como não vimos operações relevantes sendo feitas, como IPOs (oferta primária de ações) e follow-ons (oferta secundária de ações), imaginamos que a linha de banco de investimentos (“investment banking”) da companhia continue sendo impactada no 4T23, com queda de receita em comparação ao 4T22.

Ao longo de 2023, o que salvou o BTG nessa linha foram as emissões de dívida (DCM) e possivelmente deve seguir dessa forma. 

Com a melhora macro, nossa expectativa é de que IPOs, M&As (fusões e aquisições) e novos follow-ons apareçam ao longo de 2024.

Estimativas de crescimento de lucros operacionais e receita 

Além disso, o cenário de crédito como um todo tem melhorado no mercado e, para o BTG, que possui um ótimo perfil em sua carteira, deve seguir com crescimento na carteira de crédito (corporate lending) com empresas de qualidade.

A bola da vez permanece para os dois negócios que crescem de forma consistente dentro do BTG: asset management (gestão de fundos) e wealth management (gestão de fortunas). O crescimento vem de imediato em ambas as linhas pela presença de juros altos, que beneficiam o crescimento do patrimônio dos clientes investidos nos fundos, e patrimônios alocados em renda fixa.

Com a mudança de cenário futuro de renda fixa para ações, a companhia segue empilhando ganhos, já que os clientes não saem do banco, mas apenas mudam sua estratégia dentro do banco.

Vale a pena investir em BPAC11?

O BTG Pactual segue entregando resultados crescentes e negociando a 12x lucros, média dos últimos cinco anos, o que consideramos um preço justo e bom ponto de entrada neste momento.

Fonte: Bloomberg

No passado, o BTG errou bastante em ser concentrado na mesa de operações (2015-2017), mas desde então ajustou as linhas de negócio para conseguir crescer mesmo em cenários mais adversos.

Continuamos confiantes na tese e recomendamos COMPRA para as ações de BTG Pactual (BPAC11).

BPAC11 dividendos

A tese de investimentos em BTG Pactual envolve mais a estratégia de crescimento dos seus resultados, gerando ganhos para os acionistas por meio da valorização da ação. 

Para um portfólio com foco em dividendos, a companhia pode não atender às expectativas diante de um yield mais baixo. Em média, a empresa paga 22% dos seus lucros (payout) contra uma média de 90-100% das “dividendeiras da Bolsa”.

Compartilhar