Por que investir em empresas do Bovespa Mais

O Bovespa Mais é uma plataforma onde empresas menores podem captar recursos, sendo uma possibilidade de investimento para você.

Nord Research 29/02/2024 12:00 4 min Atualizado em: 03/03/2024 12:07
Por que investir em empresas do Bovespa Mais

O Bovespa Mais é uma plataforma onde empresas menores podem captar recursos. Entenda melhor sobre esse mercado e as diferenças entre Bovespa Mais e o Bovespa Mais Nível 2.

O Bovespa Mais é como uma espécie de “clube de investimento” para empresas menores. Para entender melhor, pense nos músicos iniciantes que querem ganhar reconhecimento. Eles podem começar se apresentando em pequenos shows locais. Assim, eles constroem gradativamente sua base de fãs e ganham experiência antes de embarcar em uma turnê nacional ou internacional.

Da mesma forma, as empresas no Bovespa Mais podem “se apresentar” aos investidores, oferecendo as ações para um grupo seleto. É como se fosse uma fase de preparação antes de darem o grande salto para o mercado mais amplo, sabe?

Então, quer entender mais detalhes sobre o Bovespa Mais e os benefícios de investir em empresas com potencial de crescimento na B3? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é o Bovespa Mais?

O Bovespa Mais faz parte de um mercado especial em que empresas menores podem captar recursos. É como uma plataforma de lançamento para corporações iniciantes, que ainda não fizeram uma IPO (oferta pública inicial). Assim, em vez delas irem diretamente para o mercado de ações, maior e mais burocrático, começam no Bovespa Mais.

Com isso, as ações são oferecidas apenas para um pequeno grupo de investidores. As empresas têm até 7 anos para dar o próximo passo e se tornarem totalmente públicas. Logo, o Bovespa Mais serve como uma espécie de ponte para corporações menores crescerem e financiarem suas atividades gradualmente e de forma controlada.

Quais são as diferenças entre Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível 2?

A principal diferença é o tipo de ações para emissão. No Bovespa Mais, as corporações só podem emitir ações ordinárias (ON), que dão direito de voto aos acionistas. Já no Bovespa Mais Nível 2, é possível emitir ações ordinárias e preferenciais (PN).

Além disso, há outras diferenças sutis. Por exemplo, no Bovespa Mais, o valor do Tag Along é 100% do preço pago por ação ordinária em caso de venda da empresa. No Bovespa Mais Nível 2, o Tag Along também é de 100% para ações ordinárias, mas também se aplica às ações preferenciais.

Quanto à migração para o Novo Mercado, no Bovespa Mais, não há obrigatoriedade de migração. Já no Bovespa Mais Nível 2, se a empresa desejar migrar para o Novo Mercado, ela precisa atender aos requisitos específicos desse segmento. Entre eles, ter 100% das ações para investimento em circulação no mercado.

Quais são os critérios para a empresa fazer parte do Bovespa Mais?

Para uma empresa fazer parte do Bovespa Mais, ela precisa cumprir alguns critérios. Créditos: Freepik

Para uma empresa fazer parte do Bovespa Mais, ela precisa cumprir alguns critérios, como:

  • registro de emissor de valores mobiliários “categoria A” na Comissão de Valores (CVM) para negociar suas ações em um mercado organizado;
  • solicitar a listagem de suas ações na BM&FBOVESPA;
  • após solicitar a listagem, a empresa precisa ter suas ações admitidas à negociação no Bovespa Mais;

Qual a composição do Bovespa Mais?

O Bovespa Mais é composto por empresas de diferentes setores e tamanhos que buscam captar recursos no mercado de capitais brasileiro. Entre elas:

  • Bahema Educação (BAHI3) - atuava inicialmente no comércio agrícola, porém iniciou os investimentos no setor educacional em 2017;
  • BRQ Soluções em Informática (BRQB3) - com atuação em TI, nacional e internacionalmente;
  • BBM Logística (BBML3) - opera no segmento de transporte rodoviário;
  • BIOMM (BIOM3) - as atividades principais incluem a realização de pesquisas e o comércio de biomedicamentos desde o seu desenvolvimento.

Conforme mencionado, o Bovespa Mais é um segmento do mercado de capitais dedicado a empresas menores que desejam captar recursos e crescer gradativamente. Com isso, elas têm visibilidade e acesso a investidores sem a pressão imediata de realizar um IPO.

E aí, gostou de saber mais sobre a Bovespa Mais? Aproveite e nos siga nas redes sociais para acompanhar as próximas atualizações de conteúdo. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter (X), YouTube e Spotify!

Resumindo

Quando foi criado o Bovespa Mais?

O Bovespa Mais foi criado em 2005 pela B3, bolsa de valores brasileira.

Quais são as diferenças entre Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível 2?

No Bovespa Mais, as corporações só podem emitir ações ordinárias (ON), que dão direito de voto aos acionistas. Já no Bovespa Mais Nível 2, é possível emitir ações ordinárias e preferenciais (PN). Quanto à migração para o Novo Mercado, no Bovespa Mais não há obrigatoriedade de migração, mas no Bovespa Mais Nível 2 existem requisitos.

Compartilhar