Por que a bolsa brasileira segue barata mesmo após subir 50%

A bolsa subiu 50%, mas ainda tem ações com potencial de triplicar nos próximos anos. Dá tempo de entrar

Rafael Ragazi 03/10/2025 09:57 4 min
Por que a bolsa brasileira segue barata mesmo após subir 50%

Você provavelmente nem percebeu, mas a bolsa brasileira está subindo quase 50% no ciclo atual. Este touro está caminhando suavemente em uma loja de porcelana há 2,5 anos e não derrubou uma xícara sequer. Não acredita? Veja o gráfico abaixo:

 IBOV. Fonte: Bloomberg

O gráfico não mente: entre a mínima do fim de março de 2023 e setembro de 2025, a bolsa está subindo +49%. Contudo, ele esconde uma parte importante da história: não mostra que essa valorização é apenas a bolsa acompanhando o crescimento dos lucros das empresas no período.

Este é um retrato da mediana dos principais indicadores financeiros das companhias da nossa bolsa na mínima, no fim de março de 2023, (de todas as listadas, não apenas as que fazem parte do Ibovespa).

 Mediana dos indicadores financeiros, em 23/03/23. Fonte: Bloomberg

Para quem não é familiarizado com os indicadores, a tabela é composta (da esquerda para a direita) por três indicadores de preço — o Preço/Lucro, o Valor da Empresa/Ebitda (resultado operacional), o Preço/Patrimônio Líquido —, dois de rentabilidade — o ROIC (Retorno sobre o Capital Investido) e o ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) —, um de endividamento (Dívida Líquida/Ebitda) e dois de crescimento (do Ebitda e do Lucro, nos últimos 12 meses vs. os 12 meses anteriores).

E este é um retrato dos mesmos indicadores para as empresas da bolsa hoje:

 Mediana dos indicadores financeiros, atualmente. Fonte: Bloomberg

Bolsa sobe 50% em silêncio e segue barata

Repare que o principal indicador de preço, o múltiplo de Preço/Lucro (P/E), praticamente não mudou. As empresas da bolsa negociavam a 8,5x lucros há 2,5 anos e, hoje, mesmo depois da bolsa subir quase 50%, negociam a 8,9x

Agora, veja algo ainda mais interessante:

 Mediana dos indicadores financeiros, em 26/01/16. Fonte: Bloomberg

Esse patamar de múltiplo é praticamente o mesmo que o das companhias da bolsa no fim de janeiro de 2016 (8,1x), quando o IBOV alcançou seu menor patamar desde a crise global do subprime de 2008, em meio ao pico de pessimismo com a grave crise econômica que o país enfrentava naquele momento.

Contudo, a realidade das empresas é completamente diferente. 

Por que a bolsa brasileira segue barata mesmo após subir 50%

Atualmente, os lucros das companhias estão crescendo +20%, e, na mínima de 2016, o crescimento era de apenas +9%. O ROE, principal indicador de rentabilidade, é de 10% hoje; naquele momento, era de apenas 6%.

 Mediana dos indicadores financeiros, em 06/07/21. Fonte: Bloomberg

Como referência, em julho de 2021 — momento que marcou o fim de uma multiplicação de 3,5x da bolsa (desde jan/16) — o P/E das empresas da nossa bolsa era de 14,9x, próximo da média histórica (levando em consideração todas as listadas; a média do IBOV é menor devido à alta concentração em companhias de commodities e utilities no índice).

Isso significa que, apenas para voltar a negociar em um múltiplo em linha com a média histórica, as ações brasileiras precisam subir quase +70%. 

O potencial de valorização ainda é enorme

Apesar da elevada incerteza, inerente aos períodos pré-eleitorais no Brasil, a matriz de risco-retorno parece bastante atrativa para investir na nossa bolsa no momento

Em caso de troca de governo, a bolsa pode entregar uma forte e rápida valorização apenas com o retorno do múltiplo à média histórica. Do outro lado, o cenário de manutenção do governo atual é o que está precificado no momento, tendo em vista que as empresas estão negociando praticamente nos mesmos múltiplos praticados no pico de pessimismo com o governo Dilma.

 NORD 10X (branco) e IBOV (azul). Fonte: Nord e Bloomberg

Quem está aproveitando para comprar bolsa barata já está ganhando bastante dinheiro. Mas quem está aproveitando para comprar as melhores empresas a preço de banana está ganhando ainda mais.

A performance da Nord 10X

Nos últimos 2,5 anos, o NORD 10X, nossa série focada em ações com elevado potencial de crescimento, está subindo +100%, enquanto a bolsa sobe +49%.

Mas, antes que você ache que já perdeu a oportunidade de ganhar dinheiro, saiba que, mesmo após a forte alta dos últimos anos, as empresas que fazem parte da carteira ainda precisam se multiplicar por 3x, em média, para chegar aos preços que refletiriam de forma justa seus potenciais resultados no médio/longo prazo (3 a 5 anos).

Os 100% que a carteira subiu nos últimos anos só quem já era assinante pegou. Mas a boa notícia é que você ainda pode fazer parte desse grupo de investidores e investir agora nas melhores oportunidades da bolsa, para estar apto a capturar esse enorme potencial de valorização nos próximos anos (que pode ser ainda maior que o já entregue).

Resgate agora sua degustação gratuita da carteira Nord 10X e descubra ações que ainda podem multiplicar seu patrimônio por 3 a 5 vezes!

Te espero no NORD 10X!!!

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.